A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização Conseqüências da descolonização Aspectos fisiográficos População.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização Conseqüências da descolonização Aspectos fisiográficos População."— Transcrição da apresentação:

1

2 ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização Conseqüências da descolonização Aspectos fisiográficos População

3

4 Aspectos gerais da África  Extensão: Km2 ;  População: 818 milhões;  Existência de 53 nações;  Existência de ilhas ao leste;  A herança colonial é uma das principais marcas;  Enormes desigualdades sociais;  O sofrimento e os conflitos estão presentes nesse povo;  Contudo mostra-se uma nação guerreira e rica culturalmente.

5 Ilhas da África

6

7

8 COLONIZAÇÃO  Deu início no século XV;  A dominação foi européia;  Já era um continente conhecido da Europa, pois, pertence ao velho mundo;  Basta lembrar da civilização egípcia;  Servia rotineiramente como posto comercial, tendo os Oceanos Atlântico e Índico como litoral de escoamento de produção;  Com a perda das colônias nas Américas, os países europeus começaram a aumentar o interesse pela exploração dos recursos naturais do continente africano;  Após a colonização de fato, veio a famigerada escravidão.

9 Colonizadores e Colônias

10 Escravidão

11 A condição de escravo As diferentes etnias e o trabalho escravo O trabalho escravo e os castigos

12 A rota do tráfico negreiro

13 Descolonização  A reversão da colonização junto com a revalorização das culturas aborígines em vistas a estabelecer uma identidade nacional;  Por que isso ocorreu?  A conscientização das elites coloniais;  Através das guerrilhas;

14 Conseqüências da descolonização  Golpes militares;  Guerras civis;  Segregação racial;  Hostilização aos migrantes europeus;  Admissão da economia de mercado;  Meios de produção privados;  Trabalho assalariado. Etc...

15 Conseqüências da colonização  Imposição de uma economia e sociedade em modelos europeus;  Destruição da origem desse povo;  Dependência econômica;  Modo de produção voltado para o interesse dos colonizadores (Plantations);  A rede de transportes era voltada para integrar o continente ao mercado internacional;  A colonização européia não respeitou a diversidade existente, impondo fronteiras artificiais, onde os povos acabavam perdendo sua identidade;  Alteração no modo de vida, costumes, língua, forma de governo, etc..

16 Mapa do relevo africano É o mais tropical dos continentes; Cortado ao meio pelo Equador; Cortado ao norte pelo Trópico de Câncer; Cortado ao sul pelo Trópico de Capricórnio; Continente de terras quentes; Com dois imensos desertos ( Saara e Kalahari); Presença de montanhas no litoral; Desertificação intensa.

17 Mapa do clima e vegetação

18 População 1/3 da parte norte africana é ocupada por brancos ( África Branca setentrional) ; 2/3 é ocupada por negros concentrados ao sul do deserto do Saara ( África Negra ou subsaariana); 90% do território é ocupado por povo islâmico; A religião predominante é islâmica; Apesar da predominância islâmica, há uma extensa diversificação de povos, idiomas e religiões, provenientes até mesmo de sua colonização.


Carregar ppt "ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização Conseqüências da descolonização Aspectos fisiográficos População."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google