A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENCONTRO REGIONAL DAS ESCOLAS ACOMPANHADAS 5 E 6 DE JULHO 2001 ÍLHAVO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENCONTRO REGIONAL DAS ESCOLAS ACOMPANHADAS 5 E 6 DE JULHO 2001 ÍLHAVO."— Transcrição da apresentação:

1 ENCONTRO REGIONAL DAS ESCOLAS ACOMPANHADAS 5 E 6 DE JULHO 2001 ÍLHAVO

2 Dinâmica dos ecossistemas – recinto da Escola Nenhuma ideia envelhecida se poderá manter muito tempo contra as necessidades dos jovens - UNESCO

3 Com quem? Alunos da disciplina de TLB III das Turmas A, B e C do 12º Ano Três professores da disciplina de TLB III, Biologia e Química O Conselho Executivo Os funcionários auxiliares do bloco, do centro de recursos, da manutenção A Associação de Pais.

4 Porquê? Enquadramento curricular Porque estas coisas nos estão na massa do sangue Alguma tradição Já tínhamos trabalhado deste modo em anos anteriores com sucesso Uma das turma que já tinha começado a desenvolver projectos no 11º Ano na disciplina de TLB Havia actividade continuada entre duas das professoras e os alunos desde o início do Ensino Secundário Os alunos já tinham criado expectativas em relação à possibilidade de virem a desenvolver trabalho projecto na disciplina de TLB III

5 Aproximação aos alunos Início do ano lectivo – apresentação da planificação, enquadramento curricular do projecto e motivação. Escolha do local pelos alunos – levantamento de problemas daí decorrentes: conciliação de tempos, deslocações, materiais de recolha e acondicionamento das amostras. Inquietar para aumentar as expectativas e incentivar a tomada de decisões. Definição dos grupos de trabalho Os avanços e os recuos; as limitações; as definições e redefinições Tomada de decisões – o que fica pelo caminho / o que se conquista reforço positivo Definição dos sub-temas pelos grupos de trabalho Estabelecimento de um calendário para desenvolvimento de tarefas – divulgação, levantamento fotográfico, recolha de materiais, apresentação de esboços, reflexão/avaliação, apresentação de resultados.

6 Procura/Identificação

7 Sub-temas Que tipo de comunidades existirão na escola devido às infiltrações? Quais os riscos para a saúde do mau acondicionamento dos laticínios? Que relações bióticas se estabelecem entre os seres vivos existentes no charco? Em que medida o lixo existente no charco afecta o seu ecossistema? Que tipo de comunidade biótica se irá instalar na caixa de saltos? Algumas árvores da nossa escola foram abatidas. Porquê? Qual a importância de espécies infestantes no desenvolvimento da população dos choupos do nosso jardim? Os colchões do Ginásio que comunidades albergam? Serão prejudiciais à saúde dos seus utilizadores? Qual a influência dos produtos de limpeza utilizados na escola, sobre os ecossistemas? Serão iguais as comunidades bióticas em diferentes espaços da escola?

8 Interacção / Partilha alunos turmas Espaços e equipamentos professores

9 Os professores estavam lá! Orientando o trabalho de grupo Ajudando a gerir os espaços, os equipamentos e os materiais Criando uma caixa de correio electrónico comum Fazendo contactos e estabelecendo parcerias Apoiando a pesquisa Fomentando a responsabilidade, a autonomia, o sentido crítico e a criatividade Cultivando as relações (ajudando a gerir tensões, conflitos, vazios...) Incentivando a tomada de posições

10 Divulgação CARTAZES MOSTRA DE MATERIAIS E DE DISPOSITIVOS EXPERIMENTAIS NA SEMANA ABERTA

11 UM PROJECTO O risco para a saúde da utilização dos colchões do Ginásio O problema As hipóteses A pesquisa e recolha de material Os dispositivos experimentais - controle de variáveis (luz; humidade) As reformulações Os registos dos resultados A avaliação

12 Pareceres No início sentimo-nos um pouco desmotivadas pois tínhamos um outro projecto que não pode ser levado avante. No entanto, este revelou ser uma caixinha de surpresas o que desde logo nos motivou O trabalho tornou-se desde cedo aliciante uma vez que nos impelia à pesquisa e à criatividade e antes de mais éramos nós mesmas a comandar o trabalho e a realizar todos os passos fulcrais para o sucesso do nosso projecto Achámos bastante interessante a concretização deste tipo de trabalho, porque para além de nos permitir aprender muitas coisas e aplicar conhecimentos anteriores, apela à nossa imaginação e criatividade para resolver uma série de situações Foi muito aliciante realizar este projecto.Há sempre alguns desânimos ao longo do percurso mas conseguimos superar todas as dificuldades e esforçámo-nos por realizar um bom trabalho

13 Avaliação Auto e hetero-avaliação com base: No trabalho de grupo Iniciativa e disponibilidade pessoal Cartazes produzidos Participação na semana aberta Documentos (pesquisas, esboços, reflexões) Ensaios do V de Gowin Relatório final

14 Projecto desenvolvido em TLB III – 12º A, B e C Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes – Ílhavo 2000/2001


Carregar ppt "ENCONTRO REGIONAL DAS ESCOLAS ACOMPANHADAS 5 E 6 DE JULHO 2001 ÍLHAVO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google