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Técnico/a de Informática Excel 2007 Óbidos. Formadora: Vanda Martins2 Folha de Cálculo Microsoft Excel.

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1 Técnico/a de Informática Excel 2007 Óbidos

2 Formadora: Vanda Martins2 Folha de Cálculo Microsoft Excel

3 Ambiente de Trabalho Formadora: Vanda Martins3

4 4 Livro e Folha de trabalho LIVRO – Forma como cada documento é reconhecido pelo Excel – COMPOSTO POR FOLHAS.

5 Formadora: Vanda Martins5 FOLHA – documento usado no Excel para armazenar e trabalhar os dados.  Quando se abre o Excel, o livro contém três folhas em branco, denominadas Folha 1, Folha 2 e Folha 3 Livro e Folha de Trabalho – cont.

6 Colunas, Linhas e Células

7 Endereço Célula Activa

8 Selecção

9 Selecção de células e intervalos Para seleccionar Fazer Uma célula Clicar na célula com o rato em forma de cruz branca ou premir as teclas de direcção. Um intervalo de células adjacentes Clicar na primeira célula, pressionar a tecla Shift e clicar na última. Clicar na primeira célula e, mantendo o botão do rato premido, abrir um rectângulo – arrastar. (primeira célula não aparece colorida). Um intervalo de células não adjacentes Clicar na primeira célula, manter pressionada a tecla Ctrl e clicar nas outras células. Uma coluna Clicar na letra do título respectivo. Uma linha Clicar no número do título respectivo. Toda a folha Clicar no rectângulo situado à esquerda da coluna A e acima da linha 1.

10 Representar Selecções  Uma Célula B2  Um intervalo de Células Adjacentes B2:D2 B2:B5

11 Representar Selecções – cont.  Um intervalo de Células Não Adjacentes B2:B4 ; C5 ; D7:D8 ; B9

12 Formadora: Vanda Martins12 Introdução de dados numa célula  Seleccionar a célula pretendida;  Inserir os dados;  Premir a tecla Enter (move uma célula para baixo) ou, utilizar as setas de movimentação, ou ainda, clicar sobre outra célula;

13 Mover dados

14 Mover Dados – cont.  Seleccionar a informação, colocar o cursor do rato no limite superior da célula e, quando este tiver a forma de uma dupla seta, arrastar até à célula de destino e soltar o rato.

15 Preenchimento automático

16 Preenchimento Automático – cont.  Quando se digitam pelo menos dois valores em células adjacentes, o Excel faz o preenchimento automático do intervalo seleccionado com os valores seguintes da série.

17 Editar dados

18 Editar Dados – cont.  Duplo clique sobre a célula  Seleccionar célula  F2  Seleccinar célula  Barra de fórmulas

19 Operações c/ colunas e linhas  Inserir; Linhas Colunas  Eliminar Linhas Colunas  Ocultar/mostrar Linhas Colunas  Formatar Altura da linha Largura da Coluna

20 Formadora: Vanda Martins20 Ficha de Trabalho Nº.1

21 Formadora: Vanda Martins21  Realizado por: Vanda Martins


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