A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL NOVAS ARQUITETURAS DE NEGÓCIOS: Formação de Redes Interorganizacionais Profª Gleides Magalhães.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL NOVAS ARQUITETURAS DE NEGÓCIOS: Formação de Redes Interorganizacionais Profª Gleides Magalhães."— Transcrição da apresentação:

1 “Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL NOVAS ARQUITETURAS DE NEGÓCIOS: Formação de Redes Interorganizacionais Profª Gleides Magalhães Leitão gleides@unama.br Tema da GOL

2 “Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL Tendências

3 “Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL … os desafios !?! Promover parcerias e redes Partilhar e disseminar práticas inovadoras Impulsionar a investigação científica e técnica Acelerar a difusão tecnológica Construir uma cultura de inovação Capacidade de gerir criativamente o conhecimento ESTRATÉGIAS DE ATRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO Os Desafios

4 “Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL Redes Interorganizacionais: São arranjos voluntários entre empresas, estas envolvem trocas, divisões, compartilhamento ou codesenvolvimento de produtos, tecnologias, serviços e na cadeia produtiva pode ocorrer de forma vertical ou horizontal. Conceito

5 “Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL Governança em rede: Redes são compostas de várias entidades autônomas. Adotar uma perspectiva de redes significa mais do que uma simples relação diádica, mas uma complexa relação entre diversos atores, transpondo os limites explícitos do mercado e o paternalismo familiar da hierarquia, onde podem coexistir simultaneamente competição e cooperação. Composição

6 “Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL Na formação de redes: A confiança e a reciprocidade são condições essenciais ao processo. Sinteticamente, a confiança é um estado que envolve expectativas positivas sobre os motivos que uma pessoa tem para com outra, em situações que acarretam risco (BOOM; HOMES apud LEWICKI; BUNKER, 1996).. Condições essenciais

7 “Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL Compatibilidade - que é a habilidade de os atores trabalharem em conjunto. Isso pode ser mensurado por fatores como: estratégia, cultura corporativa e práticas operacionais. Capacidade - que é a habilidade da organização para atividades independentes. Comprometimento - que é a disposição do ator para o trabalho em conjunto. Critério para ser sócio

8 “Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL  Novas habilidades adquiridas  Enriquecimento do capital intelectual  Compras em conjuntos  Ações de marketing integrado  Expansão  Novas tecnologias  Gestão Integrada Benefícios e Expectativas

9 “Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL  Dimensão 01: Ambiente de negócios na localidade Variáveis: 1.Características do setor e perfil das empresas 2.Competitividade local 3. Infra-estrutura 4.Formas de comunicação 5.Participação de outras instituições de apoio 6.Difusão da informação Fatores críticos de sucesso

10 “Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL  Dimensão 02: Políticas macroeconômicas Variáveis: 1.Estabilidades nas políticas macro econômicas 2.Investimento público 3.Existência de concorrência saudável 4.Mecanismo para fortalecer os relacionamentos e interações 5.Participação indireta do poder público 6.Políticas para difusão e fortalecimento de tecnologia de informação Fatores críticos de sucesso

11 “Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL  Dimensão 03: Processo de Formação Variáveis: 1.Condições básicas ao processo de formação 2.Participação dos diversos tipos de agentes 3.Vinculação a uma política de desenvolvimento regional 4.Possibilidades de atividades conjuntas 5.Familiarização com os conceitos e vantagens da atuação em rede 6.Compromisso e envolvimento dos participantes 7.Desenho das fronteiras organizacionais e etc. Fatores críticos de sucesso

12 “Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL  Dimensão 04: Aspectos antropológicos e socio-culturais Variáveis: 1.Nível de atividade comunitária e história comum entre as pessoas e instituições locais 2.Políticas que cuidam dos aspectos relacionados à socialização e conscientização dos diversos agentes participantes do setor 3.Difusão de uma cultura relacionada a formas para obtenção da eficiência coletiva 4.Condições antropológicas e socio-culturais básicas. Fatores críticos de sucesso

13 “Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL  Assimetria de Informações que poderá gerar comportamento oportunistas;  Quando os benefícios esperados da parceria não superam os custos realizados. Dificuldades e Limitações

14 “Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL Rede Âncora do Pará Presidente Srº Wilame Pereira da Costa Relato de Experiência

15 “Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL Quais os fatores de sucesso e fracassos no processo de formação e consolidação de redes interorganizacionais de pequenas e médias empresas de sua região? PROBLEMA


Carregar ppt "“Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL NOVAS ARQUITETURAS DE NEGÓCIOS: Formação de Redes Interorganizacionais Profª Gleides Magalhães."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google