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Projeto de Apoio a Inserção Internacional de MPE’s Brasileiras Calçadistas do APL de São João Batista (SC) JUNHO – 2011.

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1 Projeto de Apoio a Inserção Internacional de MPE’s Brasileiras Calçadistas do APL de São João Batista (SC) JUNHO – 2011

2 OBJETIVOS DA AÇÃO Identificar e solucionar gargalos na gestão das empresas, principalmente nos aspectos relacionados a sua internacionalização; Desenhar um modelo de gestão eficiente para implantação nas empresas, adequando tecnologias para que adquiram maior competitividade. Apoiar as empresas na burocratização do processo exportador Formar um Banco de Informações Estratégicas Internacionais, aprimorando os sistemas de inteligência comercial para melhor conhecimento dos mercados. Estimular a fabricação de produtos de alto valor agregado, através de design e tecnologia diferenciados, como estratégia de inserção em mercados. Adequar produtos as exigências do mercado (design, custo e qualidade) incutindo a cultura de melhoria de produto através de testes de laboratório e design.

3 OBJETIVOS DA AÇÃO Preparar grupo de empresas para atendimento às especificações técnicas exigidas no mercado externo. Criar um selo setorial para diferenciar os produtos fabricados pelo APL Customizar metodologias e prepará-las para serem replicadas, disponibilizando em uma Publicação Setorial; Estabelecer relações de parceria entre as empresas participantes do grupo e empresas ancoras para exportação indireta, fomentando a cooperação entre as mesmas; Reforçar as relações entre Instituições Brasileiras e Européias, pelo estabelecimento de parcerias com Centros de Excelência.

4 ATIVIDADES PREVISTAS Sensibilização das Empresas; Avaliação da Situação da Gestão das Empresas Calçadistas de SJB com Indicação e Concepção de Soluções; Criação de central de serviços a exportação; Implementação da Capacitação e do Projeto Piloto de Gestão; Banco de Informações Estratégicas (Prospecção de Mercado); Missões Prospectivas a Europa; Reestruturação das empresas, com incorporação do atributo moda e design; Consultoria Especializada para Adaptação dos Produtos; Criação de uma marca setorial; Rodadas de Negócios em Feiras Nacionais e Internacionais; Material de Divulgação das Empresas e do Projeto.

5 RESULTADOS ESPERADOS 20 empresas com capacitação nas áreas de gestão gerencial e de produção, assim como em relação a aspectos específicos de sua internacionalização; Formatação de um banco de informações estratégicas de 2 mercados; Efetivação e consolidação de Planos de Ação para as empresas participantes, adequados às peculiariedades individuais; Desenvolvimento de uma metolodologia setorial sistematizada, passível de replicação junto a outras empresas do setor; Formulação de Planos Individuais de Internacionalização para as empresas participantes; Criação de uma Central de Serviços para Apoio a Exportação; Criação de um selo setorial; Adaptação de 3 tipos de produtos para comercialização no exterior e desenvolvimento de 5 linhas de produto de alto valor agregado; 10 empresas com registro de exportação no período.

6 DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL Avaliação da Situação da Gestão das Empresas Calçadistas de SJB com Indicação e Concepção de Soluções; Diagnosticou-se que as empresas avaliadas encontravam-se em 3 níveis diferentes em relação a sua internacionalização: O 1º grupo almejava o mercado externo, mas não possuía ações e planejamento neste sentido; O 2º grupo exportava na chamada “exportação de oportunidade”; O 3º grupo já estava iniciando um processo de exportação continuo e com planejamento de ações neste sentido. Foram desenvolvidos ações e programas específicos para cada nível, sendo que os mesmos estavam interligados e relacionados;

7 Consultoria Individual em Gestão Empresarial Consultoria para desenho do projeto de internacionalização e melhoria da performance empresarial Consultoria para melhoria de processos produtivos Consultoria para melhoria de produto CONSULTORIAS

8 Nas consultorias individuais em gestão empresarial, as questões críticas trabalhadas com as empresas foram: Identificação dos seus diferenciais (valor para os clientes) atual e desejado; Definição do modelo de negócio desejado; Definição da estratégia comercial pretendida, envolvendo: estabelecimento de objetivos e metas, identificação dos fatores críticos de sucesso para a execução da mesma e definição do foco de atuação; Plano comercial com discussão sobre como estabelecer metas junto aos representantes.

9 DESENHO DO PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO E MELHORIA DA PERFORMANCE EMPRESARIAL Diagnóstico de gestão das empresas Consultoria para construção do projeto de internacionalização individual Cursos e encontros empresariais Inteligência de Mercado Identificação de projetos coletivos para aumento da competitividade e internacionalização do grupo e Estruturação Central de Serviços Acompanha-mento dos indicadores de performance das empresas através de software - Mapps Compromisso das empresas na formulação e execução seus planos

10 ATIVIDADES REALIZADASRESULTADOS OBTIDOS Projeto Industrial completo Aumento da área de produção Aumento da capacidade produtiva instalada. Organização geral dos setores da produção Fluxo contínuo, setores interdependentes Implementação de quadros indicadores na produção Controle visual dos índices de produção (in loco) CONSULTORIA DE MELHORIA DE PROCESSO PRODUTIVO

11 ANTES DEPOIS ANTES DEPOIS

12 CONSULTORIA DE ADAPTAÇÃO DE PRODUTO Atividades: Orientação para decodificar tendências de moda para coleção de calçados; Apresentação de modelo de projeto para construção de coleção de produtos (calçados) com foco em moda; Palestra orientativa sobre o planejamento estratégico e o design de produto como fator determinante para gestão eficaz do negócio; Analise da criação e modificações para melhor adequação do design;

13 WORKSHOPS COM OS EMPRESÁRIOS

14 AÇÕES MERCADOLÓGICAS Participação Couromoda 2009; Realização da 8ª Rodada de Negócios; Participação Francal 2009; Participação Micam Setembro/2009; Realização da 9ª Rodada de Negócios;

15 RODADA DE NEGÓCIOS DA MODA CALÇADISTA DE SÃO JOÃO BATISTA COUROMODA 2009 FRANCAL 2009 MICAM SETEMBRO/2009

16 AÇÕES DE CAPACITAÇÃO EM TECNOLOGIA 1ª Missão Empresarial – 25/03 à 05/04 (Barcelona, Milão, Londres e Paris). 2ª Missão Empresarial – Setembro/2009 (Visitação à Micam);

17 1ª MISSÃO EMPRESARIAL MARÇO ª MISSÃO EMPRESARIAL SETEMBRO 2009

18 PROSPECÇÃO DE MERCADO Desenvolvimento de catalogo coletivo para inserção em mercados alvo. Mercados alvo: Colômbia, Espanha e França. Definição de potenciais importadores para participação na 9ª Rodada de Negócios.

19 CATÁLOGO COLETIVO

20 SELO SETORIAL

21 CENTRAL DE SERVIÇOS Desenvolver banco de dados buscando prestar auxílio em questões inerentes ao processo exportador; Formar uma rede de informações tecnológicas visando suprir as necessidades constatadas no APL; Estimular a busca de apoio no processo exportador; Incrementar o número de empresas participando efetivamente do mercado externo.

22 Venda para a Colômbia Venda para a Bolívia Venda para a Itália Venda para a Polônia Expectativa de vendas para Espanha e França Total das exportações das Empresas do Grupo até dezembro de 2009 R$ ,00 RESULTADOS DE EXPORTAÇÃO

23 MUITO OBRIGADA!!!


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