A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMUNICAÇÃO VISUAL Origem e conceito de comunicação, o processo de comunicação visual. O Indício, o Ícone, Sinal e Símbolo como signos adotados na comunicação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO VISUAL Origem e conceito de comunicação, o processo de comunicação visual. O Indício, o Ícone, Sinal e Símbolo como signos adotados na comunicação."— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO VISUAL Origem e conceito de comunicação, o processo de comunicação visual. O Indício, o Ícone, Sinal e Símbolo como signos adotados na comunicação visual.

2 PALEOLITICO PEDRA ROSETA PRENSA DE GUTEMBERG COMPUTADOR MOMENTOS SIGNIFICATIVOS DA “COMUNICAÇÃO “

3 O QUE É COMUNIC AÇÃO ?

4 Comunicação é a troca de mensagens entre pessoas. É a capacidade que homens e animais têm de emitir e receber mensagens.

5 Comunicação Visual Quand o com unica mos recor remo s a q uê ?

6 Recorremos a LINGUAGENS, a INSTRUMENTOS e a MEIOS APROPRIADOS para o podermos fazer com eficácia.

7 O QUE È UMA LINGUA GEM ?

8 Uma LINGUAGEM é um sistema (conjunto articulável) de SIGNOS que combinados entre si, podem produzir uma multiplicidade infinita de significados. Exemplo: com as palavras que conhecemos podemos dizer coisas novas todos os dias.

9 AS LINGUAGENS SÃO TODAS IGUAIS?

10 Embora o processo de todas as linguagens seja semelhante, no que respeita aos elementos (OS SIGNOS) que usam são muito diferentes. Existem muitos tipos de linguagens que podemos agrupar em: LINGUAGENS VERBAIS, que utilizam as palavras.(oral e escrita). LINGUAGENS NÃO VERBAIS, que utilizam sons, gestos e imagens. LINGUAGENS MISTAS, que utilizam simultaneamente a linguagem verbal e a não verbal.

11 A pintura e o desenho são linguagens não verbais. A Banda Desenhada, o Cinema, a Televisão e o design gráfico são linguagens mistas. Assim se não soubermos ler, isto é, perceber a linguagem verbal escrita, não poderemos entender a noticia que nos é comunicada num jornal ou numa revista. Também as outras formas de comunicação não verbal têm um sistema organizador da sua linguagem específica. A comunicação visual apresenta igualmente um sistema de linguagem organizado que devemos conhecer.

12 MEIO DE COMUNICAÇÃO (Meio fisico, suporte, por onde se transmite e circula a mensagem ) PODERÃO, ENTRE MUITOS,SER : Os sinais de trânsito As páginas Web As revistas Os jornais As embalagens Os cartazes Os quadros As sinalizações do meio Os objectos As roupas…. VOLTAR

13 OS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO SÃO TODOS IGUAIS ?

14 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO VISUAL As imagens comunicam e como em qualquer outro processo de comunicação, temos presentes os seguintes elementos:  O EMISSOR (quem produz a imagem).  A MENSAGEM (o que a imagem pretende transmitir).  O CANAL/MEIO DE COMUNICAÇÃO [Meio fisico por onde se transmite e circula a mensagem (um cartaz, uma fotografia em revista ou jornal, uma pintura mural, um outdoor, etc) ]. O CANAL/MEIO DE COMUNICAÇÃO  O RECETOR (o observador da imagem). O RUÍDO (aquilo que pode interferir e alterar a mensagem ). O RESULTADO DA COMUNICAÇÃO ( o que o receptor capta da mensagem).

15 As formas de comunicação visual, podem ser CASUAIS ou INTENCIONAIS CASUAIS CASUAIS, correspondem às imagens que significam algo. Assim, quando vemos nuvens negras no céu pensamos, ou dizemos, que vai chover. A esta situação chamamos comunicação visual casual pois estas imagens visuais não foram criadas com a intenção de comunicar uma mensagem concreta. INTENCIONAIS, correspondem às imagens que foram criadas com o objetivo de nos comunicar uma mensagem concreta. A comunicação visual usa uma linguagem própria, e esta estrutura-se através de SIGNOS VISUAIS que permitem organizar e codificar a mensagem a transmitir.

16 O QUE SÃO SIGNOS VISUAIS?

17 Os signos visuais são INSTRUMENTOS primários, como, as fotografias, os desenhos, o ícone, o pictograma, o sinal, ou o símbolo, de que a linguagem visual se serve, para codificar uma mensagem.

18 O INDÍCIO É um SIGNO incompleto porque sugere sem afirmar ou representar completamente. O INDÍCIO é um SIGNO visual próprio da comunicação casual. Por exemplo, as nuvens negras no céu indicam a possibilidade de chover, a existência de fumo no pinhal indica a possibilidade de um incêndio, as marcas deixadas na areia da praia podem sugerir……. VOLTAR

19 OS ÍCONES / PICTOGRAMAS São um SIGNO elementar que tem como significado directo a imagem representada. São assim chamados pelo seu significado directo e leitura imediata (uma faca e um garfo, assinalam um restaurante).

20 O SINAL É também um signo elementar, destinado a provocar uma acção condicionada imediata, sem necessidade de reflexão. Os sinais são convenções que por isso, necessitam de ser apreendidas, embora na sua concepção se procure um significado universal. Por exemplo, os sinais de transito são iguais e compreendidos em todo o mundo, ou das bandeiras dos países, ou as letras com que escrevemos.

21 OS SÍMBOLOS São SIGNOS que não têm correspondência directa entre a sua forma e o seu significado. Para compreender a mensagem comunicada no símbolo é necessário reconhecer o código a que o símbolo pertence ou a intenção do que se pretende comunicar. Existem símbolos que são universais, e por isso reconhecidos pela maioria das pessoas, e outros que sendo símbolos novos, obrigam, por isso, a novas aprendizagens

22 O QUE É COMU NICAÇ ÃO VISUAL ?

23 Comunicação Visual é : Todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes visuais, como: signos, imagens, desenhos, gráficos, ou seja, tudo que pode ser visto. O termo comunicação visual é bastante abrangente e não precisa ser limitado a uma única área de estudo ou atuação, embora o termo possa ter o mesmo sentido de design visual. Origem: Wikipédia

24 QUAL É O PAPEL DA IMAGEM NA COMUNIC AÇÃO

25 A imagem enquanto suporte de mensagens está presente em quase todos momentos e locais da nossa vida, no sentido de apelar, informar, ensinar, divertir, fruir, de nos fazer existir….

26 FIMFIM

27 BIBLIOGRAFIA: Ramos, Elza; Profirio, Manuel -Educação Visual 3º Ciclo 7º/8º/9º. Porto. Edições Asa, 2002 Sousa, Isabel Suzana; Lobo, Rui Castro; Rodrigues,Francisco Carlos – Visualizar, Educação Visual 3º Ciclo, Lisboa. Texto Editores, 2006 Modesto, António; Alves, Cláudia; Ferrand, Maria. Educação Visual e Plástica.- Educação Visual 9º ano – Porto. Porto Editora, 2004 Outras Fontes: _visual/COMUNICACAO%20VISUAL.pdf Imagens de fundo:


Carregar ppt "COMUNICAÇÃO VISUAL Origem e conceito de comunicação, o processo de comunicação visual. O Indício, o Ícone, Sinal e Símbolo como signos adotados na comunicação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google