A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Drª: Marli Hatje hatjehammes@yahoo.com.br UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS Mídia-Educação e Educomunicação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Drª: Marli Hatje hatjehammes@yahoo.com.br UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS Mídia-Educação e Educomunicação."— Transcrição da apresentação:

1 Profª Drª: Marli Hatje hatjehammes@yahoo.com.br
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS Mídia-Educação e Educomunicação NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM COMUNICAÇÃO E MÍDIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA E NO ESPORTE – NEP/COMEFE Profª Drª: Marli Hatje

2 Considerando o avanço tecnológico e o ser humano, quem evoluiu mais
Considerando o avanço tecnológico e o ser humano, quem evoluiu mais? Em que sentido?

3 O que evoluiu?

4 O que é mídia-educação? É o processo que envolve a participação ativa dos sujeitos, o compartilhamento das experiências, a colaboração e a produção de novas linguagens e interpretações a partir das TIC´s e de seus discursos (Fantin, 2000). Educomunicação - Conceito utilizado para identificar a área educação para a comunicação, isto é, a educação para a formação do chamado senso crítico frente à mídia, especialmente frente TV. Hoje, as pesquisas apontam para uma nova realidade, representada pelas ONGs, que desde 70 vinham usando a comunicação de forma alternativa, que interferia tanto na comunicação quanto na educação. Herbert de Souza, o Betinho, começou a usar essa comunicação para grandes finalidades de cidadania e essa prática ganhou legitimidade. Em 1999, já existiam MC preocupados com a educação, especialmente na área do meio ambiente. →É o conjunto de atividades voltado para o conhecimento do uso desses meios (preocupados com a educação) numa perspectiva de prática da cidadania.

5 O que é um Blog? Espaço na rede mundial de computadores (internet) destinado a receber opiniões e comentários chamados de postagens, de todos que queiram debater um tema específico e que se baseia em conceitos como a diversidade e o controle descentralizado. O blog é um espaço multimídia virtual, que possibilita novas formas de experiências comunicativas aos seus usuários, que utilizam como ferramenta para comunicar e refletir assuntos em comum e temática de interesse particular, através das postagens ou comentários. O que é a “inteligência coletiva” de que fala Pierre Lévy (1998)? É a construção colaborativa e interativa de conhecimento que pode ser observado nos Blogs.

6 Outros exemplos de ações pedagógicas envolvendo estratégias didáticas midiáticas

7

8

9 PROGRAMAS DE RÁDIO e TV Educação Física em Forma – Rádio Esporte em Cena – Rádio Esporte em Cena - TV

10 Questões para debate Trabalho em Grupo
Qual o papel da escola hoje? O que se espera dela frente as TICs? Qual o papel do professor? Em que contexto comunicacional vivem os jovens hoje? O que são os “significados deliberados” e que relação eles têm com a escola, 2º Guiomar de Mello (1998)? Como deve se posicionar o professor de E.F em relação a globalização e ao surgimento de novas mídias como a internet? Será a mídia a única responsável pela desfiguração das características primitivas do esporte através da participação cada vez maior dos patrocinadores e a influência cada vez maior do R$? Como mudar o quadro midiático atual, onde predomina o esporte espetáculo, a partir da educação física escolar? Considerando o avanço tecnológico, como será a educação física do futuro?

11 A revolução das Tecnologias – O que ela significa na sua vida pessoal e profissional?


Carregar ppt "Profª Drª: Marli Hatje hatjehammes@yahoo.com.br UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS Mídia-Educação e Educomunicação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google