A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

{ TERMOS ASSOCIADOS AO VERBO OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO ADJUNTO ADVERBIAL AGENTE DA PASSIVA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "{ TERMOS ASSOCIADOS AO VERBO OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO ADJUNTO ADVERBIAL AGENTE DA PASSIVA."— Transcrição da apresentação:

1 { TERMOS ASSOCIADOS AO VERBO OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO ADJUNTO ADVERBIAL AGENTE DA PASSIVA

2 As orações e seus significados Está chovendo. A lua está brilhando. A oposição derrotou o partido governista. O Brasil enviou alimentos às vítimas. Embora raros, há verbos que não exigem acompanhamento algum. Outros têm em torno de si um, dois ou três complementos.

3 Os verbos e seus complementos 1- Verbos Intransitivos - não precisam de complementos: A árvore caiu com a chuva. A criança brincava na rua. 2- Verbos Transitivos - precisam de complementos: O tribunal anulou as eleições. Ele gostou do presente.

4 O contexto e a transitividade verbal A transitividade de um verbo só pode ser efetivamente determinada num dado contexto. 1- O pior já passou. ( verbo intransitivo) 2- Você precisa passar a novidade aos colegas. ( transitivo direto e indireto) 3- Nos últimos anos, a Fiat passou a GM na preferência dos consumidores. ( transitivo direto ).

5 Objeto direto Sempre associado a verbo Sem preposição obrigatória Indica o alvo, sobre o qual recai a ação verbal. 1- A chuva de ontem inundou nossa rua. 2- Ela leu os textos. 3- Todos o conhecem.

6 Objeto direto preposicionado A preposição é empregada por necessidade expressiva ou por razões morfossintáticas, mas nunca porque o verbo exige. 1- Não convidaram a mim para a festa. 2- Aos professores enganaram os alunos. (ambigüidade) 3- Eles comeram do bolo que fiz. Aos inimigos não os convidei. (OD - pleonástico)

7 Objeto Indireto Sempre associado a verbo Por meio de preposição obrigatória Indica o destinatário da ação verbal 1- Todos concordam com o novo projeto. 2- Nossos amigos confiam em você. 3- Eu jamais lhe obedeci.

8 I- Aos convidados entregaram programas das atividades futuras. II- Aos convidados agrediram com palavras obscenas. Sobre o termo aos convidados é correto dizer que: a) Em ambos os enunciados têm o mesmo sentido e a mesma função sintática. b) Em I é OI, em II é OD preposicionado. c) Em I é o destinatário da ação, em II, o agente. d) Em I é OD preposicionado, em II, OI.

9 Em todas as alternativas a seguir ocorre o objeto direto preposicionado, exceto em: a) Aos hóspedes os anfitriões não devem ofender. b) Ame ao próximo como a ti mesmo. c) Era um homem avarento: não dava esmolas aos pobres. d) Bibiana sentiu que alguém lhe pegava do braço. e) Vencera ao bandido com ajuda da polícia.

10 “ Ao Senado o senador não deve corromper.” Sobre o enunciado observe os comentários: I - O OD ao Senado vem preposicionado para evitar ambigüidade. II - A presença da preposição a antes de o Senado descarta a possibilidade de interpretar esse termo como sujeito. III- Um modo de evitar a ambigüidade da frase seria alterar a posição dos termos: O Senado não corrompe o senador ou O senador não corrompe o Senado. Quais comentários estão corretos?

11 “ As Forças Armadas brasileiras já estão treinando 3 mil soldados para atuar no Haiti depois da retirada das tropas americanas. A ONU solicitou o envio de tropas ao Brasil e a mais quatro países, disse ontem o presidente da Guatemala, Ramiro de Leon.” a) Qual é o efeito de incoerência presente nesse texto? b) Do ponto de vista sintático, o que provoca esse efeito? c) Reescreva o trecho, resolvendo o problema da interpretação.

12 Adjunto Adverbial Associado a verbo Com ou sem preposição Indica a circunstância em que se desenrola a ação verbal. 1- Com as chuvas, a colheita certamente será boa. 2- Talvez ele vá à cidade hoje.

13 Adjunto adverbial X Objeto indireto 1- Eu vim de Portugal. 2- Eu gostei de Portugal. 3- Eu aspiro ao cargo. 4- Eu vim ao curso. Adjunto adverbial - indica circunstância. Objeto indireto - completa o sentido do verbo.

14 PF prende acusado de terrorismo nos EUA “ O libanês Mewán Al Safadi, suspeito do atentado ocorrido no World Trade Center em Nova Iorque (EUA), em 1993, foi preso no último dia 6 em Assunção (Paraguai), após ser localizado pela PF (...)” a) Transcreva, do texto, as expressões que indicam as circunstâncias de lugar e tempo da prisão do suposto terrorista. b) A que fato mencionado no título refere-se a expressão “ nos EUA”, considerando o sentido geral da notícia? c) O título da notícia se presta a interpretações distintas. Quais são essas interpretações?

15 Agente da voz passiva Sempre associado a verbo passivo Por meio de preposição Indica o agente, o executor da ação verbal. 1- Crianças abandonadas invadiram aquela casa. ( voz ativa) 2- Aquela casa foi invadida por crianças abandonadas. ( voz passiva analítica)

16 “ Todas as saídas da cidade foram bloqueadas pela polícia.” a) Transponha essa frase para a voz ativa. B) Qual a função da palavra polícia na voz passiva? C) Qual a função da palavra polícia na voz ativa? D) Qual a função de todas as saídas da cidade na voz passiva? E) E na voz ativa?

17 Analise o termo destacado em : objeto indireto, adjunto adverbial ou agente da passiva. A) Todo o seu prestígio, na verdade, pertence ao pai. B) A passeata se dirigia lentamente ao centro da cidade. C) A hipótese de nova cirurgia foi afastada pela equipe médica. D) As cidades foram inundadas pelo Rio Paraná. E) O escoamento de grãos é feito sobretudo pelo Rio Paraná.

18 Reescreva na voz passiva o trecho abaixo. “ Se os filhos dos pescadores ouvissem o ruído da vaga, eu escutaria o rangido longínquo dos carros de bois.”


Carregar ppt "{ TERMOS ASSOCIADOS AO VERBO OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO ADJUNTO ADVERBIAL AGENTE DA PASSIVA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google