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1 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Modelo de competitividade e sustentabilidade de Geoffrey.

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1 1 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Modelo de competitividade e sustentabilidade de Geoffrey I. Crouch and J.R Brent Ritchie Crouch, Geoffrey I. and J. R. Brent Ritchie (1999). Tourism, Competitiveness, and Societal Prosperity, Journal of Business Research, 44 (3), Artigo onde os autores apresentam o seu modelo (disponível no material de apoio ) Ritchie, J. R. Brent and Geoffrey I. Crouch (2000). The Competitive Destination: A Sustainability Perspective, Tourism Management, 21 (1), 1-7. Artigo onde os autores actualizam e discutem o seu modelo (disponível no material de apoio) Ritchie, J. R. Brent and Geoffrey I. Crouch (2003). The Competitive Destination: A Sustainable Tourism Perspective, CABI Publishers, Wallingford, Oxon, UK. Publicação extensa onde os autores discutem aprofundamente o seu modelo. Ainda não disponível na biblioteca do IPB

2 2 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico (Modelos de Competitividade) Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Fonte: Crouch, Geoffrey I. and J. R. Brent Ritchie (1999). Tourism, Competitiveness, and Societal Prosperity, Journal of Business Research, 44 (3), Ritchie, J. R. Brent and Geoffrey I. Crouch (2003). The Competitive Destination: A Sustainable Tourism Perspective, CABI Publishers, Wallingford, Oxon, UK. Recursos e elementos de suporte do destino Gestão do destino Qualificação do destino

3 3 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de sustentabilidade e Competitividade COMPETITIVIDADE ? COMPETITIVIDADE ? SUSTENTABILIDADE ? Análise do PDTVD (pp.79 à 93): Aplicação do modelo de Ritchie e Crouch. - Sustentabilidade expressa na estratégia - Elementos relativos a uma análise da envolvente micro/macro - Identificar vantagens comparativas/competitivas - Identificar elementos/áreas de desenvolvimento do destino expresso no modelo de Crouch e Ritchie Para realizar o exercício o aluno deverá percorrer três fases: 1ª Análise e compreensão do modelo de Ricthie e Crouch (ver aulas e dos dois textos dos autores disponibilizados na página da docente) 2ª Tratamento do documento PDVT (pág.79 à 93). Ver slides 6 ao 9 3ª Aplicação do modelo (ver slides 10 ao 15)

4 4 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Modelo de Competitividade e Sustentabilidade de Destinos dos autores Ritchie e Crouch Exercício proposto Verificação dos elementos do modelo no PDTVD (extracção de informação pp:79-93)

5 5 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Modelo Identifica os elementos que os destinos deverão considerar caso pretendam ser competitivos e sustentáveis Exercício proposto PDTVD -Análise SWOT - Estratégia de desenvolvimento turístico no Vale do Douro Modelo que assenta em princípios e orientações gerais. Não se assume propriamente como ferramenta de planeamento e desenvolvimento de destinos. Para tal existem outros modelos de outros autores (Mill e Morrison, Inskeep, Gunn, etc). Pressupostos da estratégia. Tematização turística. Cenário de turismo. Objectivos

6 6 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Tópico 1: Análise SWOT - Análise da envolvente interna (micro) e externa (macro) -Informação sobre elementos do destino - Vantangens comparativas/competitivas Tópico 2: Pressupostos da estratégia (condicionam e motivam opções estratégicas de fundo) -Vontade política - Facilitação das condições de investimento - Sustentabilidade como pano de fundo - Introdução na dinâmica do sistema - Crescimento, organização e qualificação da oferta - Organizar a oferta em função de motivações diferenciadas - Aumento do interesse por esta região - Fomas que permitam a execução do plano

7 7 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Tópico 3: Tematização Turística (eixos de desenvolvimento) -Afirmação turística integrada -Definição de zonas de vocação turística - Implementação de empreendimentos âncora - Definição e implementação de tipologias de unidades e estruturas específicas do Douro Tópico 4: Cenário futuro (base para a implementação da estratégia) -Afirmação no mercado interno e externo como um destino - Crescimento e qualificação da oferta - Estruturas a oferta de animação turística Tópico 5: Objectivos - Correspondem aos Programas de Acção (ver slides seguintes)

8 8 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade

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10 10 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Aplicação do Modelo de Ritchie e Crouch ao PDTVD: linhas de orientação Ponto 1: Sustentabilidade expressa na estratégia. Objectivo geral do plano. Objectivos estratégicos:. Dotar o destino de serviços de suporte à actividade turística. Qualificação da oferta turística (desenvolver). Aposta nos recursos humanos (ver medidas neste sentido). Reforço e consolidação da imagem. Reforço da capacidade instititucional e cooperação

11 11 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Aplicação do Modelo de Ritchie e Crouch ao PDTVD: linhas de orientação Ponto 2:Elementos relativos a uma análise da envolvente micro/macro. Informação extraída essencialmente da análise SWOT. Envolvente interna = Pontos fortes e fracos (eg.qualidade e diversidade do património, destino de segurança, hospitalidade da população local, forte dependência do turismo interno, dificuldade de cooperação entre agentes, ausência de sinalização, dificuldade em captar fluxos turísticos de Lisboa e Porto, etc). Envolvente externa = Oportunidades e ameaças (novos padrões de consumo, novos produtos turísticos ligados ao território, dificuldades de natureza concorrencial de Portugal, etc

12 12 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Aplicação do Modelo de Ritchie e Crouch ao PDTVD: linhas de orientação Ponto 3: Identificar vantagens comparativas/competitivas. Informação extraída da análise SWOT e estratégia de desenvolvimento Vantagens comparativas (Recursos primários e secundários do destino; infraestruturas, orçamento destinado ao sector, recursos humanos) - Rio Douro - Reconhecimento internacional do Vinho do Porto e Vinhos do Douro/Verde - Património natural e paisagístico - Património cultural e histórico - Diversidade do artesanato - Forte presença da cultura popular

13 13 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Aplicação do Modelo de Ritchie e Crouch ao PDTVD: linhas de orientação Ponto 3: Identificar vantagens comparativas/competitivas. Informação extraída da análise SWOT e estratégia de desenvolvimento Vantagens competitivas (relacionam-se com a capacidade dos destinos utilizarem os seus recursos de forma competitiva e sustentável) - A existência de uma política e estratégia de desenvolvimento - Capacidade de acompanhamento e dinamização de projectos c/interesse para a região, de acordo com a estratégia de definida (pag. 97 e seguintes do plano) - Existência de incentivos e seu aproveitamento pelos entidades públicas e privadas (de acordo com a estratégia de definida) - Aposta na qualificação dos recursos humanos (Programa de Acção III) - Aposta na animação turística (eg. circuitos e rotas) - Reforço de redes e cooperação entre agentes - Reforço da capacidade institucional

14 14 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Aplicação do Modelo de Ritchie e Crouch ao PDTVD: linhas de orientação Ponto 4: Identificar elementos/áreas de desenvolvimento do destino. Elementos e recursos de suporte: dificuldade de acessibilidade, vontade política existente (ver PENT), hospitalidade da população local, etc..). Recursos e atracções nucleares: património natural e paisagístico, histórico e cultural de reconhecido valor, escassez de actividades integradas, alguns eventos culurais com interesse, alojamento existente e perspectivado..). Gestão do Destino: recursos humanos: situação actual e perspectivada, marketing: situação actual e futura; ver Medida de Acção IV; ausência de cooperação e pouco capacidades institucional). Política de Destino, Planeamento e Desenvolvimento: importância do PDTV; linhas actuais de orientação política para o sector do turismo (PENT); posicionamento do Douro (oferta integrada, identificação de áreas de vocação turística, nova imagem de acordo com políticas e estratégias de imagem de Portugal). Determinantes ampliadoras e qualificadoras do destino: influenciam e condicionam as restantes áreas do destino; permitem também aumentar o valor do destino no mercado internacional

15 15 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade EM SUMA, O MODELO DE RICHIE E CROUCH IDENTIFICA, SOBRETUDO, UM CONJUNTO DE ELEMENTOS QUE OS DESTINOS DEVERÃO TER EM ATENÇÃO CASO PRETENDAM TER UMA POSTURA COMPETITIVA E SUSTENTÁVEL NUM MERCADO TURÍSTICO CADA VEZ MAIS GLOBAL MODELO ORIENTADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE DESTINOS TURÍSTICOS


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