A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Zoot 1012 MELHORAMENTO ANIMAL I ZOOTECNIA Prof. Dr. Paulo Roberto Nogara Rorato.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Zoot 1012 MELHORAMENTO ANIMAL I ZOOTECNIA Prof. Dr. Paulo Roberto Nogara Rorato."— Transcrição da apresentação:

1 Zoot 1012 MELHORAMENTO ANIMAL I ZOOTECNIA Prof. Dr. Paulo Roberto Nogara Rorato

2 UNIDADE VI - PARÂMETROS GENÉTICOS 6.1 – ESTIMATIVAS DE COEFICIENTES DE HERDABILIDADE – Definição: Coeficiente da herdabilidade h², é a fração da variância fenotípica que é atribuída às diferenças entre os genótipos dos indivíduos de uma população. LUSH(1949) dá à herdabilidade dos conceitos distintos: Geral ou Amplo: referindo-se à ação do genótipo total em relação ao conjunto de fatores da variação. Geral ou Amplo: referindo-se à ação do genótipo total em relação ao conjunto de fatores da variação. Estrito ou Restrito: referindo-se exclusivamente à ação aditiva dos genes. Estrito ou Restrito: referindo-se exclusivamente à ação aditiva dos genes. O coeficiente h² pode ser ainda interpretado como o coeficiente de regressão do valor genotípico dos indivíduos sobre seu valor fenotípico.

3 UNIDADE VI - PARÂMETROS GENÉTICOS Validade da estimativa A estimativa desse parâmetros biológico (genético) para uma população, está sujeita a erros em um grau menor ou maior, devido a: (a) desvios de amostragem, derivados do fato de serem tais estimativas obtidas de amostras finitas de dados; (b) erros de interpretação; (c) problemas ligados aos métodos de estimação utilizados, em particular a escolha do modelo matemático respectivo.

4 UNIDADE VI - PARÂMETROS GENÉTICOS Importância e Limitações. h² valor - seleção massal – seleção fenotípica.. h² valor - a escolha dos indivíduos deve ocorrer pelo desempenho de sua progênie.. Problemas em relação a h²: - Validade da Estimativa; - Validade da Estimativa; - Efeito da Seleção e - Efeito da Seleção e - Efeito do Endocruzamento. - Efeito do Endocruzamento.. Efeitos da seleção, migração e interação genótipo- ambiente. Gi Ej Gi Ek

5 UNIDADE VI - PARÂMETROS GENÉTICOS Métodos de Estimação. análise de linhagens isogênicas;. experimentos controlados de seleção;. correlação entre pais e filhos;. regressão sobre um dos pais;. regressão sobre a média dos pais;. correlação entre irmãos completos e. correlação entre meios-irmãos.

6 UNIDADE VI - PARÂMETROS GENÉTICOS Correlação entre meios-irmãos Método mais usado – aproveitamento de maior quantidade de dados, consiste em: (a) ajuste de dados para determinados fatores ambientais; (b) estimativa de variância entre grupos de meios-irmãos; (c) correção para não – aleatoriedade dos acasalamentos Desvantagem do método: Pressuposição de que o componente devido a pais inclua apenas a variância genética aditivia, tendo como resultado a estimação S² {a} pela multiplicação daquele componente por 4. Em conseqüência, a multiplicação por 4 resulta em uma superestimativa da variância genética aditiva. Entretanto, grande número de dados que é freqüentemente disponível pode reduzir os problemas de desvios de amostragem.

7 UNIDADE VI - PARÂMETROS GENÉTICOS Correlação entre irmãos completos Mesmo Pai – Mesma Mãe – Mesmo Ambiente A associação entre os valores fenotípicos dos irmão completos é completada pela inclusão de ¼ da variância devido à dominância e ¼ devido ao efeito epistático.

8 6.2 - ESTIMATIVAS DE COEFICIENTES DE REPETIBILIDADE ESTIMATIVAS DE COEFICIENTES DE CORRELAÇÃO GENÉTICA, FENOTÍPICA E DE AMBIENTE

9


Carregar ppt "Zoot 1012 MELHORAMENTO ANIMAL I ZOOTECNIA Prof. Dr. Paulo Roberto Nogara Rorato."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google