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PROFESSOR: CÉLIO ROBERTO SOUZA CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CH. 40h 6EDFN 2010.2.

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1 PROFESSOR: CÉLIO ROBERTO SOUZA CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CH. 40h 6EDFN

2 CONTEÚDO DA DISCIPLINA 2  HISTÓRICO, CONCEITOS E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE BIOMECÂNICA E CINESIOLOGIA.  MECÂNICA DO EQUILÍBRIO E CENTRO DE GRAVIDADE.  ESTUDO DAS ALAVANCAS DO CORPO HUMANO.  MECÂNICA DOS FLUIDOS.  ESTUDO CINESIOLÓGICO DOS OSSOS.  ESTUDO CINESIOLÓGICO DAS ARTICULAÇÕES.  ESTUDO CINESIOLÓGICO DOS MÚSCULOS.  ESTUDO CINESIOLÓGICO DAS HABILIDADES MOTORAS CONTEÚDO DEFINIÇÃO DE TERMOS ÁREA DE ESTUDO TIPO DE PESQUISAS PROBLEMAS ANÁLISES

3 DEFINIÇÃO DE TERMOS 3 ANATOMIA: Ciência que estuda as formas e as estruturas do corpo (seres organizados). FISIOLOGIA: Ciência que estuda as funções orgânicas e processos ou atividades vitais, ou simplesmente, é o estudo das funções do corpo. BIOMECÂNICA: Estuda das forças internas e externas que atuam sobre uma estrutura biológica e os efeitos produzidos por estas forças. (Nigg, 1994) CINESIOLOGIA: Estudo dos fatores (fisiológicos, mecânicos, antropométrica) que produzem o movimento humano. CONTEÚDO DEFINIÇÃO DE TERMOS ÁREA DE ESTUDO TIPO DE PESQUISAS PROBLEMAS ANÁLISES

4 DEFINIÇÃO DE TERMOS 4 MECÂNICA: é a parte da Física que analisa o movimento, as variações de energia e as forças que atuam sobre um corpo. (Estática e Dinâmica) CINEMÁTICA: é a parte da dinâmica que estuda os componentes de movimento (espaço, temporais, velocidade e aceleração), sem importar-se com as forças que causam o movimento. (OSTEOCINEMÁTICA e ARTROCINEMÁTICA). CINÉTICA é um ramo da dinâmica que estuda as forças que produzem, param ou modificam o movimento dos corpos como um todo ou de segmentos individuais, como causa desse movimento. CONTEÚDO DEFINIÇÃO DE TERMOS ÁREA DE ESTUDO TIPO DE PESQUISAS PROBLEMAS ANÁLISES

5 DEFINIÇÃO DE TERMOS 5 Força POSIÇÃO VELOCIDADE ACELERAÇÃO Torque

6 OUTRAS DE DEFINIÇÕES. 6 A biomecânica é um dos métodos para estudar a maneira como os seres vivos (principalmente o homem) se adaptam às leis da mecânica quando realizando movimentos voluntários. (Chkaidze, 1973). A biomecânica é uma matéria das ciências naturais que se preocupa com a análise física dos sistemas biológicos, examinando, entre outros, os efeitos das forças mecânicas sobre o corpo humano em movimentos quotidianos, de trabalho e de esporte. (Baumann, 1976). A biomecânica é a ciência das leis do movimento mecânico nos sistemas vivos. (Donskoy & Zatsiorsky, 1988) CONTEÚDO DEFINIÇÃO DE TERMOS ÁREA DE ESTUDO TIPO DE PESQUISAS PROBLEMAS ANÁLISES

7 ÁREAS DE ESTUDO 7 Engenharia, Medicina, Física, Engenharia, Computação, Fisioterapia, Educação Física (Bacharel e Licenciado) CONTEÚDO DEFINIÇÃO DE TERMOS ÁREA DE ESTUDO TIPO DE PESQUISAS PROBLEMAS ANÁLISES Franciulli et all, 2008

8 ÁREAS DE ESTUDO 8 BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO HUMANO Biomecânica do esporte, ocupacional e clínico- ortopédica. BIOMECÂNICA MÚSCULO-ESQUELÉTICA Controle do movimento, Mecânica muscular, Articulações e da coluna. BIOMECÂNICA DOS TECIDOS E BIOMATERIAIS Biomecânica dos tecidos moles e duros, Análise eletromiográfica, Biomateriais, Próteses e fixações externas BIOMECÂNICA AMBIENTAL Impacto e vibrações, micro e hipergravidade Locomoção terrestre, aquática e aérea. BIOMECÂNICA CÁRDIO-RESPIRATÓRIA Biomecânica cardíaca e vascular Biomecânica respiratória CONTEÚDO DEFINIÇÃO DE TERMOS ÁREA DE ESTUDO TIPO DE PESQUISAS PROBLEMAS ANÁLISES

9 ÁREAS DE ESTUDO 9 Biomecânica na escola? “Para se conhecer o corpo abordam-se os conhecimentos anatômicos, fisiológicos, biomecânicos e bioquímicos que capacitam a análise crítica dos programas de atividade física e o estabelecimento de critérios para julgamento, escolha e realização que regulem as próprias atividades corporais saudáveis, seja no trabalho ou no lazer. São tratados de maneira simplificada, abordando-se apenas os conhecimentos básicos.” Especificamente em relação ao primeiro ciclo do ensino fundamental, lê-se nos PCN,s (1997, p. 47) que um dos objetivos da Educação Física nessa etapa da escolarização é: “conhecer algumas de suas possibilidades e limitações corporais de forma a poder estabelecer algumas metas pessoais. E ainda os PCN,s propõe três dimensões dos conteúdos: conceituais, procedimentais e atitudinais. O que enfatiza que na escola não se ensina apenas conceito e fato, mas também habilidades, técnicas, atitudes, normas e valores. CONTEÚDO DEFINIÇÃO DE TERMOS ÁREA DE ESTUDO TIPO DE PESQUISAS PROBLEMAS ANÁLISES

10 TIPOS DE PESQUISAS 10 CONTEÚDO DEFINIÇÃO DE TERMOS ÁREA DE ESTUDOS TIPO DE PESQUISAS PROBLEMAS ANÁLISES QUANTITATIVO  Envolve o uso de números na análise ( 6 metros, 3 segundos, 10 kg, 45 graus, etc...) QUALITATIVA  Envolve a descrição de uma qualidade sem a utilização de números. (Alto, baixo, pesado, leve, forte, fraco, etc...)

11 PROBLEMAS QUANTITATIVOS 11 CONTEÚDO DEFINIÇÃO DE TERMOS ÁREA DE ESTUDOS TIPO DE PESQUISAS PROBLEMAS ANÁLISES Quais os ângulos das articulações no momento da execução da habilidade ? Qual a força necessária a execução da habilidade ? Como a execução da habilidade pode ser melhorada através posicionamento dos seguimentos corporais ?

12 PROBLEMAS QUALITATIVOS 12 CONTEÚDO DEFINIÇÃO DE TERMOS ÁREA DE ESTUDOS TIPO DE PESQUISAS PROBLEMAS ANÁLISES Será necessário trajes, iluminação ou ambiente de fundo especiais para facilitar a observação ? Porque o equilíbrio é dificultado quando ficamos sobre um apoio ou uma trave de equilíbrio? Porque uma gestante modifica sua postura ao longo da gravidez? Como um força age em um corpo? Como a trajetória do movimento se relaciona com o objetivo do movimento?

13 REALIZAÇÃO DA ANÁLISE 13 CONTEÚDO DEFINIÇÃO DE TERMOS ÁREA DE ESTUDOS TIPO DE PESQUISAS PROBLEMAS ANÁLISES 1) A observação repetida de um movimento permite uma concentração específica gradual nas causas dos erros de desempenho. 2) O fracionamento do movimento permite uma observação de cada componente no desempenho do movimento. 3) A influência das características do executante.

14 A BIOMECÂNICA NO BRASIL 13 CONTEÚDO DEFINIÇÃO DE TERMOS ÁREA DE ESTUDOS TIPO DE PESQUISAS PROBLEMAS ANÁLISES Desde que a biomecânica iniciou-se no Brasil, observa-se o aumento do número de estudiosos e de interessados na área. Com este novo espaço para a comunicação e a reflexão de procedimentos e condutas acadêmicas, a biomecânica expandiu-se para além da Educação Física e do Esporte, gerando importantes relações interdisciplinares. Encontro Científicos no Brasil 1. Encontro Nacional de Docentes de Cinesiologia e Biomecânica 2. Congresso Brasileiro de Biomecânica. 3. Congresso Nacional de Biomecânica

15 Que história é essa de biomecânica? ARISTÓTELES ( a.C.) DA VINCI ( ) ANDREAS VESALIUS ( ) GALILEU GALILEI ( ). BORELLI ( ) ISAAC NEWTON ( ) GALVANI ( ) EADWEARD MUYBRIDGE ( ) JULES MAREY ( ) CHRISTIAN WILHELM BRAÜNE ( ) e OTTO FISCHER ( ) Vida, Obra e Contribuições a Biomecânica. Apresentar em PPT (0,5) Duração - 5 min. (0,5) Com Imagens (0,5) Referências (0,5)

16 SAULO, ANDRÉ, DARLAN GALVANI EUCLEIA, JEYSSE E CARLA. BORELLI MARINA, STEFHANY, THAYSE ANDREAS VESALIUS ROSEANE, SAMYRA, NAIANA ARISTÓTELES EVERALDA, MARCIONE E ARTEMISIA GALILEU GALILEI LORENA, NABILA, VALÉRIA DA VINCI MARCEL, FELIPE, RODRIGO ISAAC NEWTON

17 Dúvidas?


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