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09:00 – Abertura e integração – Premio Bienal a jornada piloto GPI 09:15 – Resultado 1ª. Pesquisa PNQS 2014 10:15 – Café 10:30 – Tendências e diferenças.

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1 09:00 – Abertura e integração – Premio Bienal a jornada piloto GPI 09:15 – Resultado 1ª. Pesquisa PNQS :15 – Café 10:30 – Tendências e diferenças Novos Cadernos FNQ 125, pontos 11:30 – Debates Encaminhamentos GRMD 2015 e IGS 12:00 - Encerramento Agenda

2 Evolução Critérios PNQS , 250, 500

3 Evolução 125, 250, 500  Rede QPC  Adota o 125 pontos  Alinhamento 20ª edição  PGs:  Complementos para a Excel., Evidências, Orientações  Sistema de pontuação faixas preliminares e restritivas,; média  ROs:  5 perspectivas, estabilização aceitável  Sistema de pontuação faixas preliminares e restritivas; média

4 125

5 125 Liderança  Explicação Comunicação de valores e princ.  apresentar valores e princípios  Promoção da melhoria de PGs  Verificação de cumprimento de padrões  Tomada e acomp. decisões  prestação de contas ao controlador  Interage com pessoas e com clientes  internalização de nec. e expect. de PIs  Desenv. de líderes -> destaque capac. de pessoas

6 125 Estratégias e planos  Definição de estratégias  Identificação de forças impulsoras e restritivas  Apresentar estratégias e objetivos  Definição de planos de ação  Definição de indicadores e metas (Evidência: quais)  Acomp. de implementação planos pela Direção

7 125 Clientes  Conhecim. Uso de nec. e expect. dos clientes-alvo para definição e melhoria dos processos.  Apresentar nec. e expect. dos clientes  Avaliação da satisfação dos clientes  Divulgação de produtos aos clientes e ao mercado  Tratamento de reclamações ou sugestões  Cita canais de interação com clientes

8 125 Sociedade  Manutenção da legalidade  Tratamento de pendências ou sanções  Tratamento de impactos sociais e ambientais  Participação em ações de preserv. ambiental e desenvolvimento da sociedade  Cita projetos implantados ou apoiados

9 125 Informação e Conhec. Disponibilização de sistemas de info. para apoiar operações e gerenciar a organização  Assegura confidencialidade e disponibilidade das infos.  Cita principais sistemas em uso e finalidade  Disponibilização de infos. para avaliar organização  Difusão do conhecimento  Informar conhecimentos mais importantes

10 125 Pessoas Definição de responsabilidades das equipes e pessoas  Seleção e integração das pessoas nas funções e cultura org.  Avaliação do desempenho das pessoas  Reconhecimento das pessoas  Capacitação de pessoas  Capacitação de líderes  Cita principais iniciativas de capacitação  Identificação e Tratamento de perigos e riscos Promoção do bem estar e da satisfação - Levantamento e tratamento do bem estar e satisfação das pessoas

11 125 Processos Padronização e monitoramento dos processos da cadeia de valor  Monitoramento dos processos Promoção da melhoria Análise e melhoria dos produtos e processos da cadeia de valor  Avaliação do potencial de ideias criativas se converterem em inovação Seleção e avaliação dos fornecedores  Avaliação dos fornecedores  Apresenta indicadores de desempenho Manutenção do fluxo financeiro  Apresenta indicadores de desempenho relativos a processos econômico financeiros

12 Sistema Pontuação Ex. 125

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20 250

21 250 Liderança  Atualização Comunicação de valores e princípios, padrões de conduta, objetivos e metas, int. e ext.  Assegura relacionamento ético  Apresenta valores e princípios  Cita códigos de conduta  Estabelecimento de padrões e verificação do cumprimento  Aperfeiçoa processos gerenciais  Destacar forma de obtenção e utilização de infos. sobre boas práticas de organizações de referência.  Tomada, comunicação e implementação e acompanhamento de decisões  Destaca forma de tratamento de riscos  Apresenta riscos  Prestação de contas aos controladores  Exercício da liderança e interação com Pis.  Destaca forma de exercício da liderança junto à força de trabalho  Internalização de nec. e expect. de Pis  Cita objetivos das interações com PIs  Análise do desempenho estratégico e operacional  Utilização de metas e referenciais na avaliação da competitividade e RPIs para avaliação de compromissos  Avaliação e desenvolvimento de líderes para exercício da liderança

22 250 Estratégias e planos  Análise das forças impulsoras e restritivas do ambiente externo  Considera redes importantes na análise  Cita principais infos e suas fontes  Análise das forças impulsoras e restritivas do ambiente interno  Definição das estratégias a serem adotadas  Apresenta estratégias e objetivos  Estabelecimento de metas e definição dos planos de ação  Definição de indicadores para a avaliação do êxito das estratégias  Alocação de recursos para implementação dos planos de ação  Acompanhamento da implementação dos planos de ação  Apresenta principais indicadores, metas, ações ou projetos relativo à implementação das estratégias  Comunicação de estratégias, metas e planos às pessoas e Pis  Monitoramento da implementação dos planos de ação

23 250 Clientes  Definição dos clientes alvo  Destaca critérios para definição de clientes  Identificação, análise e utilização das nec. e expect. para definição e melhoria dos processos  Tradução das nec. e expect. dos clientes e mercado em requisitos de desempenho  Divulgação dos produtos e marcas aos clientes e mercado  Destaca forma de relacionamento com o mercado  Tratamento das solicitações, reclamações e sugestões, formais ou informais  Comunica aos clientes o resultado da análise das manifestações e ações tomadas  Avaliação da satisfação dos clientes  Utilização das informações obtidas dos clientes

24 250 Sociedade  Identificação e análise atendimento das leis, regulamentos e normas ou códigos de adesão voluntária  Tratamento de pendências ou sanções  Tratamento de impactos sociais e ambientais  Apresenta ações para eliminar, minimizar ou compensar os impactos sociais e ambientais  Seleção e Promoção de ações para o desenvolvimento sustentável  Desenvolve parcerias ou atua em rede e envolve pessoas na implementação ou apoio às ações de desenvolvimento sustentável  Cita principais ações implementadas  Direcionamento de esforços para o desenvolvimento da sociedade  Desenvolve parcerias ou atua em rede e envolve pessoas na implementação de projetos sociais  Cita principais projetos implementados ou apoiados

25 250 Informação e conhec.  Definição Identificação das necessidade de informações para operar e gerenciar a organização  Disponibilização dos principais sistema de info. para apoiar a operação e o gerenciamento da organização  Cita principais sistemas e sua finalidade  Manutenção da segurança das informações  Utiliza métodos para assegurar atualização, integridade e disponibilidade das infos.  Difusão dos conhecimento mais importantes  Informa os conhecimentos mais importantes  Compatibilização da infraestrutura com o crescimento da organização

26 250 Pessoas  Definição e implementação da organização do trabalho  Participação da organização do trabalho para melhoria dos processos e para buscar inovações  Definição do quadro de pessoa e suas responsabilidades  Seleção interna e externa de pessoas  Preparação de recém-contratados para exercício da função e integração à cultura organizacional  Avaliação do desempenho das pessoas e dos líderes  Definição das necessidades de melhoria com participação das pessoas  Reconhecimento e incentivo às pessoas  Capacitação e desenvolvimento de pessoas  Participação das pessoas e líderes na identificação das necessidades  Preparação de novos líderes e desenvolvimento de líderes  Identificação e Tratamento de perigos e riscos  Identificação de perigos relacionados à saúde e segurança  Avaliação e desenvolvimento do bem-estar e da satisfação  Tratamento, com participação de líderes, dos fatores identificados que afetam o bem-estar e satisfação

27 250 Processos  Definição de requisitos aplicáveis aos produtos e processos da cadeia de valor  Organização dos processos da cadeia de valor  Apresenta principais requisitos relativos aos produtos e processos da cadeia de valor e respectivos indicadores  Assegura atendimento dos requisitos aplicáveis aos processos da cadeia de valor  Destaca métodos de padronização e controle  Tratamento de eventuais não-conformidades identificadas e implementação de ações corretivas.  Análise e melhora dos produtos e processos da cadeia de valor  Investigação de características de produtos e processos da cadeia de valor de outras organizações (bmk)  Avalia potencial de ideias criativas se converterem em inovações  Seleção e avaliação dos fornecedores  Qualificação dos fornecedores  Monitoramento do desempenho dos fornecedores  Envolvimento e comprometimento de fornecedores com princípios organizacionais, incluindo relativos à saúde e a segurança  Apresenta indicadores de desempenho relativos aos fornecedores  Elaboração e controle do orçamento e manutenção do fluxo financeiro  Apresenta indicadores de desempenho relativos aos processos econômico-financeiros

28 500

29 Cultura organizacional e desenvolvimento da gestão  Atualização Estabelecimento de valores e princípios  Apresenta valores e princípios  Identificação dos principais elementos da cultura organizacional  Assegura relacionamento ético  Apresenta canais de comunicação para reclamações, denúncias e sugestões  Cita códigos de conduta  Comunica valores e princípios, padrões de conduta, estratégias, objetivos e metas às pessoas e outros públicos (era 1.2)  Estabelecimento de padrões e verificação do cumprimento de metas (era 1.2)  Aperfeiçoamento de processos gerenciais (era 1.2)  Obtenção e utilização das informações sobre boas práticas de outras organizações (bmk)

30 Governança corp.  Identificação, classificação e tratamento de riscos (era 1.1)  Apresenta os riscos aos quais a organização está sujeita  Tomada, comunicação e implementação de decisões (era 1.1)  Prestação de contas e resultados aos controladores (era 1.1)  Avaliação e desenvolvimento, nos líderes, de competências para exercício da liderança  >6.1 e 6.2

31 Levantamento de interesses e exercício da liderança  Conhece nec. e expect. das PIs (era 1.2)  Internalização das nec. e expect. das PIs  Desenvolvimento de redes de orgs. ou de pessoas que influenciem no êxito das estratégias  Exercício da liderança e interação com Pis e redes mais importantes (era 1.2)  Cita objetivos das principais interações com Pis e redes mais importantes  Identificação de referenciais comparativos para análise do desempenho operacional e estratégico  >1.4  Avaliação do desempenho operacional e estratégico  >1.4

32 Análise do desempenho da organização  Obtenção de referenciais comparativos para análise da competitividade  Destaca critérios para definição de resultados mais importantes a serem comparados  Definição de pertinência de referenciais comparativos  Análise do desempenho operacional e estratégico (era 1.3)  Seleção de indicadores e informações utilizadas na análise do desempenho estratégico e operacional  Utilização de metas, referenciais comparativos para avaliação da competitividade e de requisitos de Pis para avaliação de compromisso  Acompanhamento da implementação de decisões decorrentes da análise do desempenho (era 1.3)

33 Formulação das estratégias  Análise das forças impulsoras e restritivas do ambiente externo  Considera redes mais importantes na análise  Cita principais informações utilizadas e suas fontes  Identificação dos ativos intangíveis mais importantes  Desenvolvimento dos ativos intangíveis mais importantes  Cita ativos intangíveis mais importantes  Análise das forças impulsoras e restritivas do ambiente interno  Destaca forma como infos. sobre riscos são consideradas na análise  Definição de estratégias a serem adotadas  Insere requisitos de PIs nas estratégias  Avalia características do modelo de negócio em consonância com definição das estratégias  Apresenta principais estratégias e objetivos

34 Implementação das estratégias  Estabelecimento de metas e definição dos respectivos planos de ação  Definição do indicadores para avaliação do êxito das estratégias  Utilização de referenciais comparativos e requisitos de Pis para definição de metas  Apresenta indicadores, suas metas e ações planejadas ou projetos, relativos à implementação das estratégias  Desdobramento das metas e dos planos de ação  Assegura coerência das metas e dos planos desdobrados com estratégias  Destaca forma de alocar recursos para implementação dos planos de ação  Alocação de recursos para implementação dos planos de ação  Acompanhamento da implementação dos planos de ação  Acompanhamento da situação da implementação dos planos de ação  Comunicação das estratégias, metas e planos de ação às pessoas e às PIs

35 Análise e desenvolvimento de mercado  Segmentação de mercado e definição de clientes-alvo  Adota critérios para segmentação e definição de clientes-alvo  Identificação das nec. e expect., tradução em requisitos de desempenho e utilização para definição e melhoria de produtos e processos  Atuação em rede para ampliar conhecimento sobre clientes-alvo  Apresenta requisitos e respectivos indicadores de desempenho relativos a clientes e mercados  Divulgação de produtos aos clientes e ao mercado  Relacionamento com o mercado  Avaliação da imagem perante os clientes e mercados  Desenvolve, protege e divulga marcas no mercado  Cita atributos a evidenciar para caracterizar a imagem da org.

36 Relacionamento com clientes  Tratamento de solicitações, reclamações ou sugestões  Divulgação dos canais de interação com clientes, considerando segmentação do mercado e definição dos clientes  Comunicação da análise das manifestações a clientes e repasse das informações a outras áreas e parceiros  Cita mecanismos e canais de interação  Acompanhamento de transações com novos clientes e inserção de novos produtos no mercado  Avaliação da satisfação e insatisfação dos clientes  Avaliação da satisfação em relação aos clientes dos concorrentes ou orgs. de referência  Análise e utilização das informações obtidas dos clientes

37 Responsabilidade socioambiental  Identificação e análise atendimento de leis, regulamentos e normas ou códigos de adesão  Tratamento de pendências ou sanções relativas a requisitos de leis e regulamentos  Apresenta requisitos e respectivos indicadores de desempenho  Identificação de aspectos e tratamento de impactos sociais e ambientais decorrentes de produtos, processos e instalações  Mantém-se preparada para responder às eventuais situações de emergência  Apresenta ações e metas para eliminar, minimizar ou compensar impactos sociais e ambientais  Acessibilidade aos produtos e instalações  Promoção de ações com vistas ao desenvolvimento sustentável  Seleção de ações com vistas ao desenvolvimento sustentável  Desenvolvimento de parcerias ou atuação em rede e envolvimento das pessoas no apoio às ações de desenvolvimento sustentável  Cita ações implementadas  Comunicação de impactos sociais e ambientais dos produtos, processos e instalações à sociedade e comunidades vizinhas

38 Desenvolvimento social  Identificação, análise e atendimento das nec. e expect. de desenvolvimento da sociedade  Apresenta requisitos e respectivos indicadores de desempenho relativos ao desenvolvimento da sociedade  Direcionamento de esforços para o fortalecimento desenvolvimento da sociedade  Desenvolvimento de parcerias ou atuação em rede e envolvimento de pessoas na implementação de projetos sociais  Cita projetos implementados ou apoiados, incluindo os voltados ao desenvolvimento da competitividade e sustentabilidade das orgs. do setor, local, região ou país  Avaliação da satisfação da sociedade em relação aos projetos sociais da org.  Zelo pela imagem perante a sociedade

39 Informações da organização  Identificação de nec. de informações para operar e gerenciar a org.  Definição Desenvolvimento e implantação dos sistemas de informação, considerando nec. identificadas  Promoção da integração com clientes, fornecedores e outras Pis por meio de sistemas de informação  Compatibilização da infraestrutura para disponibilização das infos. com a demanda  Cita sistemas de informação e sua finalidade  Cita soluções adotadas para integração das infos, sistemas e Pis externas.  Manutenção da segurança das informações  Assegura atualização, confidencialidade e integridades das infos e continuidade da infraestrutura para disponibilização de infos em situações de emergência

40 Conhecimento da organização  Desenvolvimento dos conhecimentos mais importantes  Criação de ambiente favorável à busca e geração de conhecimento  Armazenamento dos conhecimentos  Cita tipos de conhecimentos mais importantes  Difusão e retenção utilização dos conhecimentos  Destaca formas de acesso e utilização dos conhecimentos, onde pertinente  Informa conhecimento mais importantes  Identificação de ativos intangíveis  2.1  Desenvolvimento e proteção de ativos intangíveis  2.1

41 Sistemas de trabalho  Definição e implementação da organização do trabalho  Estímulo a reposta rápida e aprendizado organizacional  Participação da organização do trabalho na melhoria dos processos e busca de inovações  Definição do quadro de pessoal e suas responsabilidades  Identificação das competências necessárias para o exercício pleno das funções pelas pessoas  Apresenta principais competências identificadas para as pessoas e especificamente para os líderes  Seleção de pessoas, interna e externamente  Estímulo a inclusão de minorias e assegura a não discriminação e a igualdade de oportunidades para toda as pessoas  Preparação de recém-contratados para exercício das funções e integração à cultura organizacional  Avaliação das pessoas e líderes  Definição das necessidades de melhoria, com as pessoas  Avaliação estimula a busca do alto desempenho e desenvolvimento profissional  Reconhecimento e incentivo às pessoas

42 Capacitação e desenvolvimento  Identificação das necessidades de capacitação e desenvolvimento  Participação dos líderes e pessoas a serem capacitadas na identificação das necessidades  Concepção dos programas de capacitação e de desenvolvimento  Avaliação da eficácia dos programas de capacitação e desenvolvimento  Preparação de novos líderes e desenvolvimento de líderes  Cita programas e públicos-alvo, incluindo os relativos ao desenvolvimento de líderes e formação da cultura da excelência  Promoção do desenvolvimento comportamental e de cidadania das pessoas

43 Qualidade de vida  Identificação de perigos e tratamento de riscos relacionados à saúde ocupacional e à segurança  Cita principais programas e metas para eliminar ou minimizar esses riscos  Identificação, análise e utilização das nec. e expect. das pessoas para desenvolvimento de políticas e programas de pessoal e benefícios a elas oferecidos  Apresenta benefícios oferecidos  Apresenta requisitos e respectivos indicadores de desempenho  Avaliação e desenvolvimento do bem-estar e satisfação  Tratamento, com participação dos líderes, dos fatores que afetam o bem-estar, a satisfação e o comprometimento das pessoas  Promoção da qualidade de vida das pessoas fora do ambiente de trabalho  Cita ações desenvolvidas para melhoria do bem-estar e da qualidade de vida fora do ambiente de trabalho

44 Processos da cadeia de valor  Definição dos requisitos aplicáveis aos produtos e processos da cadeia de valor  Apresenta requisitos relativos aos produtos e processos da cadeia de valor a serem atendidos e respectivos indicadores  Desenvolvimento de novos produtos  Avaliação do potencial de ideias criativas se converterem em inovações nos produtos  Projeto dos processos da cadeia de valor  Identificação dos processos da cadeia de valor e metodologia utilizada para projetá-los  Assegura o atendimento dos requisitos aplicáveis aos processos da cadeia de valor  Padronização e controle  Tratamento de eventuais não-conformidades e identificação e implementação de ações corretivas  Análise e melhoria dos produtos e processos da cadeia de valor  Investigação de características de produtos e processos da cadeia de valor de concorrentes ou outras orgs. de referência  Avaliação do potencial de ideias criativas se converterem em inovações nos processos  Cita melhorias e inovações recentes implementadas em produtos e processos da cadeia de valor em decorrência das comparações

45 Processos relativos a fornecedores  Qualificação e seleção dos fornecedores  Destaca critérios para qualificação e seleção dos fornecedores  Avaliação do desempenho dos fornecedores considerando requisitos de fornecimento  Monitoramento do desempenho dos fornecedores  Comunicação de eventuais não-conformidades e de solicitação de ações corretivas aos fornecedores  Estímulo aos fornecedores a melhorarem seus processos ou produtos  Apresenta indicadores de desempenho relativos à avaliação dos fornecedores  Apresenta exemplos de melhorias implantadas por fornecedores  Envolvimento e Comprometimento da força de trabalho dos fornecedores com valores e princípios e com diretrizes a eles aplicáveis  Identificação, analise e utilização das nec. e expect. Dos fornecedores para definição e melhoria das políticas e programas  Assegura atendimento dos requisitos da org. por parte dos fornecedores  > destaque acima

46 Processos econômico- financeiros  Monitoramento dos aspectos que causam impacto na sustentabilidade econômica do negócio  Apresenta principais requisitos e respectivos indicadores monitorados, incluindo aqueles relativos aos grupos de estrutura, liquidez, atividade e rentabilidade  Assegura os recursos financeiros para atender às nec. operacionais e manter equilibrado o fluxo financeiro  Definição dos recursos financeiros e Avaliação de investimentos necessários para apoiar as estratégias e planos de ação  Definição da forma de captação apropriada  Elaboração e controle do orçamento


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