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Formação Técnica em Administração de Empresas FTAD.

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Apresentação em tema: "Formação Técnica em Administração de Empresas FTAD."— Transcrição da apresentação:

1 Formação Técnica em Administração de Empresas FTAD

2 Competências a serem trabalhadas GESTÃO DE MARKETING GESTÃO DE MARKETING PUBLICIDADE E PROPAGANDA PUBLICIDADE E PROPAGANDA GESTÃO COMERCIAL GESTÃO COMERCIAL

3 Gestão de Marketing Plano de Marketing (estratégias,plano de ação, avaliação e controle) Plano de Marketing (estratégias,plano de ação, avaliação e controle)

4 Reflexão! “Se você não tem para onde ir, qualquer caminho serve”.

5 Definição de Estratégia Vamos relembrar o que é estratégia... “É como uma organização irá atingir objetivos e metas do marketing”; “É como uma organização irá atingir objetivos e metas do marketing”; É uma palavra com origem no termo grego “strategia”, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico. É uma palavra com origem no termo grego “strategia”, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico.

6 Definição de estratégia “É a produção de planos para atingir objetivos”. “É a produção de planos para atingir objetivos”. “Caminhos para atingir objetivos com eficácia”. “Caminhos para atingir objetivos com eficácia”. “Estudo detalhado do mercado, visando adequar produtos, serviços, recursos disponíveis a satisfação do consumidor”. “Estudo detalhado do mercado, visando adequar produtos, serviços, recursos disponíveis a satisfação do consumidor”.

7 Estratégia Considera-se que apenas fazer o que os outros fazem, não é propriamente ter uma estratégia. Está implícito no conceito que, para ter uma estratégia, precisamos atuar de forma diferente, com inteligência e planejamento. Considera-se que apenas fazer o que os outros fazem, não é propriamente ter uma estratégia. Está implícito no conceito que, para ter uma estratégia, precisamos atuar de forma diferente, com inteligência e planejamento.

8 Se não há planejamento estratégico...

9

10 Não alcançamos os objetivos e metas...

11 Estratégia Empresarial No contexto organizacional, o planejamento estratégico é usado para melhorar a produtividade e os resultados da empresa. No contexto organizacional, o planejamento estratégico é usado para melhorar a produtividade e os resultados da empresa. Muitas empresas se distinguem umas das outras através de estratégias de marketing, que tem como objetivo melhorar o posicionamento da organização no mercado onde atua e, aumentar a rentabilidade, ganhos financeiros. Muitas empresas se distinguem umas das outras através de estratégias de marketing, que tem como objetivo melhorar o posicionamento da organização no mercado onde atua e, aumentar a rentabilidade, ganhos financeiros.

12 Estratégia Empresarial É uma área importante que tem a capacidade de definir metas, de acordo com o conceito SMART, as metas devem ser: É uma área importante que tem a capacidade de definir metas, de acordo com o conceito SMART, as metas devem ser: eSpecífica eSpecífica Mensuráveis Mensuráveis Alcançáveis Alcançáveis Realistas Realistas Tempo definido para a execução. Tempo definido para a execução.

13 Estratégia de Marketing É importante identificar, analisar: É importante identificar, analisar: Mercado - Alvo: Definição dos principais seguimentos de mercado a serem objeto de ação da empresa; Mercado - Alvo: Definição dos principais seguimentos de mercado a serem objeto de ação da empresa; Posicionamento: a ser alcançado junto ao mercado-alvo, posicionamento de marca e de produto. Posicionamento: a ser alcançado junto ao mercado-alvo, posicionamento de marca e de produto. Linhas de Produto: tipos das linhas de produto a serem colocados a disposição do mercado- alvo Linhas de Produto: tipos das linhas de produto a serem colocados a disposição do mercado- alvo

14 Estratégia de Marketing Política de preços e descontos a serem aplicados pela empresa, visando alcançar seus objetivos de marketing; Política de preços e descontos a serem aplicados pela empresa, visando alcançar seus objetivos de marketing; Pontos de distribuição: a serem utilizados; Pontos de distribuição: a serem utilizados; Propaganda: a ser utilizada Propaganda: a ser utilizada

15 Estratégia de Marketing Promoção de venda: a ser desenvolvida; Promoção de venda: a ser desenvolvida; Pesquisa e Desenvolvimento: de produtos- marca, embalagens, modelos, novos produtos; Pesquisa e Desenvolvimento: de produtos- marca, embalagens, modelos, novos produtos; Pesquisa de Marketing: periodicidade e verbas de pesquisa a serem utilizadas. Pesquisa de Marketing: periodicidade e verbas de pesquisa a serem utilizadas.

16 Estratégias de Marketing

17 Atenção!!! O plano de marketing poderá ser construído para lançamento de um produto no mercado ou abertura de uma nova empresa. O plano de marketing poderá ser construído para lançamento de um produto no mercado ou abertura de uma nova empresa.

18 Estratégia de Marketing

19 Desenvolvimento de um Plano de Marketing Etapas: Etapas: 1.Prepare um plano; 2.Liste problemas e oportunidades (SWOT); 3.Mencione objetivos e metas; 4.Desenvolva estratégias que deve ser detalhadas para cada um dos elementos do composto de marketing (Produto,Preço,Praça,Promoção)

20 Desenvolvimento de um Plano de Marketing 5. Plano de ação que irá executar as estratégias de marketing: Ações (o que): quais atividades devem ser executadas; Ações (o que): quais atividades devem ser executadas; Onde: será realizada a atividade; Onde: será realizada a atividade;

21 Desenvolvimento de um Plano de Marketing Como: como será executada as atividades necessárias para o plano de marketing? Isso deve ser definido conforme prioridade de cada ação. Como: como será executada as atividades necessárias para o plano de marketing? Isso deve ser definido conforme prioridade de cada ação. Responsável (quem): quais serão as pessoas responsáveis pela execução das atividades? Responsável (quem): quais serão as pessoas responsáveis pela execução das atividades?

22 Desenvolvimento de um Plano de Marketing Período (quando): qual será o prazo de execução de cada atividade a ser realizada; Período (quando): qual será o prazo de execução de cada atividade a ser realizada; Custo previsto (quanto): custos previstos na implementação (colaboradores, despesas administrativas. Custo previsto (quanto): custos previstos na implementação (colaboradores, despesas administrativas.

23 Plano de ação PLANOAÇÃO OBJETIVOReduzir em 30% o consumo de energia. O QUÊReduzir custos com a conta de luz em até 30%. Valor do gasto mensal atual chega a R$250,00, precisamos economizar R$75,00. ONDENa residência. COMOTrocar a instalação elétrica de toda a casa. Conscientizar todos os moradores a utilizar com moderação chuveiro elétrico.Juntar roupas e passar todas de uma vez. QUEMA empresa contratada especializada em energia e todos os moradores da casa. QUANDO01/06/2014 QUANTOR$1.000,00

24 Desenvolvimento de um Plano de Marketing 6. Estabeleça orçamentos; 7. Projete vendas e lucros; 8. O plano termina com os resultados esperados, que podem ser expressos por meio de volume de vendas, faturamento, participação de mercado.

25 Avaliação e Controle A avaliação e o controle de um plano de marketing permitem reduzir a diferença entre o desempenho esperado e o desempenho real, garantindo sua eficácia. A avaliação e o controle de um plano de marketing permitem reduzir a diferença entre o desempenho esperado e o desempenho real, garantindo sua eficácia. Devem ser realizados antes, durante e após o plano de ação, porque desta forma é possível identificar possíveis erros e corrigi- los a tempo de não obter muito prejuízo ou perder muito tempo. Devem ser realizados antes, durante e após o plano de ação, porque desta forma é possível identificar possíveis erros e corrigi- los a tempo de não obter muito prejuízo ou perder muito tempo.

26 Avaliação e Controle Os controles de marketing geralmente usados são compostos por ações corretivas e preventivas. Os controles de marketing geralmente usados são compostos por ações corretivas e preventivas. O ideal é que a empresa direcione seus esforços para as ações preventivas, pois, desta forma melhora o desenvolvimento do seu plano de marketing. O ideal é que a empresa direcione seus esforços para as ações preventivas, pois, desta forma melhora o desenvolvimento do seu plano de marketing.

27 Avaliação e Controle Exemplos: Ações tomadas antes da implementação do plano: treinamento com os funcionários, gastos com instalação e equipamentos necessários; Ações tomadas antes da implementação do plano: treinamento com os funcionários, gastos com instalação e equipamentos necessários; Ações tomadas durante a implementação do plano: remuneração dos funcionários, boa comunicação. Ações tomadas durante a implementação do plano: remuneração dos funcionários, boa comunicação.

28 Avaliação e Controle Ações após a implementação: análise dos resultados, desempenhos obtidos, metas atingidas Ações após a implementação: análise dos resultados, desempenhos obtidos, metas atingidas Obs: É importante anotar todos os resultados,avaliações e análises em relatórios para que eles possam ser estudados posteriormente caso dê algo errado no plano de marketing.Isso garante decisões mais precisas à empresa.

29 Atenção!!! Se todas as etapas de um plano de marketing forem seguidas com bastante atenção, com certeza o seu plano de marketing será um verdadeiro sucesso e melhorará os resultados da empresa, fazendo com que você ganhe muito mais dinheiro em sua empresa. Se todas as etapas de um plano de marketing forem seguidas com bastante atenção, com certeza o seu plano de marketing será um verdadeiro sucesso e melhorará os resultados da empresa, fazendo com que você ganhe muito mais dinheiro em sua empresa.

30 Estudo de caso Centro Esportivo L&L Vamos estudar os seguintes aspectos: Vamos estudar os seguintes aspectos: 1.Sumário; 2.Análise do Ambiente; 3.Definição do posicionamento do mercado; 4.Definição dos objetivos e metas; 5.Definição das estratégias de Marketing; 6.Plano de ação; 7.Avaliação e controle.

31 Sumário O negócio se refere ao Centro Esportivo instalado a 15 anos em uma linda casa do bairro de classe média alta e com uma boa infra-estrutura. Ele conta com atividades esportivas para todas as idades, como natação hidroginástica,musculação, aula de ginástica, entre outras atividades. O negócio se refere ao Centro Esportivo instalado a 15 anos em uma linda casa do bairro de classe média alta e com uma boa infra-estrutura. Ele conta com atividades esportivas para todas as idades, como natação hidroginástica,musculação, aula de ginástica, entre outras atividades. Após realizar um estudo do mercado verificou- se a oportunidade de incluir atividades específicas para a terceira idade. Após realizar um estudo do mercado verificou- se a oportunidade de incluir atividades específicas para a terceira idade. Vamos entender o porque desta ação... Vamos entender o porque desta ação...

32 Análise do ambiente Fatores externos OPORTUNIDADESAMEAÇAS Aumento do número de idososMuitos concorrentes na região (escolas e clubes) Demanda por serviços de alta qualidadeConcorrência: preços menores e lançamento de novas atividades pela concorrência Aumento dos gastos com saúde

33 ANÁLISE DO AMBIENTE

34 Fatores internos Centro Esportivo L&L FORÇASFRAQUEZASESTRATÉGIAS Facilidade de acessoNão há estacionamento para clientes Não há. Ótima localização e visibilidade Banco de dados incompleto e desatualizado Imagem da empresa sólida (15 anos de mercado) Recursos financeiros limitados

35 Fatores internos Água Fresca FORÇASFRAQUEZASESTRATÉGIAS UTILIZADAS Boa localizaçãoAtendimento ruimPromoção para matrículas efetuadas a longo prazo Marca forteNão há estacionamentoDivulgação institucional agressiva: outdoor, rádio Boa diversidade de atividades

36 Fatores internos Sol & CIA FORÇASFRAQUEZASESTRATÉGIAS UTILIZADAS Boa localizaçãoBaixa diversidade de atividades Descontos em mensalidade ao indicar um amigo Bom atendimentoNão há estacionamento Bons preços

37 Posicionamento de Mercado Após pesquisas com dados mensuráveis, ficou decidido que o mercado alvo a ser atendido seria o público da terceira idade (grande número de habitantes ), ou seja, um mercado que se mostrava potencial, promissor. Após pesquisas com dados mensuráveis, ficou decidido que o mercado alvo a ser atendido seria o público da terceira idade (grande número de habitantes ), ou seja, um mercado que se mostrava potencial, promissor.

38 Definição de Objetivos Objetivos da empresa: Objetivos da empresa: 1.Ser referência em centro de saúde e lazer para idosos na região; 2.Fornecer o melhor atendimento especializado; 3.Garantir a satisfação do cliente; 4.Ter uma campanha de divulgação eficaz

39 Definição de Metas As metas da empresa: As metas da empresa: 1.Conquistar 25% de idosos da região como clientes ao final do ano corrente; 2.Obter 40% do faturamento projetado para o primeiro semestre; 3.Divulgar os novos serviços e aumentar a conscientização do negócio em 50% nos seis primeiros meses.

40 Definição das Estratégias de Marketing Produto Produto Estratégia concentrada na fase de introdução dos serviços que já dispunha para um novo mercado. Estratégia concentrada na fase de introdução dos serviços que já dispunha para um novo mercado. E as novas atividades oferecidas, além das já existentes: dietas balanceadas,terapias em grupo,atividades de lazer. Testes para avaliar a capacidade dos idosos em manter a saúde física. E as novas atividades oferecidas, além das já existentes: dietas balanceadas,terapias em grupo,atividades de lazer. Testes para avaliar a capacidade dos idosos em manter a saúde física.

41 Definição das Estratégias de Marketing Preço Preço Desconto na indicação de amigos e parentes; Desconto na indicação de amigos e parentes; Pacotes personalizados de acordo com as necessidades do cliente; Pacotes personalizados de acordo com as necessidades do cliente; Desconto para pagamento semestral ou anual; Desconto para pagamento semestral ou anual; Avaliações gratuitas da condição física por tempo determinado. Avaliações gratuitas da condição física por tempo determinado.

42 Definição das Estratégias de Marketing Praça Praça Infra-estrutura com lanchonete, vestiário, sala de descanso, massagem e salão de jogos; Infra-estrutura com lanchonete, vestiário, sala de descanso, massagem e salão de jogos; Parcerias: agência de turismo especializada em viagens para a terceira idade. Parcerias: agência de turismo especializada em viagens para a terceira idade.

43 Definição das estratégias de Marketing Promoção Promoção Convites para a inauguração; Convites para a inauguração; Eventos comemorativos: dia do idoso, festa junina, natal; Eventos comemorativos: dia do idoso, festa junina, natal; Veiculação em outdoor, jornal e rádio; Veiculação em outdoor, jornal e rádio; Políticas de fidelização: envio de cartões de aniversário, promoções em datas comemorativas,eventos. Políticas de fidelização: envio de cartões de aniversário, promoções em datas comemorativas,eventos.

44 Plano de Ação AÇÕESRESPONSÁVELCUSTO ESTIMADOPERÍODO Pesquisa de Marketing Lílian LinsR$700,00JAN/2015 Divulgação: panfletos em clínicas,laboratórios e consultórios médicos Lílian LinsR$1.000,00JAN/2015 Festa de inauguração Lílian LinsR$2.000,00ABR/2015 Divulgação OutdoorLílian LinsR$3.000,00MAR,ABR e MAI/2015 Patrocínio de evento da cidade para comemoração do dia do idoso Lílian LinsR$800,00OUT/2015

45 Avaliação e Controle Padrões de desempenho Padrões de desempenho Pesquisa do nível de satisfação do cliente (questionários)- pesquisa trimestral; Pesquisa do nível de satisfação do cliente (questionários)- pesquisa trimestral; Controle estimado dos custos; Controle estimado dos custos; Variação dos números de matrículas realizadas, antes durante e depois das promoções criadas; Variação dos números de matrículas realizadas, antes durante e depois das promoções criadas; Faturamento projetado e realizado. Faturamento projetado e realizado.

46 Estudo de Caso – Borracharia do Silvio Igor

47 Atividade 1.O que você entendeu sobre estratégia de marketing? (2,0) 2.Desenvolva um plano de ação. (2,0) 3.Por que você acha importante avaliar e ter o controle de um plano de marketing? (2,0) 4.De acordo com o estudo de caso da borracharia do Silvio Igor,analise e faça uma redação com os assuntos que estudamos ao longo das nossas aulas. (4,0)

48 Atividade Data de entrega: 04/06/2014 Data de entrega: 04/06/2014 Evite deixar a postagem de sua atividade para o último dia, fazendo isso imprevistos não vão lhe prejudicar. Evite deixar a postagem de sua atividade para o último dia, fazendo isso imprevistos não vão lhe prejudicar. Lembrar que sua organização também esta sendo avaliada. Lembrar que sua organização também esta sendo avaliada.

49 Dúvidas Acesse o fórum de dúvidas e discussões. Acesse o fórum de dúvidas e discussões.OBRIGADA! ATÉ A PRÓXIMA AULA.


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