A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Diagnóstica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Diagnóstica"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Diagnóstica
DANIELE, LAISE,THAIS

2 De acordo com Celso Vasconcellos diz que: a avaliação é um processo abrangente da existência humana, que implica uma reflexão critica sobre a prática, no sentido de captar seus avanços suas resistências, suas dificuldades e possibilitar uma tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos.

3 Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências de aprendizagem. averiguar as causas de repetidas dificuldades de aprendizagem. Normalmente se faz quando o aluno chega à escola, em geral no início do ano letivo, durante as primeiras semanas para: observar e conhecer suas características.

4 Descobrir até onde os alunos sabem sobre o assunto;
Podendo ser feita em qualquer momento que o professor ou a escola detectarem problemas graves de aprendizagem, motivação e aproveitamento. Alunos e professores, a partir da avaliação diagnóstica de forma integrada, reajustarão seus planos de ação fazendo uma reflexão constante, crítica e participativa.

5 A avaliação não começa nem termina na sala de aula.
A avaliação do processo pedagógico envolve o Planejamento e o Desenvolvimento do processo de ensino. É necessário que a avaliação cubra desde o Projeto Curricular e a Programação, do ensino em sala de aula e de seus resultados.

6 O SENTIDO E A FINALIDADE DA AVALIAÇÃO
Conhecer melhor o aluno: suas competências curriculares, seu estilo de aprendizagem, seus interesses, suas técnicas de trabalho. Constatar : o professor vai recolhendo informações, de forma contínua e com diversos procedimentos metodológicos e julgando o grau de aprendizagem de seus alunos. Adequar o processo de ensino aos alunos que apresentam dificuldades.

7 A avaliação deve ser contínua e integrada do professor: o que nos coloca que ela deve ser realizada sempre que possível em situações normais; Evitar a exclusividade da rotina artificial das situações de provas, na qual o aluno é medido somente naquela situação específica, abandonando-se tudo aquilo que foi realizado em sala de aula antes da prova. A observação, registrada, é de grande ajuda para o professor na realização de um processo de avaliação contínua.

8 Para julgar globalmente
Para que Avaliar? Para julgar globalmente o resultado de um processo Para conhecer melhor o aluno/a Para julgar a aprendizagem durante o processo de ensino Avaliação Inicial Avaliação Contínua Avaliação Final Avaliação Formativa

9 Se avaliar é sinônimo de melhorar, esta melhoria se refere ao aluno, ao currículo, ao professor e, em definitivo...à ESCOLA.


Carregar ppt "Avaliação Diagnóstica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google