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ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVO APO

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVO APO"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVO APO
Prof. Carlos Magno

2 Origens: Década de 1950 com Peter Druker. Surgiu como método de avaliação e controle sobre o desempenho de áreas e organizações em crescimento rápido.

3 Em 1954 com a origem da publicação de um livro por Peter Drucker e o capitalismo sofria intervenções governamentais e os lucros dos empresários sofriam quedas surgiu a necessidade de administrar de acordo com os objetivos organizacionais.

4 A ciência da Administração deslocou o enfoque baseado no processo e nas atividades meio para um enfoque nos resultados e nos objetivos.

5 Em vez de se preocupar em
como administrar, passaram a se perguntar porque e para que administrar.

6 Essa reformulação acontece especialmente porque as pessoas e as organizações estavam mais preocupadas em trabalhar do que em atingir resultados.

7 (APO) é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns e definem as áreas de responsabilidades de cada um em termo de resultados esperados.

8 Dentro desse conceito a (APO) trabalha dentro do seguinte esquema:
Gerente e subordinados se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formulam os objetivos de desempenho para o subordinado. A formulação de objetivos é consensual e participativa. 2) O gerente proporciona apoio, direção e recursos para que os subordinados possam trabalhar eficazmente. Recursos (treinamentos, habilidades, equipamentos, etc.)

9 3) Os subordinados passam a trabalhar para alcançar metas e cobra os recursos e meios necessários para tal fim. 4) Periodicamente gerentes e subordinados se reúnem para avaliação conjunta dos resultados e do alcance dos objetivos. 5) A partir das avaliações conjuntas há uma reciclagem do processo, os objetivos reavaliados ou redirecionados, em conjunto usando os recursos necessários.

10 A APO apresenta as seguintes características:
Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e seu superior. O Executivo e seu superior participam do processo de estabelecimento e fixação de objetivos. 2) Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo. Determinar os resultados que um gerente em determinado cargo deverá alcançar. 3) Interligação entre os vários objetivos departamentais. Formar uma visão de conjunto.

11 4) Ênfase na mensuração e no controle de resultados
4) Ênfase na mensuração e no controle de resultados. Somente os resultados que podem ser mensurados podem ser aplicados. 5) Contínua avaliação, revisão e reciclagem de planos. É necessário uma avaliação contínua dos planos na abordagem da APO, para a correção do rumo para se alcançar o resultado esperado. 6) Participação atuante das gerencias. Há uma grande participação do superior. 7) Apoio Intensivo do staff. Exige integração e coordenação de esforços assessoria (consultoria).

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13 A importância dos Objetivos:
Proporciona uma diretriz ou finalidade comum. Permitem o trabalho em equipe e eliminam tendências individualistas. Servem de base para avaliar planos e evitam erros. Melhoram as possibilidades de previsão de futuro. Quando os recursos são escassos, ajudam a orientar e prever sua distribuição e critérios.

14 Critérios de escolha de objetivos
Atividades com maior impacto sobre os resultados. Objetivos devem ser específicos e mensuráveis e basear-se em dados corretos. Focar objetivos na atividade e não na pessoa. Detalhar cada objetivo com metas controladas. Usar linguagem compreensível e clara. Devem concentrar-se em alvos do negócio e não dispensar atividades.

15 Hierarquia de objetivos:
Objetivos estratégicos: Objetivos organizacionais e globais, atingem toda a organização como uma totalidade é amplo e de longo prazo. Objetivos táticos: Objetivos departamentais possui ligação com cada departamento e é de médio prazo. Objetivos operacionais: Objetivos de cada atividade ou tarefa são detalhados e de curto prazo.

16 ATIVIDADES: Quais sugestões você daria para diminuir custos na empresa em que trabalha? 2) Sua empresa já existe há muito tempo e está preocupada em melhorar o relacionamento com a comunidade. Quais sugestões você daria? 3) Estrada esburacadas, portos caros e lentos, burocracia na aduana (Local onde produtos não-originais da região pagam para poder entrar), encargos sociais elevados, excesso de legislação, tudo isso representa o “custo Brasil”. De que forma isso atrapalha a produtividade e a lucratividade das empresas?

17 4) Dois diretores discutem a respeito de redução de despesas e maior rentabilidade. Caso a alternativa para a empresa seja reduzir custo a curto prazo, o que você faria? Se a alternativa fosse obter rentabilidade a curto prazo, o que faria? Quais atividades devem ser descartadas por não trazerem benefícios para a empresa? Quais medidas alternativas você adotaria para evitar corte de pessoal?


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