A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6 Definição de Aprendizagem

7

8 A rmazenamento C onhecimento M emória

9

10 CURVA DO ESQUECIMENTO

11 Família: Parceiro ativo da prática escolar 1- Determinar um horário de estudo individual 2- Estimular a estudos coletivos 3- Eliminar os instrumentos de dispersão 4- Incentivar o gosto pela leitura 5- Postura em sala de aula 6- Material Didático.

12 1-Monitoria 2- Espaço Colaborativo 3- Progressão Parcial 4- Gosto pela Leitura 5- Expoagnes 6- Aula dada Projeto Produção Textual PROJETO AGNES 2015

13 1- Desempenho Alto 2- Desempenho Médio 3- Desempenho Baixo Lacunas Pedagógicas Dificuldades Gerais Transtornos

14 O cérebro é o órgão da aprendizagem!

15 Depende só dele?

16 A aprendizagem não depende apenas do funcionamento cerebral. Diversos fatores, como condições gerais de saúde, ambiente familiar, estímulos na infância, interação social, aspectos culturais etc. também interferem na aprendizagem. A aprendizagem não depende apenas do funcionamento cerebral. Diversos fatores, como condições gerais de saúde, ambiente familiar, estímulos na infância, interação social, aspectos culturais etc. também interferem na aprendizagem.

17

18 O papel da família As pesquisas apontam que o estilo parental é fundamental para o sucesso ou fracasso escolar. Baumrind (1966) propôs um modelo de classificação dos pais com três protótipos de controle: 1- Autoritativo; 2- Autoritário; 3- Permissivo. Vamos partir do mais danoso ao ideal.

19 O Papel da Família Permissivo Tentam se comportar de maneira não punitiva e receptiva diante do desejos e ações da criança; apresentam-se para ela como um recurso para realização de seus desejos e não como um modelo, nem como um agente responsável por moldar ou direcionar seu comportamento.

20 O papel da família Permissivo O estilo parental Permissivo foi desmembrado em dois, estilo indulgente e estilo negligente. Estilo Indulgente: São responsivos e não exigentes; Estilo Negligente: São não exigentes e nem responsivos. Não se envolvem com o seus papéis de pais.

21 O Papel da Família Autoritário Modelam, controlam e avaliam o comportamento da criança de acordo com regras e condutas estabelecidas e normalmente absolutas; estimam a obediência como uma virtude e são a favor de medidas punitivas para lidar com aspectos da criança que entram em conflito com o que eles pensam ser certo. São exigentes e não responsivos, ou seja, as exigências deles estão em desequilíbrio com a aceitação das exigências dos filhos, dos quais se espera que inibam seus pedidos e demandas

22 O Papel da Família Autoritativo Tentam direcionar as atividades de suas crianças de maneira racional e orientada; incentivam o diálogo compartilhando com a criança o raciocínio por detrás da forma como eles agem, exercem firme controle nos pontos de divergência, colocando sua perspectiva de adulto, sem restringir a criança, reconhecendo que esta possui interesses próprios e maneiras particulares; não baseiam suas decisões em consensos ou no desejo da criança. São exigentes e responsivos.

23 RESULTADOS Adolescentes que perceberam seus pais como autoritativos mostraram mais aspectos positivos de desenvolvimento (alto índice de competência psicológica e baixo índice de disfunção comportamental e psicológica), foram associados a notas altas, melhor desempenho nos estudos, uso de estratégias adaptativas e maior grau de otimismo. Maior assertividade, maior maturidade, conduta independente e empreendedora e maior responsabilidade social. São vistos como socialmente e instrumentalmente mais competentes dos que os filhos de pais não autoritativos.

24 RESULTADOS Estilo autoritário em geral apresentam filhos com comportamento de externalização (agressão verbal ou física, destruição de objetos, mentiras) e de internalização (retração social, depressão, ansiedade), tendem para um desempenho escolar moderado, sem problemas de comportamento; porém possuem pouca habilidade social, baixa auto- estima e alto índice de depressão.

25 RESULTADOS Permissivos, baixa capacidade de auto- regulação e baixa habilidade de reação a conflitos. O negligente, possuem o menor desempenho em todos os domínios. Possuem baixo rendimento escolar, sintomas depressivos e baixa auto-estima. Podem ter um desenvolvimento atrasado, problemas afetivos e comportamentais, possuem maior índice de estresse.

26

27

28 Aprendizagem Definitiva A aprendizagem definitiva só se fará com a formação e estabilização de novas conexões sinápticas, o que se requer tempo e esforço pessoal. A aprendizagem definitiva só se fará com a formação e estabilização de novas conexões sinápticas, o que se requer tempo e esforço pessoal.

29


Carregar ppt "Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google