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Como elaborar um relatório Disciplina: Metodologia Científica Aplicada à Engenharia Professora: Andréia Sarmento. Monitores: Rafael, Michele e Igor. 1.

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1 Como elaborar um relatório Disciplina: Metodologia Científica Aplicada à Engenharia Professora: Andréia Sarmento. Monitores: Rafael, Michele e Igor. 1 º semestre de 2009.

2 1- Estrutura Capa Folha de Aprovação Índice / Sumário Texto com introdução, desenvolvimento e conclusão -> não utilizaremos neste período Bibliografia e/ou bibliografia recomendada (em folha separada), caso acrescente ao trabalho -> não utilizaremos neste período Apêndice/Anexo, após a bibliografia e em folha(s) separada(s)

3 1- Estrutura O trabalho deve estar disposto da seguinte forma: Folha tamanho A4; Fonte tamanho 12, tipo Times New Roman, cor preta; Espaçamento 1,5 entre linhas; Margens superior e esquerda com 3cm e margens direita e inferior com 2 cm; Texto em formato justificado.

4 2 - Capa Deve conter as informações necessárias à identificação do documento (autor, local, tema, título, palestrante, data ); Tais informações devem estar dispostas de forma clara.

5 2.1- Elementos da capa Nome da Instituição e suborganizações Nome da disciplina Nome do professor e do monitor responsável Título e Tema da palestra Resumo da palestra Alunos e suas matrículas Turma Nome do(s) palestrante(s) e os dados correspondentes Data em que a palestra foi ministrada Local e ano de publicação

6 2.2 – Exemplo Universidade Federal Fluminense CTC - TCE - TEC Metodologia Científica Aplicada à Engenharia Professora: Maria Andréia de Jesus Sarmento Monitor(es): nome do(s) monitor(es) responsável(eis ) Relatório nº 01 Título da palestra Tema da Palestra Resumo da palestra: Resumo, sem escrever resumo da palestra ALUNO: Aluno 1 Mat.: xxx.xxx.xxx - xx Aluno xx Mat.: xxx.xxx.xxx - xx Aluno 6 Mat.: xxx.xxx.xxx - xx Turma YY Palestrante: Beltrano da Silva Escreva aqui os dados do palestrante Palestra ministrada em xx/yy/ww Niterói - RJ 2008 RELATÓRIO SEMANAL

7 2.3 - Falhas comuns Não dar destaque ao nome da Universidade, da disciplina, do professor e do monitor; Trocar título por tema; Não apresentar o resumo da palestra; Não apresentar os dados do palestrante ou não fazer a correspondência dos mesmos; Não colocar a data em que a palestra foi ministrada; Não colocar de forma clara e organizada todas as informações da capa.

8 Deve conter elementos essenciais para a aprovação do trabalho; Tais informações devem estar dispostas de forma clara e organizada. 3 – Folha de Aprovação

9 A descrição do tema A lista de elementos do relatório a serem avaliados Capa Corpo de relatório Bibliografia, Índice e/ou Sumário, Apêndice/Anexo Conteúdo Conclusão Linhas para observações O nome dos alunos com suas assinaturas Data de entrega Nota 3.1 – Elementos da Folha de Aprovação

10 (Descrição do tema) Capa: ___ Corpo do relatório: ___ Bibliografia, Índice e/ou Sumário, Apêndice/Anexo: ___ Conteúdo: ___ Conclusão: ___ Data de entrega: Preenchida pelo avaliador Nota total: ___ Obs: ( assinatura do aluno 1 )( assinatura do aluno 2 ) Fulano 1 Fulano –Exemplo

11 Deixar de descrever o tema ou repetir o que foi escrito no resumo Colocar linha abaixo da assinatura: assinatura do aluno Correto Fulano assinatura do aluno Indevido Fulano 3.3 – Falhas comuns

12 4 – Sumário Deve conter elementos essenciais do trabalho e suas respectivas páginas.

13 Inserir como elementos do sumário a capa, a folha de aprovação e o próprio sumário. 4.1 – Falhas comuns

14 Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. 5 – Introdução

15 No dia 03 de maio de 2007 diretor de/a/o XXXXXX, graduado pela XXXXXX, mestrado em XXXXXXX, pós-graduado em XXXXXX, ex- professor do(a) XXXXXXX (...) proferiu uma palestra sobre tema da palestra. O palestrante utilizou slides e anotações no quadro para ilustrar e exemplificar as idéias que estavam sendo expostas. 5.1 – Exemplo

16 Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método. 6 – Desenvolvimento

17 Caso se cite um nome de uma instituição ou pessoa, ou um termo extenso mais de uma vez, este deve ser escrito por extenso junto a abreviação entre parênteses na primeira vez e na próxima vez que for citado, use somente a abreviação Universidade Federal Fluminense ( UFF ) – 1ª vez. UFF – 2ª vez Dicas

18 Parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses; Deve-se colocar também questionamentos da forma que o tema foi abordado pelo palestrante e a avaliação de cada aluno, tanto do tema como da forma que foi exposta, fazendo críticas e/ou elogios; ATENÇÃO!!! A conclusão é altamente pessoal. Não é deve ser copiado do texto. 7 – Conclusão

19 8 – Referências Bibliográficas Conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual.

20 8.1- Exemplos Livros: RAMOS, Graciliano. Memórias do cárcere. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, v. 2, 244 p. Citação de Monografia: MEDEIROS, João Bosco. Alucinação e magia da arte: o ultimatum futurista de Almada Negreiros. São Paulo: Departamento de Letras, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, 1991.

21 Parte sem autoria especial ( capítulo de um livro ) ECO, Umberto. Come se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, Capítulo 4, O plano de trabalho e o fichamento. Periódico considerado em parte: Melhores e maiores. São Paulo: Abril, set p. Edição especial Exemplos

22 Artigo de revista – assinado ALCÂNTARA, Eurípedes. A redoma do atraso. Veja, São Paulo: Abril, ano 24, n°25, p , jun Artigo de jornal – assinado RIBEIRO, Efrém. Garimpeiros voltam a invadir área ianomani. Folha de S. Paulo, São Paulo, 18 jun. 1991, p Artigo de jornal não assinado CÓLERA cresce 1.700% na fronteira peruana. Folha de S. Paulo, São Paulo, 18 jun. 1991, p Exemplos

23 Dissertações e Teses PINTO, Dinah Sonia Renaut. Dos shopping centers. Dissertação (Mestrado em Direito)Departamento Jurídico da Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro: UGF, Bibliografia retirada em meio eletrônico: SILVA, M.M.L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov Seção Ponto de Vista. Disponível em: Acesso em: 28 nov Exemplos

24 9 – Glossário, Apêndice e Anexos Glossário Relação de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições. Apêndice Teto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. Anexo Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.

25 A linguagem dever ser utilizada em qualquer trabalho sendo clara, concisa (com períodos curtos), precisa, correta, coerente e simples. Não se pode ignorar a coesão, utilizando-se, para isso, palavras como entretanto, igualmente, assim, também, que direcionem o texto ou mantém um elo entre as partes que o compõem. Deve-se, ainda, usar linguagem técnica, esclarecendo-se os termos incomuns. Procure sempre utilizar linguagem impessoal, ou seja, verbos na 3a pessoa + se. Pode-se, ainda, elaborar a redação na 1ª pessoa do plural. 10 – Orientação do tipo de texto

26 Capa – 1,0 Corpo do relatório – 3,0 Desenvolvimento – 4,0 Conclusão – 2,0 Total – 10,0 11 – Valor dos Pontos do Relatório

27 12 – Agradecimentos Slide nº 10 - Modelo para Elaboração de Relatórios Didáticos (Universidade do Oeste de Santa Catarina)

28 13 – Dúvidas???

29 Recado Final aos Alunos Esperamos ter fornecido as dicas necessárias para sucesso de vocês nesta primeira parte da matéria. Boa sorte !!! Da coordenação e dos Monitores da Cadeira de Metodologia Cientifica Aplicada a Engenharia. 1º semestre / 2009

30 Avaliação Técnica 1 - O tema da palestra foi de seu interesse? 2 - O palestrante teve boa desenvoltura? 3 - O palestrante teve domínio sobre o tema exposto? O aluno deve atribuir notas de 1 a 10 para cada pergunta.


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