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Sistema de Informação de Marketing FuturoFuturo INFORMAÇÃO. Dirigir bem um negócio é administrar seu Futuro; Dirigir o Futuro é Administrar a INFORMAÇÃO.

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1 Sistema de Informação de Marketing FuturoFuturo INFORMAÇÃO. Dirigir bem um negócio é administrar seu Futuro; Dirigir o Futuro é Administrar a INFORMAÇÃO. decisãoAtrás “Todos os resultados de hoje e o de amanhã são consequência de uma decisão tomada Atrás”. A ORGANIZAÇÃO Ocupa espaços ambientais, move-se e se desenvolve; Ambientes caracterizados pela Competição e Dinamismo

2 Sistema de Informação de Marketing A ORGANIZAÇÃO Fatores Ambientais: Como avaliar as forças condicionantes do desenvolvimento? Fornecedores: É possível desenvolver núcleos de interesse com os fornecedores? Intermediários: Como é o relacionamento e onde está o poder de Barganha? Concorrentes: Como detectar e estabelecer vantagens competitivas? Consumidores: Como, melhor do que os concorrentes, atender às suas expectativas? Empresa: A cultura da empresa, o estilo de gerência estão em sintonia com o posicionamento requerido?

3 Sistema de Informação de Marketing As Funções do Marketing Análise: Busca compreender as forças do mercado onde a empresa atua, no presente ou no futuro. Adaptação: Ajusta a empresa, seus produtos/serviços’`aquelas forças detectadas pela função análise. Ativação: Destina-se a fazer com que o produto atinja o mercado definido e seja adquirido pelos compradores. Avaliação: Controla e avalia os processos anteriores para corrigir desvios e racionalizar futuros processos. Devemos Levantar a importância e PRIORIZA-LA”. “Devemos Levantar a importância e PRIORIZA-LA”.

4 Sistema de Informação de Marketing PREMISSAS Um dado/conjunto de dados só se traduz em informação quando se conhece a destinação do seu uso. A acumulação de dados significa necessidade de recursos (coleta, organização, armazenamento, atualização). O excesso de dados congrega dados não confiáveis, errados, e consome investimento deficitário. Conveniência política suprime dados importantes ou retarda sua disponibilidade. Miopia da Interpretação dos dados por especialistas. Visão estratégica da interpretação dos generalistas. Informação representa poder, portanto envolve risco

5 Sistema de Informação de Marketing PREMISSAS O sistema de informações é um sistema de Inteligência. A inteligência é o processo contínuo de análise para transformar dados em informações capazes de construir bases para modificações conscientes nos processos de tomada de decisões estatégicas ou táticas. Necessita definição de missão, filosofia e principios que regem a organização. Está vinculado ao gerenciamento estratégico Pressupõe o profundo conhecimento quanto à: Própria empresa, com seus recursos, fortalezas e fragilidades; Sua posição em relação à concorrência; Aos seus clientes Às suas intenções Futuras

6 Sistema de Informação de Marketing PREMISSAS Pressupõe o profundo conhecimento quanto à: TEM POR FIM Identificar Oportunidades e Ameaças; Conseguir e manter vantagens competitivas; Monitorar mudanças comportamentais e tecnológicas; Calcular riscos e minimizar recursos; Evitar surpresas.

7 Sistema de Informação de Marketing Classificação de Dados Exclusivos, específicos sob encomenda Através de Pesquisas, Levantamnentos. Internos / Externos Primários Públicos, Livre Acesso Através de Revistas, Jornais, Governo, Bibliotecas, Relatórios, ETC. Internet Secundários O Papel do SIM Avaliar as necessidades de informação do Administrador Avaliar as necessidades de informação do Administrador Desenvolver as mais úteis Desenvolver as mais úteis Distribuí-las no tempo certo. Distribuí-las no tempo certo.

8 Sistema de Informação de Marketing Tipos de Dados Compras / Produção Contabilidade Vendas Experiência em outros países Estudos efetuados para assuntos semelhantes Internos Censos / Planos Governo Relatório Associações Livros, Recortes, Jornais e/ou Revistas (Banco de Dados) Pesquisa Específica / Dados Primários Externos Fontes Internas Fontes Externas

9 Sistema de Informação de Marketing Tipos de Informações a serem Coletadas e Organizadas Pesquisa Pesquisa Não é continuo, Público Alvo Grande, onde tiramos uma parte (amostra) para definir um todo. Não sabemos, não temos nada disponível. Não é continuo, Público Alvo Grande, onde tiramos uma parte (amostra) para definir um todo. Não sabemos, não temos nada disponível. Coleta de Dados Coleta de Dados O dado está disponível e você pode constantemente acessá-los O dado está disponível e você pode constantemente acessá-los “80% dos dados secundários estão dentro da empresa, só que estas estão “Abandonadas”. “70% dos pedidos de Pesquisa poderiam ser cancelados se a Organização conhecesse melhor o seu SIM”. “70% dos pedidos de Pesquisa poderiam ser cancelados se a Organização conhecesse melhor o seu SIM”.

10 Sistema de Informação de Marketing Macro Ambiente Econômico Social Ramo de Atividade Informações Regionais Micro Ambiente Concorrentes Segmentos de Mercados Fornecedores Vias de Comunicação Clientes Sistema Financeiro Funcionários Sistema de Pesquisas Esporádicas Potenciais de Mercado Motivos, Hábitos e frequência de Compras Aceitação de Produtos ou Serviços Novos Ação Copmpetitiva e Participação de Mercado Mercados (Testes) Localização e eficácia das Vias de Distribuição Determinação das Zonas, cotas e sistemas de Vendas Estudos sobre efeitos de publicidade Sistema de Controles Continuos Desempenho da força de Vendas Atingimento de metas e cotas Desempenho por segmentos e / ou categoria de clientes Variações nas participações por produtos e/ou Mercados Evolução das Margens de Contribuição por produtos e linhas Evolução dos custos e retornos das vendas por segmentos Banco de Informações Prognósticos & Previsões Conforntos (com objetivos, recursos, etc.) Invest. & Desenvolv. Controles & Redirecionam. Oportunid., Ameaças e Tendências Externas Planos, Projetos e Resultados Subsistemas Informações Ambientais Subsistemas Informações Internas Aplicações Feedback

11 Sistema de Informação de Marketing Pesquisa de Mercado É um instrumento utilizado para diagnosticar situações específicas, em determinado momento, para auxiliar processos decisórios. Pesquisa presta-se para levantamento e estudo de dados primários. Dados primários são levantados especificamente para embassar decisões especializadas ou dirigidas. Dados primários são originais, únicos, de posse e uso do patrocinador. Estudos primários geram resultados para decisões estratégicas (estudos de posicionamento, de imagem) como táticas (estudo de embalagem).

12 Sistema de Informação de Marketing Fases daPesquisa de Mercado Fases da Pesquisa de Mercado Definição de Objetivos Definição de Metodologia Definição de Amostra Definição do Fornecedor Controle de Qualidade Definição do Uso dos Resultados São todas igualmente importantes

13 Sistema de Informação de Marketing Processo de Pesquisa de Marketing EtapasFasesPassos Reconhecimento e formulação do problema de Pesquisa Formulação, Determinação ou constatação de um problema de pesquisa Exploração Inicial do Tema Planejamento da Pesquisa Definição dos Objetivos Estabelecimento das questões de pesquisa e (ou) formulação de Hipóteses Estabelecimento das Necessidades de dados e definição das variáveis e de seus indicadores Determinação das fontes de dados Determinação da Metodologia Planejamento da Organização, cronograma e orçamento Redação do projeto de Pesquisa e (ou) de proposta de Pesquisa Determinação da Metodologia: Determinação do Tipo de Pesquisa Determinação de métodos e técnicas de coleta de dados Determinação da População de pesquisa, do tamanho da amostra e do processo de amostragem Planejamento da coleta de dados Previsão do processamento e análise dos dados

14 Sistema de Informação de Marketing Processo de Pesquisa de Marketing Execução da Pesquisa Preparação de CampoConstrução, Pré teste e reformulação dos instrumentos de Pesquisa Impressão dos documentos Formatação da equipe de Campo Distribuição do trabalho no Campo CampoColeta de dados Conferência, verificação e correção de dados Processamento e análise Digitação Processamento Ánálise e Interpretação Conclusões e recomendações Comunicação dos Resultados Elaboração e Entrega Preparação e Apresentação oral dos resultados

15 Sistema de Informação de Marketing Reconhecimento e Formulação do Problema de Pesquisa Fatos / ProblemasAjuda da Pesquisa de MKT Queda nas vendas / Participação de Mercado / Lucros Razões do problema / Dimensão do problema / possíveis soluções / Localização do problema. Qual decisão tomar diante de alternativas Define a ação a tomar mostrando os resultados e riscos de cada alternativa. Qual a reação do consumidor a mudança nos 4 p’s Prevê as possíveis reações dos consumidores e sugere quais alterações serão convenientes a serem feitas. Como o mercado está evoluindoLevanta a evolução do mercado atá o presente e prevê a evolução futura Quem são os concorrentes e como agem Levanta a estrutura de oferta, apontando os participantes, suas participações de mercado, seu porte, suas vendas, estrutura de distribuição, seus pontos fortes e fracos, etc.

16 Sistema de Informação de Marketing Tipos de Pesquisa Qualitativo Combinado Combinado Quantitativo Quantitativo Pesquisa Quantitativa (trabalham com amostras “grandes”e abrangentes) CaracteríticasForma / Contatos Visa medir hipóteses já conhecidasEntrevistas pessoais (por telefone / ao vivo) Tem caráter estatístico, leva à aferição, constatação númérica de fenômenos, atributos, comportamentos, já conhecidos. Mala – Direta São estudos do tipo: Frequência de Uso, Níveis de conhecimento, Participação de Mercado, Intenção de Voto, proporção de consumidores. Auditoria de lojas, estoque Radar (na Própria embalagem)

17 Sistema de Informação de Marketing Pesquisa Qualitativa (trabalham com amostras pequenas, em profundidade) CaracteríticasForma / Contatos Visa descobrir hipóteses ainda não conhecidasEntrevistas em profundidade Busca motivações, explora caminhos para qualificar comportamento, preferências, reações, atributos não conhecidos. Observação Estudos do Tipo: Motivos de aceitação / rejeição, Conceito de produto, Razões de Uso/não uso, Percepção de imagem, etc. Discussões em Grupo Quantitativa ou Qualitativa, é necessário, antes de formatar uma amostra, um grande conhecimento do Universo. Quantitativa ou Qualitativa, é necessário, antes de formatar uma amostra, um grande conhecimento do Universo.

18 Sistema de Informação de Marketing Caracterização do Universo O Universo pode constituir-se por: O Universo pode constituir-se por: Empresas, Instituições, Fornecedores, Clientes, Intermediários, Pessoas, Consumidores Empresas, Instituições, Fornecedores, Clientes, Intermediários, Pessoas, Consumidores Empresas, Instituições Fornecedores, Intermediários, Clientes Pessoas Faturamento Volume de Produção Números de Funcionários Área Ocupada Atividade Outras Características Atuais, Potenciais Região Geográfica Tipo Matéria Prima VolumeOutras Sexo, Idade, Renda Escolaridade, Itens de Conforto, Classe Sócio Econômica Região Geográfica

19 Sistema de Informação de Marketing O Processo de Pesquisa População de Pesquisa N Amostra N Pesquisa DadosProcessados Informação Assumidas como válidas para toda a População

20 Sistema de Informação de Marketing Quantas Pessoas Ouvir Entende-se por Universo qualquer conjunto finito ou infinito de “indivíduos”, todos com uma característica comum. Fixados em um universo, qualquer parcela constituída exclusivamente por indivíduos desse universo é chamada de amostra. A exatidão estatística dos resultados da amostra depende de quantos indivíduos serão ouvido/observados (tamanho da amostra). A margem de erro da amostra aumenta quando o tamanho da amsotra diminui. Estabelecer a exatidão estatística é semelhante a apostar em probabilidade. As probabilidades são que os resultados da amostra serão exatos dentro de limites estabelecidos. Os limites especificam a margtem de erro. Quanto mais estreitos forem, maior o tamanho da amostra. Os estatísticos produziram tabelas básicas que mostram o tamanho da amostra para garantir uma determinada exatidão.

21 Sistema de Informação de Marketing A Amostragem O Processo de Amostragem Requer a Definição: Do Universo e suas características Das variáveis relativas aos objetivos e seus indicadores. Do Público Amostral. Do Tamanho da amostra e seua composição. Do nível de segurança – erro – da amostra.

22 Maio/2003 Bancos

23 Abril/2003 Carro

24 Março/2003 Cerveja

25

26 Maio/2003 Empresas de telefonia

27 Lojas de móveis

28 Março/2003 Produtos de limpeza


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