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Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", 20041 10. O plano de marketing estratégico.

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1 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", O plano de marketing estratégico

2 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", Objectivos A utilidade formal de um plano estratégico A estrutura e conteúdo de plano de marketing estratégico A auditoria interna e externa Os objectivos operacionais e um programa de acção O processo para elaborar uma conta de exploração previsional A robustez de um plano estratégico

3 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", Capítulos As razões de ser O conteúdo de uma auditoria em MK estratégico A escolha dos objectivos e do caminho estratégico A análise do risco e a planificação estratégica

4 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", As razões de ser A estrutura geral de um plano A importância de um plano As objecções à planificação formal

5 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", As razões de ser A estrutura geral de um plano Qual o mercado de referência e a missão No mercado de referência qual a diversidade e o seu posicionamento Quais os atractivos intrínsecos dos produtos mercados e as ameaças e oportunidades do ambiente Quais os trunfos e as fraquezas Qual é a estratégia de cobertura Como traduzir os objectivos estratégicos para MK operacional

6 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", As razões de ser A importância de um plano estartégico Um chefe mesmo sendo hostil à ideia da planificação, é levado a planificar nos seguintes domínios: Dos investimentos Programa de produção tesouraria

7 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", As razões de ser As objecções à planificação formal A falta de informação A futilidade da previsão A rigidez do plano

8 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", O conteúdo de uma auditoria em marketing estratégico *A definição da missão estratégica A história da empresa A definição do campo de actividade Os objectivos prioritários e as condições As opções estratégicas de base

9 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", O conteúdo de uma auditoria em marketing estratégico *A definição da missão estratégica *A auditoria externa: análise da atractividade do ambiente *A auditoria interna: análise da competitividade

10 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", A escolha dos objectivos e do caminho estratégico * A definição dos objectivos * A escolha do caminho estratégico * A noção de estratégia definida * O orçamento de marketing

11 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", A definição dos objectivos Extra-económicos De marketing 1. Objectivos de venda 2. Objectivos de lucro 3. Objectivos - consumidores

12 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", A escolha do caminho estratégico Estratégia de defesa 1. Estratégia de penetração 2. Estratégia de desenvolvimento pelos mercados 3. Estratégia de extensão de gama 4. Estratégia de desenvolvimento internacional

13 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", A noção de estratégia definida Os critérios de escolha de uma via estratégica: Praticável Força Concentração Sinergia Flexibilidade Parcimónia

14 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", O orçamento de marketing A negociação do orçamento de marketing A análise dos desvios Concentração Sinergia Flexibilidade Parcimónia

15 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", O teste de robustez de um plano estratégico Oportunidade Validade Viabilidade Coerência Vulnerabilidade Flexibilidade Rendibilidade

16 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", O teste de robustez de um plano estratégico Análise do risco a da vulnerabilidade

17 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", O teste de robustez de um plano estratégico Análise do risco a da vulnerabilidade Importância do risco Grau de Controlo Zona de Vulnerabilidade Factores de Importância estratégica Hipótese possível Problemas operacionais

18 Tristany, F. "Aulas de Marketing Estratégico", A planificação de urgência Situações (4) Acontecimento imprevisto Provoca problemas para os quais a empresa não tem experiência A incapacidade de reagir rapidamente acarreta perdas financeiras importantes A resposta é urgente e não pode ser gerida rapidamente pelas instâncias e pelos processos habituais


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