A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDOS PALEONTOLÓGICOS Paleontologia humana: estuda os fósseis dos seres humanos pré- históricos, geralmente ossos e dentes, que são as partes mais resistentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDOS PALEONTOLÓGICOS Paleontologia humana: estuda os fósseis dos seres humanos pré- históricos, geralmente ossos e dentes, que são as partes mais resistentes."— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDOS PALEONTOLÓGICOS Paleontologia humana: estuda os fósseis dos seres humanos pré- históricos, geralmente ossos e dentes, que são as partes mais resistentes. Arqueologia Pré-histórica: estuda objetos feitos por seres humanos pré- históricos, procurando descobrir como eles viviam. Fósseis são restos das plantas e animais, preservados nas rochas. Com freqüência, apenas as partes mais duras, como dentes e ossos, são preservadas. As outras partes se decompõem. Mesmo quando não resta nenhuma parte do animal, seu corpo faz uma cavidade na rocha, deixando impressa sua forma exata. Às vezes o animal deixa as marcas das patas ao passar pela areia ou lama. Uma única impressão permite determinar o tamanho do animal. Os fósseis levam milhões de anos para se formar.

2 COMO UM DINOSSAURO VIRA FÓSSIL 1 - Ao morrer o corpo do dinossauro pode cair ou ser levado para um rio 2 - O corpo jaz no fundo e a carne se decompõe progressivamente. 3 - Aos poucos, o esqueleto vai sendo enterrado na lama, e os minerais da água penetram nos ossos e assim os conservam. Passados milhões de anos, a lama se estratifica e se transforma em rocha, e o esqueleto torna-se um fóssil. 4 - Milhões de anos atrás, o nível do mar era mais alto. O vento e a chuva lavaram a rocha, revelando o fóssil, prova da existência dos dinossauros.

3 Primeiros Hominídeos Hominídeos: família biológica da qual fazem parte os seres humanos atuais e seus “parentes” ancestrais. Localização: foi no continente africano que surgiram nossos primeiros ancestrais- primeiros fósseis humanos mais antigos. Australopithecus: “macaco do sul” foi um dos primeiros hominídeos. Viveram na África há aproximadamente 4 milhões de anos. Caminhavam de pé (bipedismo). Tinham dentes molares relativamente fortes. Cérebro com volume médio de 570 cm³. Alimentavam-se essencialmente de vegetais.

4 O Gênero Homo Gênero Homo: árvore da família dos hominídeos que chegou até os seres humanos atuais. É de um outro ramo diferente dos Australopithecus.  Homo Habilis: Contemporâneo dos Autralopithecus, viveu há aproximadamente 2 milhões de anos, na África.  Homo de Neanderthal: viveu aproximadamente de 135 mil até 34 mil anos atrás. Apresentava algumas semelhanças com os seres humanos atuais.  Homo Sapiens Sapiens: espécie da qual fazemos parte. Fósseis mais antigos têm cerca de 40 mil anos. Viveu na África, Ásia, Europa e migrou para a América. A partir de 10 mi a.C., os grupos Homo sapiens sapiens que eram caçadores e coletores, promoveram grandes transformações: começaram a praticar a agricultura, a domesticação de animais, organização dos primeiros núcleos urbanos....

5 PERIODIZAÇÃO DA PRÉ-HISTÓRIA Paleolítico: Palaiós= antigo, líthos= pedra (velha idade da pedra). Primeiro período da pré-história, abrange 99% do tempo de existência da sociedades humanas. Marcado pelo surgimento dos primeiros hominídeos. CARACTERÍSTICAS:  Primeiros Instrumentos: madeira, ossos, chifres e pedras.  Alimentação e nomadismo: não produziam diretamente seus alimentos. Eram caçadores e coletores.  Controle do Fogo: uma das maiores conquistas desse período. Servia para alimentação e proteção.  Abrigos e roupas: Construíram os primeiros abrigos e roupas com peles de animais.  Formas de organização social: divisão de trabalho de acordo com o sexo e a idade.  Divisão do produto obtido  Tempo para diversão  Rivalidades entre grupos de regiões diferentes

6 NEOLÍTICO Neolítico: neo=novo; líthos= pedra “nova idade da pedra”. Nesse período os grupos humanos passaram a produzir seus alimentos, desenvolveram a agricultura e a criação de animais. CARACTERÍSTICAS:  Produção agropastoril: interferência na natureza e modo de vida sedentária. Principais alimentos (trigo, centeio, cevada, milho, batata, arroz e mandioca). Entre os animais estavam os carneiros, cabras, bois, porcos e cavalos. Muitas comunidades puderam produzir mais alimentos do que o necessário, fazendo estoque. A produção agropastoril acabou impulsionando o crescimento da população. O sedentarismo e agrupamento de populações favoreceram também a propagação de epidemias.

7 NEOLÍTICO  Inovações Técnicas: Aperfeiçoamento dos instrumentos de pedra: a pedra começou a ser polida (facas, machados...) Cerâmica: desenvolveram novas técnicas de dar forma à argila com objetivo de guardar e cozinhar alimentos. Tecelagem: fiação e tecelagem começaram a ser desenvolvidos por grupos humanos. Introdução de pelos e fibras de vegetais. Construção de casas: necessidade de viver mais próximo dos rebanhos e plantações, procuraram desenvolver moradias mais duráveis. Os materiais variavam: pedras, madeiras, barro e folhagem seca.

8 Nascimento da Metalurgia  As primeiras sociedades urbanas do Oriente próximo, começaram a desenvolver a metalurgia por volta de 4000 a.C. em três etapas: Produção do Cobre: primeiro metal a ser fundido em larga escala. Sua utilização não eliminou os instrumentos de pedras que foram substituídos lentamente. Produção do bronze: mistura do cobre com o estanho conseguiu-se o bronze. Mais resistente que o cobre foi utilizado na fabricação de instrumentos como espadas, lanças e martelos. Produção do ferro: Surge por volta de 1500 a.C. e foi difundida por várias cidades. Os instrumentos de ferro possibilitou o aumento da produção agrícola e do artesanato.


Carregar ppt "ESTUDOS PALEONTOLÓGICOS Paleontologia humana: estuda os fósseis dos seres humanos pré- históricos, geralmente ossos e dentes, que são as partes mais resistentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google