A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exército Português Objectivo Identificar o Modelo da Abordagem Sistémica da Instrução - ASI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exército Português Objectivo Identificar o Modelo da Abordagem Sistémica da Instrução - ASI."— Transcrição da apresentação:

1 Exército Português Objectivo Identificar o Modelo da Abordagem Sistémica da Instrução - ASI

2 Exército Português Problema Solução Causa Método lógico de resolução de problemas Abordagem Sistémica

3 Exército Português FASES  Análise da performance  Análise das causas  Identificação das soluções Abordagem Sistémica Método lógico de resolução de problemas

4 Exército Português  ANÁLISE DA PERFORMANCE Identificação do nível de performance exigido. Identificação do nível de performance actual. Identificação das discrepâncias. Abordagem Sistémica Método lógico de resolução de problemas

5 Exército Português  ANÁLISE DAS CAUSAS Identificar as causas prováveis. Testar a causa identificada. Se as causas se relacionarem com Falta de Conhecimentos, Falta de Perícia ou Falta de Atitude... SÃO EQUACIONADAS FALHAS NA INSTRUÇÃO ! Abordagem Sistémica Método lógico de resolução de problemas

6 Exército Português  IDENTIFICAÇÃO DAS SOLUÇÕES Gerar possibilidades de soluções. Avaliar as soluções. Seleccionar a melhor e propô-la. Fazer recomendações incisivas. Se a solução for do âmbito da Instrução... “ASI” Abordagem Sistémica Método lógico de resolução de problemas

7 Exército Português Modelo ASI

8 Exército Português Selecção e análise de tarefas Análise de trabalho A finalidade principal da Análise de Trabalho consiste na determinação do conteúdo e contexto de cada cargo. Selecção das tarefas para Formação Modelo ASI-Análise

9 Exército Português Selecção e análise de tarefas Análise de trabalho Selecção das tarefas  Padrões de desempenho Operacional  Nível de supervisão requerido  Grau de sobreposição com outras tarefas  Tipos de ajudas necessárias  Acidentes potenciais  Identificação de material e equipamento  Valor crítico da tarefa  Consequências de execução inadequada Modelo ASI-Análise

10 Exército Português Modelo ASI - Concepção Definição dos Objectivos de Formação  Afirmações expressas em termos de comportamento humano, que especificam com precisão aquilo que um formando terá de demonstrar ser capaz de executar. Selecção dos métodos e meios Definição dos objectivos Determinação dos conteúdos

11 Exército Português Modelo ASI - Concepção Componentes dos Objectivos de Formação  Acção: Aquilo que o formando terá de ser capaz de realizar  Condições: As condições sob as quais decorrerá a acção  Padrões: Os níveis a atingir na realização da acção Definição dos objectivos Determinação dos conteúdos Selecção dos métodos e meios

12 Exército Português Modelo ASI - Concepção Determinação dos Conteúdos  Processo de definição das matérias a ensinar na acção de formação. Estas matérias poderão ser ensinadas ou postas à disposição dos formandos para aprendizagem. Definição dos objectivos Determinação dos conteúdos Selecção dos métodos e meios

13 Exército Português Modelo ASI - Concepção Selecção dos Instrumentos de Avaliação  Escolha dos melhores e mais adequados, orientados para a avaliação da aprendizagem, para que se estabeleça, em termos de conhecimentos, perícias e atitudes o que o formando deve atingir. Definição dos objectivos Determinação dos conteúdos Selecção dos métodos e meios Selecção dos Métodos e dos Meios (Recursos Técnicos Pedagógicos)  Escolha dos melhores e mais adequados para cada Objectivo

14 Exército Português Modelo ASI - Implementação  A condução das acções de formação deve ser segundo a sequência dos objectivos de formação estabelecidos em horário previamente planeado Condução dos cursos

15 Exército Português Modelo ASI - Avaliação  Em que medida num dado curso foram atingidos os objectivos de formação que levaram à sua realização (Validação Interna)  Se os objectivos de um curso internamente válido, concorrem realisticamente (na execução do trabalho) para os desempenhos das funções exigidas aos detentores do cargo/cargos (Validação Externa) Modificação e actualização se necessário Validação da Formação

16 Exército Português Modelo ASI - Avaliação  Conceito de ciclo dinâmico fechado, nesse caso o Sistema de Formação deve possuir mecanismos que rápida e eficazmente respondam às alterações conjunturais do ambiente, a novos equipamentos, técnicas procedimentos, requisitos operacionais, alterações nos conceitos tácticos e características dos recursos humanos envolvidos. Modificação e actualização se necessário Validação da Formação


Carregar ppt "Exército Português Objectivo Identificar o Modelo da Abordagem Sistémica da Instrução - ASI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google