A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Profª Jaqueline Leite- Esp. GESTÃO ESTRATÉGICA INTENÇÕES ESTRATÉGICAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Profª Jaqueline Leite- Esp. GESTÃO ESTRATÉGICA INTENÇÕES ESTRATÉGICAS."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Profª Jaqueline Leite- Esp. GESTÃO ESTRATÉGICA INTENÇÕES ESTRATÉGICAS

2 INTENÇÕES ESTRATÉGICAS Processo consiste no estabelecimento das “pedras fundamentais” sobre as quais uma empresa se encontra organizada, tais como: Qual é o negócio da organização? Qual a razão de existir da organização? Quais os caminhos que a organização espera trilhar no futuro para sobreviver num mundo altamente globalizado e competitivo?

3 EM QUE CONSITE A INTENÇÃO ESTRATÉGICA A intenção estratégica serve para conciliar fim e meios organizacionais para o alcance de um desempenho superior, bem como outros resultados organizacionais. No livro Competindo Pelo Futuro Hamel e Prahalad (1995) estabelecem que a intenção estratégica se estrutura a partir de um sonho envolvente e ambicioso que serve de plataforma para a energia emocional e intelectual necessária ao futuro da organização.

4 EM QUE CONSITE A INTENÇÃO ESTRATÉGICA A intenção estratégica dá corpo ao desejo de obtenção da posição de liderança e estabelece o critério que a organização deverá usar nesse processo. É um processo de gestão ativa que incluí:  Focar a atenção organizacional na essência da vitória;  Motivar as pessoas, através da comunicação da importância e valor dos objetivos e alvos a atingir;  Deixar espaço para as contribuições individuais, fundamentando o entusiasmo;  Usar a intenção estratégica de forma consciente, para guiar a aplicação de recursos.

5 FUNÇÃO DA INTENÇÃO ESTRATÉGICA A intenção estratégica tem por função prover:  Senso de direção: ponto de vista para posicionamento estratégico futuro;  Senso de descoberta: diferenciação no que tange a um ponto de vista sobre a competitividade da organização para o futuro, inclusive para todos os indivíduos na organização;  Senso de destino: faceta emocional, para que o funcionário perceba um futuro que vale a pena.

6 OBJETIVOS DA INTENÇÃO ESTRATÉGICA “Para competidores inteligentes, o objetivo não é imitação competitiva, mas inovação competitiva, a arte de controlar riscos competitivos dentro de proporções gerenciáveis” (HAMEL; PRAHALAD, 1989). Algumas ações nesse sentido são listadas abaixo:  Estabelecer uma posição desejada em relação ao mercado;  Focalizar a organização na essência de vencer;  Cultivar a ambição da organização em relação à posição desejada;  Motivar os membros da organização comunicando o valor do objetivo organizacional;

7 OBJETIVOS DA INTENÇÃO ESTRATÉGICA CONTINUAÇÃO:  Deixar espaços para contribuições individuais e de grupo;  Sustentar o entusiasmo provendo novos meios de ação conforme as contingências;  Utilizar a intenção estratégica na alocação de recursos.

8 CARACTERÍSTICAS DA INTENÇÃO ESTRATÉGICA As principais características da intenção estratégica são as seguintes:  É estável ao longo do tempo;  Apresenta um alvo que merece comprometimento e esforço pessoal;  Tem um propósito cuja a essência é vencer;  O propósito precisa estar sempre relacionado a um futuro ambicioso e possivelmente atrelado à derrota de um adversário (organização concorrente).

9 NEGÓCIO  A definição do negócio envolve a explicitação do âmbito de atuação da empresa com foco nas suas competências fundamentais.  Para Ansoff e McDonnell (1999), o Negócio de uma organização reflete os elos comuns que dão coerência a um caráter especial à empresa e, ao mesmo tempo, criam uma fronteira em torno de suas ambições de expansão e diversificação.

10 NEGÓCIO  O negócio de uma empresa pode ser definido de uma forma restrita apenas aos bens produzidos e/ou serviços prestados pela organização;  É recomendável evitar-se esta forma restrita, e muitas vezes, até simplista demais, pois isto pode limitar a percepção de oportunidades e ameaças à empresa.

11 NEGÓCIO  O desejável é que a definição de negócio da organização explicite o beneficio que a empresa pretende oferecer aos seus clientes.  Nesta definição ampla de Negócio, o produto e/ou serviço passam a ser um dos meios de satisfazer os desejos e necessidades do mercado.

12 NEGÓCIO NEGÓCIO: o que a organização se propõe a fazer. “Conceito Restrito” versus “Conceito Amplo” Exemplos: Xerox: De “fazer copiadoras” para “aumentar a produtividade de escritório.” Standar Oil: De “vender gasolina” para “fornecer energia.” Columbia Pictures: “de “fazer filmes” para “comercializar Entretenimento. Revlon: De “vender cosméticos” para “oferecer beleza.”

13 Evolução da Definição de Negócio: IBM Início da década de 50: computadores. Final da década de 50: processamento de dados. Inicio da década de 60: manipulação de informações. Final da década de 60: solução de problemas de processamento de dados. Inicio da década de 70: minimização de riscos.

14 Evolução da Definição de Negócio: IBM Final da década de 70: desenvolvimento de alternativas. Década de 80: otimização de negócios. Década de 90: desenvolvimento de novos negócios das empresas. 2000: Oferecer soluções criativas e inovadoras para as necessidades de informação dos clientes.

15 ATIVIDADES 1-Em que consiste a Intenção Estratégica? 2-Qual a função da Intenção Estratégica? 3-Quais os objetivos da Intenção Estratégica? 4-Quais as principais características da intenção estratégica ? 5-Defina com suas palavras o que vem a ser “o negócio organizacional”.

16 Einstein “Em situações de crise não se usa o conhecimento mas sim a criatividade”.


Carregar ppt "CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Profª Jaqueline Leite- Esp. GESTÃO ESTRATÉGICA INTENÇÕES ESTRATÉGICAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google