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CC/ESTIG - 2005/20061 O Conflito Conflito significa e existência de ideias, sentimentos, atitudes ou interesses antagónicos e colidentes que podem chocar-se.

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1 CC/ESTIG /20061 O Conflito Conflito significa e existência de ideias, sentimentos, atitudes ou interesses antagónicos e colidentes que podem chocar-se. Conflito significa e existência de ideias, sentimentos, atitudes ou interesses antagónicos e colidentes que podem chocar-se. O conflito não é causal ou acidental, mas é inerente à vida da organização ou, em outros termos, é inerente ao uso do poder. O conflito não é causal ou acidental, mas é inerente à vida da organização ou, em outros termos, é inerente ao uso do poder.

2 CC/ESTIG /20062 O Conflito Supressão Guerra Total Guerra Parcial AcomodaçãoNegociação Solução de Problemas DestrutivosParcialmente Destrutivos Construtivos Métodos Antigos Métodos modernos

3 CC/ESTIG /20063 O Conflito O conflito é um processo que se inicia quando uma parte percebe que a outra parte, frustou ou pretende frustrar um interesse seu. O conflito é um processo que se inicia quando uma parte percebe que a outra parte, frustou ou pretende frustrar um interesse seu. Quando há mudanças, as situações alteram-se e a quantidade e a qualidade de conflitos tendem a aumentar e a diversificar-se. Quando há mudanças, as situações alteram-se e a quantidade e a qualidade de conflitos tendem a aumentar e a diversificar-se. Os conflitos exigem inovação para que as soluções sejam encontradas. Os conflitos exigem inovação para que as soluções sejam encontradas. Assim, os conflitos trazem aspectos positivos, trazem inovação e mudança organizacional. Assim, os conflitos trazem aspectos positivos, trazem inovação e mudança organizacional.

4 CC/ESTIG /20064 O Conflito O conflito existe quando há uma interferência de outra parte, que pode ser activa ou passiva. O conflito existe quando há uma interferência de outra parte, que pode ser activa ou passiva. O conflito é mais que um desacordo ou um choque de interesses: é uma interferência sobre a tentativa de uma parte atingir os seus objectivos. O conflito é mais que um desacordo ou um choque de interesses: é uma interferência sobre a tentativa de uma parte atingir os seus objectivos.

5 CC/ESTIG /20065 O Conflito Existem três condições que são inerentes à vida organizacional e que tendem a gerar conflitos: 1. Diferenciação de actividades; 2. Recursos compartilhados; 3. Actividades interdependentes.

6 CC/ESTIG /20066 O Conflito Condições Antecedentes Condições Desencadeantes Resultados Diferenciação de Actividades Recursos Compartilhados Actividades interdependen tes Percepção da incompatibi lidade de objectivos Percepção da oportunidade de interferência Conflito Resultados

7 CC/ESTIG /20067 O Conflito O conflito ocorre como um processo quando ocorrem duas condições desencadeantes: O conflito ocorre como um processo quando ocorrem duas condições desencadeantes: 1. Percepção da incompatibilidade de objectivos; 2. Percepção da oportunidade de interferência.

8 CC/ESTIG /20068 O Conflito O conflito pode ter resultados: 1. Construtivos; 1. Destrutivos.

9 CC/ESTIG /20069 O Conflito Condições Antecedentes Condições Desfavoráveis Comportamento Conflituoso de uma das Partes Resolução Situação Posterior Comportamento da outra Parte Episódio do Conflito

10 CC/ESTIG / O Conflito Resultados Construtivos Resultados Construtivos 1. O conflito desperta sentimentos e estimula energias; 2. O conflito fortalece sentimentos de identidade; 3. O conflito desperta a atenção para problemas; 4. O conflito testa a balança de poder.

11 CC/ESTIG / O Conflito Resultados Destrutivos Resultados Destrutivos 1. O conflito desencadeia sentimentos de frustração, hostilidade e ansiedade; 2. O conflito aumenta a coesão grupal; 3. O conflito desvia energias para ele mesmo; 4. O conflito leva uma parte a bloquear a actividade da outra parte; 5. O conflito alimenta-se e prejudica-se o relacionamento entre as partes conflituantes.

12 CC/ESTIG / O Conflito Administração do Conflito O conflito pode ser resolvido de três maneiras: 1. A Resolução Ganhar/Perder; 2. A Resolução Perder/Perder; 3. A Resolução Ganhar/Ganhar.

13 CC/ESTIG / O Conflito Perda Submissão Nada Fraqueza Ganho Domínio Tudo Força Negociação

14 CC/ESTIG / O Conflito Os Conflitos Trabalhistas envolvem vários tipos de reivindicações: Os Conflitos Trabalhistas envolvem vários tipos de reivindicações: 1. Condições legais de trabalho; 2. Condições económicas de trabalho; 3. Condições físicas de trabalho; 4. Condições sociais de trabalho; 5. Condições de representatividade no trabalho.

15 CC/ESTIG / O Conflito Convenção Colectiva: Convenção Colectiva: Ou acordo colectivo de trabalho é o acordo de carácter normativo pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis às relações individuais de trabalho. É um dos meios mais utilizados na solução de conflitos colectivos, evitando greves e possibilitando, por meio de negociações manter a paz social baseada no consenso entre as partes.

16 CC/ESTIG / O Conflito A convenção colectiva de trabalho prescreve detalhes, tais como: A convenção colectiva de trabalho prescreve detalhes, tais como: Horários de trabalho, horários de descanso, descanso semanal remunerado, salário profissional, índice de reajuste salarial, adicionais de horas extraordinárias nos dias normais, domingos e feriados, etc. Horários de trabalho, horários de descanso, descanso semanal remunerado, salário profissional, índice de reajuste salarial, adicionais de horas extraordinárias nos dias normais, domingos e feriados, etc.

17 CC/ESTIG / O Conflito Negociação Colectiva Negociação Colectiva A convenção colectiva exige um processo prévio de negociação entre as partes: é a chamada negociação colectiva. A negociação colectiva pode ser feita em três níveis: Ao nível da empresa; Ao nível da empresa; Ao nível do sindicato ; Ao nível do sindicato ; Ao nível da federação de sindicatos. Ao nível da federação de sindicatos.

18 CC/ESTIG / O Conflito Questões para discussão: Questões para discussão: 1. Defina conflito e as condições que predispõem ao conflito. 2. Quais as condições que desencadeiam o conflito e quais os possíveis resultados do conflito? 3. Explique a administração do conflito. 4. Relacione a convenção colectiva e a negociação colectiva.


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