A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HUM Metodologia da Pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HUM Metodologia da Pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 HUM 103 - Metodologia da Pesquisa
Conhecimento: Popular x Científico. Prof. Édler Lins de Albuquerque

2 Conhecimento Científico x Popular
Todo conhecimento é científico? O que o distingue das outras formas? Como podem ser classificadas as diversas ciências ?

3 A busca pelo conhecimento...
De um modo geral, uma pesquisa nasce de uma necessidade de melhor conhecer o universo, ou parte deste. Questionamentos  Exigem respostas  Impulsionam as pesquisas Geram conhecimento científico

4 Conhecimento Científico x Popular
Evolução da agricultura ao longo dos séculos... Antiguidade: Camponês iletrado e sem outros conhecimentos... Sabe o momento da semeadura; Sabe a época da colheita; Sabe a necessidade de usar adubos; Conhece as providências para controle de pragas e ervas daninhas; Aprende que as monoculturas exaurem o solo. Conhecimento Científico ou Popular???

5 Conhecimento Científico x Popular
Evolução da agricultura ao longo dos séculos... Idade média: Sistema de cultivo em faixas. Revolução agrícola Sec. XVIII: Melhores arados, enxadas, máquinas em geral...; Cultura do nabo e trevo para revitalizar o solo.

6 Conhecimento Científico x Popular
Evolução da agricultura ao longo dos séculos... Dias atuais: Sementes selecionadas, adubos químicos, defensivos agrícolas, controle biológico de pragas, engenharia genética etc.

7 Conhecimento Científico x Popular
Na antiguidade: Conhecimento popular Conhecimento vulgar, superficial, baseado no “ouvir falar”; Transmissão de geração para geração; Educação informal; Puramente empírico e desprovido de maiores conhecimentos sobre solo, insetos e plantas. Outro exemplo caseiro... A arte de fazer um bom bolo...

8 Conhecimento Científico x Popular
Hoje: Conhecimento científico Transmissão por meio de treinamento apropriado; Obtido de modo racional; Conduzido por procedimentos científicos.

9 Conhecimento Científico x Popular
Conclusões iniciais: A ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e à verdade; Um mesmo fenômeno/objeto pode ser matéria de observação do cientista e do homem comum, o que os diferencia é a forma/rigor desta observação...

10 Conhecimento Científico
Uma definição: Marconi e Lakatos (2009): “O conhecimento científico visa explicar o porquê e como os fenômenos ocorrem na tentativa de evidenciar e entender os fatos”.

11 Conhecimento Científico
Ciência Uma definição: Conceito de Ander - Egg Marconi e Lakatos (2011): “Ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza.” “Ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza.”

12 Conhecimento Científico
Ciência Uma definição: Conceito de Trujillo Marconi e Lakatos (2011): “Ciência é um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação.”

13 Conhecimento Científico

14 Conhecimento Científico
A Ciência e o conhecimento científico... Conclusões: De um modo geral, apresenta-se a ciência (conhecimento científico) como um pensamento racional, objetivo, lógico e confiável, cuja particularidade é ser sistemático, aprox. exato e falível, ou seja, não final e definitivo, pois deve ser verificável, isto é submetido à experimentação para a comprovação de seus enunciados e hipóteses, procurando-se suas relações causais.

15 CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS
Classificação segundo MARCONI E LAKATOS (2011): Lógica FORMAIS Matemática CIÊNCIA Física NATURAIS Química Biologia AntropologiaCultural Direito FACTUAL Economia SOCIAIS Sociologia Política Psicologia Social

16 CARACTERÍSTICAS DAS CIÊNCIAS FACTUAIS O conhecimento científico é:
Segundo Bunge (1974) apud Marconi e Lakatos (2011): racional objetivo factual transcendente aos fatos analítico claro e preciso comunicável verificável dependente de investigação metódica sistemático acumulativo falível geral explicativo preditivo aberto útil O conhecimento científico é:

17 Fim!!


Carregar ppt "HUM Metodologia da Pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google