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Engenharia Informática Programação I & Estruturas de Dados e Algoritmos 2001/2002 1 Capítulo 1 Introdução.

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Apresentação em tema: "Engenharia Informática Programação I & Estruturas de Dados e Algoritmos 2001/2002 1 Capítulo 1 Introdução."— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia Informática Programação I & Estruturas de Dados e Algoritmos 2001/ Capítulo 1 Introdução

2 Engenharia Informática Programação I & Estruturas de Dados e Algoritmos 2001/ Objectivos Introdução à ciência dos computadores (computer science) Conceitos de programação Solução de Problemas Introdução à programação de computadores Programação orientada por objectos

3 Engenharia Informática Programação I & Estruturas de Dados e Algoritmos 2001/ O que é um computador ? Unidade central de Processamento (CPU) – Executa instruções muito simples – Executa instruções muito rapidamente – Executa acções previamente programadas Memória Discos Periféricos

4 Engenharia Informática Programação I & Estruturas de Dados e Algoritmos 2001/ Unidade Central de Processamento (UCP) (CPU) Disco Rígido Chip de memória RAM

5 Engenharia Informática Programação I & Estruturas de Dados e Algoritmos 2001/ Um computador pessoal (PC)

6 Engenharia Informática Programação I & Estruturas de Dados e Algoritmos 2001/ A linguagem de programação Java TM Criada na empresa americana Sun De aplicação geral (há linguagens para fins específicos) Simples (!?) Segura (!?) Independente da plataforma ("write once, run anywhere") Biblioteca rica Desenhada para a Internet

7 Engenharia Informática Programação I & Estruturas de Dados e Algoritmos 2001/ Uma Applet numa página web

8 Engenharia Informática Programação I & Estruturas de Dados e Algoritmos 2001/ Nas aulas práticas... Sistema operativo Linux Fazer login = username + password Localizar o programa Bluej Escrever programas Gravar o vosso trabalho

9 Engenharia Informática Programação I & Estruturas de Dados e Algoritmos 2001/ A hierarquia de um directório/pasta/directoria Programa BlueJ

10 Engenharia Informática Programação I & Estruturas de Dados e Algoritmos 2001/ Um primeiro programa Programa Hello.java (um método especial chamado main) public class Hello { public static void main(String[] args) { System.out.println("Hello, World!"); }

11 Engenharia Informática Programação I & Estruturas de Dados e Algoritmos 2001/ Abrir, Editar, Compilar e Executar Cria um novo Projecto ( Hello ) Cria uma nova classe ( Hello ) Versão Java: –Edita a classe –Apaga o texto criado pelo compilador –Escreve o texto da classe –Compila a classe Hello –Executa o Método void main (...)

12 Engenharia Informática Programação I & Estruturas de Dados e Algoritmos 2001/ Do código fonte à execução de um programa

13 Engenharia Informática Programação I & Estruturas de Dados e Algoritmos 2001/ Ciclo de desenvolvimento de um programa

14 Engenharia Informática Programação I & Estruturas de Dados e Algoritmos 2001/ Objectos e Classes Objecto: entidade que pode ser manipulada no programa ( através dos métodos ) Cada objecto pertence a uma classe Classe: Conjunto de objectos com o mesmo comportamento A Classe determina legalidade dos métodos "Hello".println() // Erro "Hello".length() // OK

15 Engenharia Informática Programação I & Estruturas de Dados e Algoritmos 2001/ Uma Classe A classe especifica que métodos podem ser aplicados aos seus objectos Uma classe é uma fábrica de objectos Uma classe define os detalhes da implementação: Ex: código para os métodos Uma classe é um reservatório de métodos estáticos e objectos ( main, System.out)


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