A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Medida da resistência do circuito de terra

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Medida da resistência do circuito de terra"— Transcrição da apresentação:

1 Medida da resistência do circuito de terra
Terra de protecção Eléctrodo de terra Condutor de terra Terminal principal de terra Condutor principal de protecção Barramento de terra do quadro de entrada Condutores de protecção Quadro de entrada Medida da resistência do circuito de terra

2 Resistência do circuito de terra
A resistência do circuito de terra depende de dois factores: A resistividade do terreno circundante A estrutura do eléctrodo de terra

3 Resistividade do terreno
A resistividade do terreno depende: Da composição do solo (argila, cascalho e areia, etc.) Do teor de sais minerais Da temperatura (a resistividade aumenta quando diminui a temperatura) Da profundidade (a resistividade pode diminuir com a profundidade)

4 Eléctrodo de terra Uma forma de reduzir a resistência do circuito de terra é colocar o eléctrodo de terra a uma maior profundidade (≥ 0,80 m). Para aumentar a eficácia de um eléctrodo de terra pode usar-se uma série de varetas (a separação entre as varetas deve ser pelo menos igual ao dobro do seu comprimento), um anel condutor ou uma malha.

5 Métodos de medida - Método de queda de tensão com 3 e 4 fios (Método padrão que utiliza duas estacas de terra) - Método selectivo (Sem desligar o eléctrodo de terra pode-se medir a resistência de terra utilizando uma combinação de estacas e uma pinça) - Método de medida sem estacas (Medição da resistência de terra através da utilização de pinças em vez de estacas de terra) - Método bipolar

6 Métodos de medida Nos métodos de medida de queda de tensão e método selectivo há necessidade de realizar pelo menos cinco medidas para estabelecer uma curva característica semelhante à da figura. A resistência de terra é medida na parte mais plana da curva.

7 Medidores de resistência de terra
Existem dois tipos de medidores de resistência de terra: Medidores de resistência de terra de três e quatro fios chamados telurómetros. Pinças de medida da resistência de terra. Ambos os tipos de medidores aplicam uma tensão ao eléctrodo de terra e medem a corrente resultante.

8 Método de queda de tensão
A medida da resistência de terra pelo método da queda de tensão implica que se desligue o eléctrodo de terra do circuito de terra da instalação. O telurómetro requer três ligações para realizar a medida de resistência de terra no entanto os medidores mais precisos podem necessitar de uma quarta ligação para eliminar do resultado da medida, a resistência dos próprios cabos de ensaio. O telurómetro injecta uma corrente alternada na terra através do eléctrodo de terra sob teste (X) e a estaca de corrente (Z). A seguir mede a queda de tensão entre o eléctrodo de terra (X) e a estaca de tensão (Y) e, por último, e mediante a lei de Ohm calcula a resistência entre X e Y.

9 Método de queda de tensão
Ao colocar as varetas verifique se a estaca de corrente, a estaca de tensão e o eléctrodo de terra sob teste se encontram em linha recta. Para realizar o ensaio a estaca de corrente (Z) coloca-se a uma certa distância do eléctrodo de terra sob teste (X). Posteriormente, mantendo a estaca de corrente (Z) fixa, desloca-se a estaca de tensão (Y) pela linha entre X e Z para verificar se há variação da resistência no trajecto. Uma boa opção (técnica de declive de Tagg) é realizar três das leituras da resistência de terra com a estaca de tensão (Y) a 20%, 40% e 60% da distância entre o eléctrodo de terra sob teste (X) e a estaca de corrente (Z).

10 Método de queda de tensão
A regra dos 62% permite reduzir o número de medidas a realizar. d ≥ 30 m 62% d 1m A regra dos 62% é possível aplicar se estiver a testar um eléctrodo simples (não uma malha nem uma placa grande), se o terreno for uniforme e se for possível colocar a estaca de corrente (Z) a uma distância igual ou superior a 30 metros a partir do eléctrodo de terra sob teste (X). A estaca de tensão será colocada a 62% dessa distância. Deve-se efectuar a medida e para comprovação devem-se realizar mais duas medidas adicionais, uma com a estaca de tensão 1m mais perto e outra 1m mais afastada do eléctrodo de terra sob teste. As leituras devem ser praticamente iguais e pode-se considerar a primeira leitura como o valor da resistência de terra.

11 Método selectivo O método selectivo é uma variante do método de queda de tensão e pode encontrar-se em medidores de resistência de terra de gama alta. O método selectivo utiliza um transformador de corrente (pinça amperimétrica) para medir a corrente de ensaio no eléctrodo de terra que se pretende testar, sem necessidade de o desligar da instalação.

12 Método de medida sem estacas
O método de medida sem estacas é cómodo pois permite medir a resistência de terra da instalação sem necessidade de desligar o circuito de terra e sem utilizar nenhuma estaca auxiliar de medida. Para realizar a medida, o medidor utiliza um transformador especial (pinça de tensão) que gera uma tensão no condutor de terra com uma frequência de ensaio (por exemplo de 1,667 KHz) e utiliza um segundo transformador para medir a corrente resultante.

13 Lucínio Preza de Araújo
Método bipolar O método bipolar utiliza um “eléctrodo auxiliar” (por exemplo uma tubagem metálica de água) que se encontre nas proximidades da instalação mas suficientemente afastada da mesma. A resistência medida pelo medidor será o somatório da resistência do circuito de terra do eléctrodo que se está a testar, a resistência do eléctrodo auxiliar (que é baixa) e a resistência dos cabos de medida (que também é baixa) correspondendo fundamentalmente o valor óhmico medido ao valor da resistência do circuito de terra do eléctrodo sob ensaio. Este método é cómodo de se realizar devendo no entanto ter-se atenção ao seguinte: Verificar se a tubagem de água não tem componentes em PVC (o que aumentaria bastante a resistência de terra) Verificar se o eléctrodo auxiliar se encontra fora da área de influência do eléctrodo que se está a testar. Lucínio Preza de Araújo


Carregar ppt "Medida da resistência do circuito de terra"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google