A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - SISVAN

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - SISVAN"— Transcrição da apresentação:

1 VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - SISVAN
Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. Sistema de informação cujo objetivo é conferir a necessária racionalidade como base de decisões nas ações de alimentação e nutrição e promoção da saúde em qualquer das três esferas de Governo - municipal, estadual e federal.

2 Objetivos do SISVAN Situação de interesse: Estado Nutricional de Coletividades no âmbito de serviços de saúde.  Conhecer para agir!!!  Saber como se apresenta determinado agravo nutricional em uma população, propor medidas, sejam políticas e/ou ações eficazes para todos ou para grupos de maior risco.

3 PRINCÍPIOS QUE COMPÕEM O CONCEITO DAS AÇÕES DO SISTEMA DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - SISVAN Sistema  Vigilância  Alimentar  Nutricional

4 CRIAÇÃO DO SISVAN A Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN foi preconizada na década de 70. Foi baseada nas recomendações internacionais da Organização Mundial da Saúde - OMS, Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação - FAO. Somente na década de 90, o SISVAN assume, em nível nacional, identidade própria.

5 SUJEITOS DAS AÇÕES DO SISVAN
A clientela assistida pelo SUS População em qualquer fase do ciclo da vida (criança, adolescente, adulto, idoso e gestante) atendidos por demanda espontânea em um estabelecimento assistencial de saúde – EAS ou pela ESF.

6 BASE DA PROPOSTA BRASILEIRA PARA O SISVAN
3 eixos Formulação de políticas públicas, estratégias, programas e projetos sobre alimentação e nutrição;  O planejamento, o acompanhamento e a validação de programas sociais na área alimentar e nutricional;  A operacionalização e o ganho de eficácia nas ações de governo.

7 CRITÉRIOS PARA O DIAGNÓSTICO E O ACOMPANHAMENTO DO EN
O que é Estado Nutricional? No plano individual ou biológico, é o resultado do equilíbrio entre o consumo de nutrientes e o gasto energético do organismo para suprir as necessidades nutricionais.

8 CRITÉRIOS PARA O DIAGNÓSTICO E O ACOMPANHAMENTO DO EN
Pode ter três tipos de manifestação orgânica: Adequação Nutricional (Eutrofia): manifestação produzida pelo equilíbrio entre o consumo em relação às necessidades nutricionais.  Carência nutricional: manifestações produzidas pela insuficiência quantitativa e/ou qualitativa do consumo de nutrientes em relação às necessidades nutricionais.

9 Método de escolha a ser usado na avaliação do EN em serviços de saúde
 Distúrbio nutricional: manifestações produzidas pelo excesso e/ou desequilíbrio de consumo de nutrientes em relação às necessidades nutricionais. Método de escolha a ser usado na avaliação do EN em serviços de saúde Para a vigilância do estado nutricional é preconizado o método antropométrico. É aplicável em todas as fases do ciclo de vida e permite a classificação de indivíduos e grupos segundo o seu EN.

10 Fases do ciclo de vida contempladas pelo SISVAN
- Criança: menor de 10 anos de idade. - Adolescente: maior ou igual a 10 anos e menor que 20 anos de idade. - Adulto: maior ou igual a 20 anos e menor que 60 anos de idade. - Idoso: maior ou igual a 60 anos de idade. - Gestante: mulher com idade maior que 10 anos e menor que 60 anos de idade.


Carregar ppt "VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - SISVAN"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google