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INTELIGÊNCIA COMERCIAL DE PRODUTOS DE DEFESA Secretaria de Produtos de Defesa - SEPROD Núcleo de Promoção Comercial Priorização de Mercados para a Base.

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1 INTELIGÊNCIA COMERCIAL DE PRODUTOS DE DEFESA Secretaria de Produtos de Defesa - SEPROD Núcleo de Promoção Comercial Priorização de Mercados para a Base Industrial de Defesa – BID-Brasil

2 O PROBLEMA A demanda das Forças Armadas não é capaz de manter as Indústrias de Defesa

3 SOLUÇÕESSOLUÇÕES PRODUTO DUALEXPORTAÇÃO

4 Para ampliar as exportações temos que conhecer os nossos produtos e os mercados potenciais para cada um deles; e A Inteligência Comercial permite identificar os mercados potenciais. EXPORTAÇÃOEXPORTAÇÃO

5 PARCERIASPARCERIAS MRE Ligação com área externa Conhecimento área externa 120 Postos (adidos) ApexBrasil Expertise em Mercado Internacional Modelo de Pesquisa de mercado Acesso a Banco de Dados ECEME MD (Prom Comercial) ABIMDE Inteligência Outras Fontes Inteligência Outras Fontes

6 SISTEMA INTEGRADO DE INTELIGÊNCIA COMERCIAL DE PRODUTOS DE DEFESA

7 05/15

8 INTELIGÊNCIA COMERCIAL MRE ApexBrasil ECEME MD (Prom Comercial) ABIMDE Inteligência Outras Fontes Inteligência Outras Fontes POSTOS(Adidos)POSTOS(Adidos)POSTOS(Adidos)POSTOS(Adidos)POSTOS(Adidos)FONTESDEDADOSFONTESDEDADOSFONTESDEDADOS DECISORES Políticas de Exportação Estratégias de Exportação Missões ao Estrangeiro (MD/MRE) Setor Privado

9 PARCERIA COM APEX Ranqueamento dos Países

10 DIVERSIDADE DE PRODUTOS

11 MERCADO AMPLO

12 DEFINIÇÃO DOS PRODUTOS

13 PRODUTOS MD Observar o SISMICAT e a OTAN (NSN) 245 NCM 240 SH6 SH6 e NCM

14 SEGMENTOS Armas, Munições e Explosivos Plataforma NavalPlataforma TerrestrePlataforma Aeronáutica Partes para Plataforma Aeronáutica Máquinas e Eqtos. Elétricos e Eletrônicos Outros Produtos de Defesa

15 SEGMENTOS X EMPREGO Uso Dual Controle Defesa Ranking 1 Ranking 2 Ranking 3 Ranking 1 Ranking 2 Ranking 3 Ranking 1 Ranking 2 Ranking 3 Ranking 1 Ranking 2 Ranking 3 Ranking 1 Ranking 2 Ranking 3 Ranking 1 Ranking 2 Ranking 3 Ranking 1 Ranking 2 Ranking 3

16 DEFINIÇÃO DOS PAÍSES

17 IMPORTAÇÃO - DINAMISMO E TENDÊNCIA Critérios de Importação Baixo (B) Médio/ Baixo (MB) Médio/ Alto (MA) Alto (A) Alto Destaque (AD) Em Decadência (ED) ED / BED / MBED / MAED / AED / AD Baixo Dinamismo (BD) BD / BBD / MBBD / MABD / ABD / AD Intermediário (I) I / BI / MBI / MAI / AI / AD Dinâmico (D) D / BD / MBD / MAD / AD / AD Muito Dinâmico (MD) MD / BMD / MBMD / MAMD / AMD / AD Fonte: César Ciuffo, ApexBrasil

18 PAÍSES SELECIONADOS POR VERTICAIS Observação: Total de 114 países, levando-se em consideração o volume das importações dos produtos selecionados e o dinamismo das economias entre os anos de Fonte: César Ciuffo, ApexBrasil

19 DEFINIÇÃO DAS VARIÁVEIS

20 O MERCADO Mercado RegulaçõesConcorrência Alianças, Fusões e Aquisições Canais de Distribuição Diferenças Culturais... Fornecedores Locais Perfil, hábitos e tendências do Cliente Propensão a substituição Produtos Substitutos Barreiras Tarifárias e Não Tarifárias Tamanho Real e Potencial do Mercado Tendências Fonte: César Ciuffo, ApexBrasil

21 Percepção do Mercado Ambiente de Negócios Facilidade de Pagamento Procedimentos Adequação do Produto Barreiras Não Tarifárias... Percepção do Mercado Ambiente de Negócios Facilidade de Pagamento Procedimentos Adequação do Produto Barreiras Não Tarifárias... Variáveis Qualitativas Fonte: César Ciuffo, ApexBrasil

22 VARIÁVEIS DE ESTUDO

23 Volume e Crescimento COMEX Importação do mercado em 2012 (US$) Variação das importações do setor (US$) Crescimento das importações do setor (%) Exportação brasileira do setor em 2012 (US$)

24 Análise da Concorrência Principal Concorrente Crescimento das exp. do principal concorrente (%) Taxa média anual de crescimento das exp. do mercado-alvo (%) Participação do principal concorrente em 2012 (%)

25 Desempenho Macroeconômico Taxa média anual de crescimento do PIB (%) Crescimento previsto (%) Formação Bruta de Capital Fixo (FBKF) em 2012 (US$) – Investimento e Confiança do Empresariado Índice de GINI – Concentração de Riqueza

26 Análise Setorial Despesas governo com defesa 2013 (em Milhões de US$) Contingente Militar da Ativa 2013 (% da População) Índice de Conflitos do País 2013 Reservas de petróleo (bilhões barris, 2013) Reservas de gás (trilhões de pés cúbicos, 2013) Exportação de Recursos Naturais 2012 Produção eletricidade 2011 (em Bn KWh) Embaixada e Consulados no País 2014 (MRE) Aditância Militar 2014 (MD) Tratados Bilaterais na Área de Defesa 2014 (Aprovados ou Em trâmite - MRE)

27 Acesso a Mercados Tarifa Média (Brasil X Concorrente) Índice de Performance Logística Distância em KM

28 FONTES DE DADOS

29 Índice de Paz Global 2014 Fonte: César Ciuffo, ApexBrasil

30 Índice de Terrorismo 2012 Fonte: César Ciuffo, ApexBrasil

31 Índice de Conflitos 2013 Fonte: César Ciuffo, ApexBrasil

32 RESULTADOSRESULTADOS

33 Armas, Munições e Explosivos - Defesa

34

35 MERCADOS PRIORITÁRIOS - BID BRASIL Dados Ilustrativos

36 SITUAÇÃOSITUAÇÃO

37 SITUAÇÃOSITUAÇÃO 1)Aquisição de Ferramenta de Business Intelligence (BI) 2)Elaboração de Catálogo de Empresas e Produtos de Defesa 3)Organização de Missões de Mapeamento Comercial

38 Secretaria de Produtos de Defesa Núcleo de Promoção Comercial (61)


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