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Formação Técnica em Administração de Empresas

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Apresentação em tema: "Formação Técnica em Administração de Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 Formação Técnica em Administração de Empresas
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas

2 Competências a serem trabalhadas
GESTÃO DE MARKETING PUBLICIDADE E PROPAGANDA GESTÃO COMERCIAL

3 Plano de Marketing (estratégias,plano de ação, avaliação e controle)
Gestão de Marketing Plano de Marketing (estratégias,plano de ação, avaliação e controle)

4 “Se você não tem para onde ir, qualquer caminho serve”.
Reflexão! “Se você não tem para onde ir, qualquer caminho serve”.

5 Definição de Estratégia
Vamos relembrar o que é estratégia... “É como uma organização irá atingir objetivos e metas do marketing”; É uma palavra com origem no termo grego “strategia”, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico.

6 Definição de estratégia
“É a produção de planos para atingir objetivos”. “Caminhos para atingir objetivos com eficácia”. “Estudo detalhado do mercado, visando adequar produtos, serviços, recursos disponíveis a satisfação do consumidor”.

7 Estratégia Considera-se que apenas fazer o que os outros fazem, não é propriamente ter uma estratégia. Está implícito no conceito que, para ter uma estratégia, precisamos atuar de forma diferente, com inteligência e planejamento.

8 Se não há planejamento estratégico...

9

10 Não alcançamos os objetivos e metas...

11 Estratégia Empresarial
No contexto organizacional , o planejamento estratégico é usado para melhorar a produtividade e os resultados da empresa. Muitas empresas se distinguem umas das outras através de estratégias de marketing, que tem como objetivo melhorar o posicionamento da organização no mercado onde atua e, aumentar a rentabilidade, ganhos financeiros.

12 Estratégia Empresarial
É uma área importante que tem a capacidade de definir metas, de acordo com o conceito SMART, as metas devem ser: eSpecífica Mensuráveis Alcançáveis Realistas Tempo definido para a execução.

13 Estratégia de Marketing
É importante identificar, analisar: Mercado - Alvo: Definição dos principais seguimentos de mercado a serem objeto de ação da empresa; Posicionamento: a ser alcançado junto ao mercado-alvo, posicionamento de marca e de produto. Linhas de Produto: tipos das linhas de produto a serem colocados a disposição do mercado- alvo

14 Estratégia de Marketing
Política de preços e descontos a serem aplicados pela empresa, visando alcançar seus objetivos de marketing; Pontos de distribuição: a serem utilizados; Propaganda: a ser utilizada

15 Estratégia de Marketing
Promoção de venda: a ser desenvolvida; Pesquisa e Desenvolvimento: de produtos- marca, embalagens, modelos, novos produtos; Pesquisa de Marketing: periodicidade e verbas de pesquisa a serem utilizadas.

16 Estratégias de Marketing

17 Atenção!!! O plano de marketing poderá ser construído para lançamento de um produto no mercado ou abertura de uma nova empresa.

18 Estratégia de Marketing

19 Desenvolvimento de um Plano de Marketing
Etapas: Prepare um plano; Liste problemas e oportunidades (SWOT); Mencione objetivos e metas; Desenvolva estratégias que deve ser detalhadas para cada um dos elementos do composto de marketing (Produto,Preço,Praça,Promoção)

20 Desenvolvimento de um Plano de Marketing
5. Plano de ação que irá executar as estratégias de marketing: Ações (o que): quais atividades devem ser executadas; Onde: será realizada a atividade;

21 Desenvolvimento de um Plano de Marketing
Como: como será executada as atividades necessárias para o plano de marketing? Isso deve ser definido conforme prioridade de cada ação. Responsável (quem): quais serão as pessoas responsáveis pela execução das atividades?

22 Desenvolvimento de um Plano de Marketing
Período (quando): qual será o prazo de execução de cada atividade a ser realizada; Custo previsto (quanto): custos previstos na implementação (colaboradores, despesas administrativas.

23 Plano de ação PLANO AÇÃO OBJETIVO Reduzir em 30% o consumo de energia.
O QUÊ Reduzir custos com a conta de luz em até 30%. Valor do gasto mensal atual chega a R$250,00, precisamos economizar R$75,00. ONDE Na residência. COMO Trocar a instalação elétrica de toda a casa. Conscientizar todos os moradores a utilizar com moderação chuveiro elétrico.Juntar roupas e passar todas de uma vez. QUEM A empresa contratada especializada em energia e todos os moradores da casa. QUANDO 01/06/2014 QUANTO R$1.000,00

24 Desenvolvimento de um Plano de Marketing
6. Estabeleça orçamentos; 7. Projete vendas e lucros; 8. O plano termina com os resultados esperados, que podem ser expressos por meio de volume de vendas, faturamento, participação de mercado.

25 Avaliação e Controle A avaliação e o controle de um plano de marketing permitem reduzir a diferença entre o desempenho esperado e o desempenho real, garantindo sua eficácia. Devem ser realizados antes, durante e após o plano de ação, porque desta forma é possível identificar possíveis erros e corrigi-los a tempo de não obter muito prejuízo ou perder muito tempo.

26 Avaliação e Controle Os controles de marketing geralmente usados são compostos por ações corretivas e preventivas. O ideal é que a empresa direcione seus esforços para as ações preventivas, pois, desta forma melhora o desenvolvimento do seu plano de marketing.

27 Avaliação e Controle Exemplos:
Ações tomadas antes da implementação do plano: treinamento com os funcionários, gastos com instalação e equipamentos necessários; Ações tomadas durante a implementação do plano: remuneração dos funcionários, boa comunicação.

28 Avaliação e Controle Ações após a implementação: análise dos resultados, desempenhos obtidos, metas atingidas Obs: É importante anotar todos os resultados,avaliações e análises em relatórios para que eles possam ser estudados posteriormente caso dê algo errado no plano de marketing.Isso garante decisões mais precisas à empresa.

29 Atenção!!! Se todas as etapas de um plano de marketing forem seguidas com bastante atenção, com certeza o seu plano de marketing será um verdadeiro sucesso e melhorará os resultados da empresa, fazendo com que você ganhe muito mais dinheiro em sua empresa.

30 Estudo de caso Centro Esportivo L&L
Vamos estudar os seguintes aspectos: Sumário; Análise do Ambiente; Definição do posicionamento do mercado; Definição dos objetivos e metas; Definição das estratégias de Marketing; Plano de ação; Avaliação e controle.

31 Sumário O negócio se refere ao Centro Esportivo instalado a 15 anos em uma linda casa do bairro de classe média alta e com uma boa infra-estrutura. Ele conta com atividades esportivas para todas as idades, como natação hidroginástica,musculação, aula de ginástica, entre outras atividades. Após realizar um estudo do mercado verificou- se a oportunidade de incluir atividades específicas para a terceira idade. Vamos entender o porque desta ação...

32 Análise do ambiente Fatores externos
OPORTUNIDADES AMEAÇAS Aumento do número de idosos Muitos concorrentes na região (escolas e clubes) Demanda por serviços de alta qualidade Concorrência: preços menores e lançamento de novas atividades pela concorrência Aumento dos gastos com saúde

33 ANÁLISE DO AMBIENTE

34 Fatores internos Centro Esportivo L&L
FORÇAS FRAQUEZAS ESTRATÉGIAS Facilidade de acesso Não há estacionamento para clientes Não há. Ótima localização e visibilidade Banco de dados incompleto e desatualizado Imagem da empresa sólida (15 anos de mercado) Recursos financeiros limitados

35 Fatores internos Água Fresca
FORÇAS FRAQUEZAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS Boa localização Atendimento ruim Promoção para matrículas efetuadas a longo prazo Marca forte Não há estacionamento Divulgação institucional agressiva: outdoor, rádio Boa diversidade de atividades

36 Fatores internos Sol & CIA
FORÇAS FRAQUEZAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS Boa localização Baixa diversidade de atividades Descontos em mensalidade ao indicar um amigo Bom atendimento Não há estacionamento Bons preços

37 Posicionamento de Mercado
Após pesquisas com dados mensuráveis, ficou decidido que o mercado alvo a ser atendido seria o público da terceira idade (grande número de habitantes ), ou seja, um mercado que se mostrava potencial, promissor.

38 Definição de Objetivos
Objetivos da empresa: Ser referência em centro de saúde e lazer para idosos na região; Fornecer o melhor atendimento especializado; Garantir a satisfação do cliente; Ter uma campanha de divulgação eficaz

39 Definição de Metas As metas da empresa:
Conquistar 25% de idosos da região como clientes ao final do ano corrente; Obter 40% do faturamento projetado para o primeiro semestre; Divulgar os novos serviços e aumentar a conscientização do negócio em 50% nos seis primeiros meses.

40 Definição das Estratégias de Marketing
Produto Estratégia concentrada na fase de introdução dos serviços que já dispunha para um novo mercado. E as novas atividades oferecidas, além das já existentes: dietas balanceadas,terapias em grupo,atividades de lazer. Testes para avaliar a capacidade dos idosos em manter a saúde física.

41 Definição das Estratégias de Marketing
Preço Desconto na indicação de amigos e parentes; Pacotes personalizados de acordo com as necessidades do cliente; Desconto para pagamento semestral ou anual; Avaliações gratuitas da condição física por tempo determinado.

42 Definição das Estratégias de Marketing
Praça Infra-estrutura com lanchonete, vestiário, sala de descanso, massagem e salão de jogos; Parcerias: agência de turismo especializada em viagens para a terceira idade.

43 Definição das estratégias de Marketing
Promoção Convites para a inauguração; Eventos comemorativos: dia do idoso, festa junina, natal; Veiculação em outdoor, jornal e rádio; Políticas de fidelização: envio de cartões de aniversário, promoções em datas comemorativas,eventos.

44 Plano de Ação AÇÕES RESPONSÁVEL CUSTO ESTIMADO PERÍODO
Pesquisa de Marketing Lílian Lins R$700,00 JAN/2015 Divulgação: panfletos em clínicas,laboratórios e consultórios médicos R$1.000,00 Festa de inauguração R$2.000,00 ABR/2015 Divulgação Outdoor R$3.000,00 MAR,ABR e MAI/2015 Patrocínio de evento da cidade para comemoração do dia do idoso R$800,00 OUT/2015

45 Avaliação e Controle Padrões de desempenho
Pesquisa do nível de satisfação do cliente (questionários)- pesquisa trimestral; Controle estimado dos custos; Variação dos números de matrículas realizadas, antes durante e depois das promoções criadas; Faturamento projetado e realizado.

46 Estudo de Caso – Borracharia do Silvio Igor

47 Atividade O que você entendeu sobre estratégia de marketing? (2,0)
Desenvolva um plano de ação. (2,0) Por que você acha importante avaliar e ter o controle de um plano de marketing? (2,0) De acordo com o estudo de caso da borracharia do Silvio Igor,analise e faça uma redação com os assuntos que estudamos ao longo das nossas aulas. (4,0)

48 Atividade Data de entrega: 04/06/2014
Evite deixar a postagem de sua atividade para o último dia, fazendo isso imprevistos não vão lhe prejudicar. Lembrar que sua organização também esta sendo avaliada.

49 OBRIGADA! Dúvidas Acesse o fórum de dúvidas e discussões.
ATÉ A PRÓXIMA AULA.


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