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1 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Modelo de competitividade e sustentabilidade de Geoffrey.

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1 1 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Modelo de competitividade e sustentabilidade de Geoffrey I. Crouch and J.R Brent Ritchie Crouch, Geoffrey I. and J. R. Brent Ritchie (1999). Tourism, Competitiveness, and Societal Prosperity, Journal of Business Research, 44 (3), 137-152. Artigo onde os autores apresentam o seu modelo (disponível no material de apoio ) Ritchie, J. R. Brent and Geoffrey I. Crouch (2000). The Competitive Destination: A Sustainability Perspective, Tourism Management, 21 (1), 1-7. Artigo onde os autores actualizam e discutem o seu modelo (disponível no material de apoio) Ritchie, J. R. Brent and Geoffrey I. Crouch (2003). The Competitive Destination: A Sustainable Tourism Perspective, CABI Publishers, Wallingford, Oxon, UK. Publicação extensa onde os autores discutem aprofundamente o seu modelo. Ainda não disponível na biblioteca do IPB

2 2 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico (Modelos de Competitividade) Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Fonte: Crouch, Geoffrey I. and J. R. Brent Ritchie (1999). Tourism, Competitiveness, and Societal Prosperity, Journal of Business Research, 44 (3), 137-152. Ritchie, J. R. Brent and Geoffrey I. Crouch (2003). The Competitive Destination: A Sustainable Tourism Perspective, CABI Publishers, Wallingford, Oxon, UK. Recursos e elementos de suporte do destino Gestão do destino Qualificação do destino

3 3 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de sustentabilidade e Competitividade COMPETITIVIDADE ? COMPETITIVIDADE ? SUSTENTABILIDADE ? Análise do PDTVD (pp.79 à 93): Aplicação do modelo de Ritchie e Crouch. - Sustentabilidade expressa na estratégia - Elementos relativos a uma análise da envolvente micro/macro - Identificar vantagens comparativas/competitivas - Identificar elementos/áreas de desenvolvimento do destino expresso no modelo de Crouch e Ritchie Para realizar o exercício o aluno deverá percorrer três fases: 1ª Análise e compreensão do modelo de Ricthie e Crouch (ver aulas e dos dois textos dos autores disponibilizados na página da docente) 2ª Tratamento do documento PDVT (pág.79 à 93). Ver slides 6 ao 9 3ª Aplicação do modelo (ver slides 10 ao 15)

4 4 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Modelo de Competitividade e Sustentabilidade de Destinos dos autores Ritchie e Crouch Exercício proposto Verificação dos elementos do modelo no PDTVD (extracção de informação pp:79-93)

5 5 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Modelo Identifica os elementos que os destinos deverão considerar caso pretendam ser competitivos e sustentáveis Exercício proposto PDTVD -Análise SWOT - Estratégia de desenvolvimento turístico no Vale do Douro Modelo que assenta em princípios e orientações gerais. Não se assume propriamente como ferramenta de planeamento e desenvolvimento de destinos. Para tal existem outros modelos de outros autores (Mill e Morrison, Inskeep, Gunn, etc). Pressupostos da estratégia. Tematização turística. Cenário de turismo. Objectivos

6 6 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Tópico 1: Análise SWOT - Análise da envolvente interna (micro) e externa (macro) -Informação sobre elementos do destino - Vantangens comparativas/competitivas Tópico 2: Pressupostos da estratégia (condicionam e motivam opções estratégicas de fundo) -Vontade política - Facilitação das condições de investimento - Sustentabilidade como pano de fundo - Introdução na dinâmica do sistema - Crescimento, organização e qualificação da oferta - Organizar a oferta em função de motivações diferenciadas - Aumento do interesse por esta região - Fomas que permitam a execução do plano

7 7 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Tópico 3: Tematização Turística (eixos de desenvolvimento) -Afirmação turística integrada -Definição de zonas de vocação turística - Implementação de empreendimentos âncora - Definição e implementação de tipologias de unidades e estruturas específicas do Douro Tópico 4: Cenário futuro (base para a implementação da estratégia) -Afirmação no mercado interno e externo como um destino - Crescimento e qualificação da oferta - Estruturas a oferta de animação turística Tópico 5: Objectivos - Correspondem aos Programas de Acção (ver slides seguintes)

8 8 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade

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10 10 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Aplicação do Modelo de Ritchie e Crouch ao PDTVD: linhas de orientação Ponto 1: Sustentabilidade expressa na estratégia. Objectivo geral do plano. Objectivos estratégicos:. Dotar o destino de serviços de suporte à actividade turística. Qualificação da oferta turística (desenvolver). Aposta nos recursos humanos (ver medidas neste sentido). Reforço e consolidação da imagem. Reforço da capacidade instititucional e cooperação

11 11 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Aplicação do Modelo de Ritchie e Crouch ao PDTVD: linhas de orientação Ponto 2:Elementos relativos a uma análise da envolvente micro/macro. Informação extraída essencialmente da análise SWOT. Envolvente interna = Pontos fortes e fracos (eg.qualidade e diversidade do património, destino de segurança, hospitalidade da população local, forte dependência do turismo interno, dificuldade de cooperação entre agentes, ausência de sinalização, dificuldade em captar fluxos turísticos de Lisboa e Porto, etc). Envolvente externa = Oportunidades e ameaças (novos padrões de consumo, novos produtos turísticos ligados ao território, dificuldades de natureza concorrencial de Portugal, etc

12 12 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Aplicação do Modelo de Ritchie e Crouch ao PDTVD: linhas de orientação Ponto 3: Identificar vantagens comparativas/competitivas. Informação extraída da análise SWOT e estratégia de desenvolvimento Vantagens comparativas (Recursos primários e secundários do destino; infraestruturas, orçamento destinado ao sector, recursos humanos) - Rio Douro - Reconhecimento internacional do Vinho do Porto e Vinhos do Douro/Verde - Património natural e paisagístico - Património cultural e histórico - Diversidade do artesanato - Forte presença da cultura popular

13 13 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Aplicação do Modelo de Ritchie e Crouch ao PDTVD: linhas de orientação Ponto 3: Identificar vantagens comparativas/competitivas. Informação extraída da análise SWOT e estratégia de desenvolvimento Vantagens competitivas (relacionam-se com a capacidade dos destinos utilizarem os seus recursos de forma competitiva e sustentável) - A existência de uma política e estratégia de desenvolvimento - Capacidade de acompanhamento e dinamização de projectos c/interesse para a região, de acordo com a estratégia de definida (pag. 97 e seguintes do plano) - Existência de incentivos e seu aproveitamento pelos entidades públicas e privadas (de acordo com a estratégia de definida) - Aposta na qualificação dos recursos humanos (Programa de Acção III) - Aposta na animação turística (eg. circuitos e rotas) - Reforço de redes e cooperação entre agentes - Reforço da capacidade institucional

14 14 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade Aplicação do Modelo de Ritchie e Crouch ao PDTVD: linhas de orientação Ponto 4: Identificar elementos/áreas de desenvolvimento do destino. Elementos e recursos de suporte: dificuldade de acessibilidade, vontade política existente (ver PENT), hospitalidade da população local, etc..). Recursos e atracções nucleares: património natural e paisagístico, histórico e cultural de reconhecido valor, escassez de actividades integradas, alguns eventos culurais com interesse, alojamento existente e perspectivado..). Gestão do Destino: recursos humanos: situação actual e perspectivada, marketing: situação actual e futura; ver Medida de Acção IV; ausência de cooperação e pouco capacidades institucional). Política de Destino, Planeamento e Desenvolvimento: importância do PDTV; linhas actuais de orientação política para o sector do turismo (PENT); posicionamento do Douro (oferta integrada, identificação de áreas de vocação turística, nova imagem de acordo com políticas e estratégias de imagem de Portugal). Determinantes ampliadoras e qualificadoras do destino: influenciam e condicionam as restantes áreas do destino; permitem também aumentar o valor do destino no mercado internacional

15 15 Módulo II: Modelos de Desenvolvimento Turístico Modelo de Competitividade e Sustentabilidade EM SUMA, O MODELO DE RICHIE E CROUCH IDENTIFICA, SOBRETUDO, UM CONJUNTO DE ELEMENTOS QUE OS DESTINOS DEVERÃO TER EM ATENÇÃO CASO PRETENDAM TER UMA POSTURA COMPETITIVA E SUSTENTÁVEL NUM MERCADO TURÍSTICO CADA VEZ MAIS GLOBAL MODELO ORIENTADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE DESTINOS TURÍSTICOS


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