A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Viewpoint Oriented Requisites Definition Docente: Eng. Fernanda Pedro Discentes: Sónia Silvestre nº 3047 Laura Pinheiro nº 3182 Pedro Dias nº 3188 Engenharia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Viewpoint Oriented Requisites Definition Docente: Eng. Fernanda Pedro Discentes: Sónia Silvestre nº 3047 Laura Pinheiro nº 3182 Pedro Dias nº 3188 Engenharia."— Transcrição da apresentação:

1 Viewpoint Oriented Requisites Definition Docente: Eng. Fernanda Pedro Discentes: Sónia Silvestre nº 3047 Laura Pinheiro nº 3182 Pedro Dias nº 3188 Engenharia de Software

2 Sumário Introdução Etapas do método VORD Perspectivas Comportamento do sistema Requisitos Conclusão

3 Introdução Desenvolvido na Universidade de Lancaster. Desenvolvido para especificação de sistemas interactivos. Método centrado nas entidades externas que interagem com o sistema ou afectam a sua evolução. Método orientado para as perspectivas. Define dois tipos de perspectivas: directas e indirectas.

4 Etapas do método VORD O método VORD é baseado em 3 etapas: Identificação e estruturação da perspectivas Documentação das perspectivas Análise, especificação e validação dos requisitos por perspectiva.

5 Perspectivas Cada perspectiva representa uma classe de utilizadores que interagem com o sistema a desenvolver. O sistema fornece serviços às perspectivas e as perspectivas fornecem informações de controlo e parâmetros ao sistema. Cada perspectiva é uma entidade externa ao sistema, a qual gera requisitos. O modelo de requisitos usado pelo VORD é orientado ao serviço.

6 Perspectivas Perspectivas directas: Correspondem directamente a clientes, recebem serviços do sistema e enviam dados e informação de controlo para o sistema. Perspectivas indirectas: Têm interesse por alguns serviços disponibilizados, mas não interagem directamente com o sistema.

7 Comportamento do Sistema Os cenários de eventos descrevem a interacção entre a perspectiva e o sistema. VORD usa cenários de eventos para modelar o comportamento dinâmico do sistema. Um cenário de eventos é definido como uma sequência de eventos em conjunção com excepções à execução normal do sistema. O método VORD usa uma extensão aos diagramas de transição de estados para modelar os cenários de eventos.

8 Comportamento do Sistema

9 Requisitos Os requisitos não funcionais: São mapeados em restrições aos serviços e atributos. O objectivo da análise de requisitos por perspectiva é estabelecer se os requisitos estão correctos e são completos. Existe duas etapas : Correcção da documentação por perspectiva Análise de conflitos

10 Verificação da Documentação Verificar que uma perspectiva foi documentada de forma correcta e completa. Cada perspectiva deve de ser definida como uma entidade com vários componentes. A informação a incluir na descrição de uma perspectiva depende do facto desta ser directa ou indirecta.

11 Identificação de Conflitos Serviços A manutenção do sistema tem de ser feita todos os meses. O serviço de levantamento de dinheiro deverá estar disponível 9/10 pedidos. O levantamento de dinheiro deverá ter um tempo de resposta nunca superior a dois minutos. O sistema tem de estar operacional em seis meses.

12 Identificação de Conflitos Levantamento de dinheiro O levantamento de dinheiro tem de estar disponível 999/1000 vezes. O levantamento de dinheiro deverá ter um tempo de resposta nunca superior a um minuto. Pelo menos 50% das notas devem de ser de 5 e 10 Euros.

13 Conflitos Serviços O serviço de levantamento de dinheiro deverá estar disponível 9/10 pedidos. O levantamento de dinheiro deverá ter um tempo de resposta nunca superior a dois minutos. Levantamento de dinheiro O levantamento de dinheiro tem de estar disponível 999/1000 vezes. O levantamento de dinheiro deverá ter um tempo de resposta nunca superior a um minuto. ____________________________________________ ____________________________________________ _______ ________________________________________________ ______________________________

14 Conclusão O VORD é bastante eficaz para utilização em sistemas interactivos. É baseado em perspectivas do utilizador e da organização. O VORD faz a descrição do sistema através dos cenários de eventos.

15 Bibliografia st.utl.pt/publico/fileDownload.do%3Bjsessionid%3DA81926F9013AE 84EB B080717%3FitemCode%3D6908%26fileName%3DR E-15-acsi-sistemas-interactivos.pdf+VORD&hl=pt-PT&ie=UTF-8 st.utl.pt/publico/fileDownload.do%3Bjsessionid%3DA81926F9013AE 84EB B080717%3FitemCode%3D6908%26fileName%3DR E-15-acsi-sistemas-interactivos.pdf+VORD&hl=pt-PT&ie=UTF-8


Carregar ppt "Viewpoint Oriented Requisites Definition Docente: Eng. Fernanda Pedro Discentes: Sónia Silvestre nº 3047 Laura Pinheiro nº 3182 Pedro Dias nº 3188 Engenharia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google