A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Turismo & Meio Ambiente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Turismo & Meio Ambiente"— Transcrição da apresentação:

1 Turismo & Meio Ambiente

2 Ecologia: conceitos e temas
Estudo das relações que existem entre todos os componentes do meio ambiente, incluindo as interações entre os organismos vivos e os elementos não-vivos, tais como a fauna e o clima de uma região.

3 ECOLOGIA X ECONOMIA Eco = CASA Logia = ESTUDO Nomia = ADMINISTRAÇÃO
Ecologia: conceitos e temas ECOLOGIA X ECONOMIA Eco = CASA Logia = ESTUDO Nomia = ADMINISTRAÇÃO Quem deveria estar em primeiro lugar ?

4 Ecologia: conceitos e temas
ECOSSISTEMA Descrição de todos os componentes de uma área específica, incluindo os Componentes vivos (organismos ) e os fatores não vivos (ar, solo e água), além das interações que existem entre todos esses componentes. Essas interações proporcionam uma diversidade relativamente estável de organismos e envolvem uma contínua reciclagem entre os componentes.

5 HABITAT Lugar onde um organismo vive. Ele tem de atender as necessidades da espécie para sobrevivência, incluindo alimento e água suficientes, temperatura adequada, luz solar suficiente etc.

6 Ecologia: conceitos e temas
BIOMAS As regiões da terra estão divididas em grandes ecossistemas, cada um com determinadas combinações de clima, geologia e grupos de organismos relativamente estáveis. Os dois fatores mais importantes que determinam os tipos de plantas e animais encontrados em cada um dos biomas são a temperatura e a pluviosidade.

7 Ecologia: conceitos e temas
BIOMAS Etimologicamente Tundra deriva da palavra finlandesa Tunturia, que significa planície sem árvores. É o bioma mais frio da Terra. Alguns cientistas consideram existir dois tipos de tundras: Tundra Ártica e Tundra Alpina. A principal diferença entre elas é a razão pela qual são tão frias. A primeira é pela sua localização geográfica, mais concretamente pela latitude, enquanto que a segunda é devido ao fato de encontrar-se em elevadas altitudes. Também a capacidade de drenagem do solo é diferente, sendo maior na Tundra Alpina. No entanto, visualmente são semelhantes.

8 Ecologia: conceitos e temas
BIOMAS

9 Ecologia: conceitos e temas
BIOMAS

10 Ecologia: conceitos e temas
BIOMAS A Tundra Ártica surge ao norte do Círculo Polar Ártico, entre os 60º e os 75º de latitude Norte, e estende-se pela Escandinávia, Sibéria, Alasca, Canadá e Groenlândia. Recebe pouca luminosidade solar e pouca chuva, apresentando um clima polar, frio e seco. O solo permanece gelado e coberto de neve durante a maior parte do ano.

11 Ecologia: conceitos e temas
BIOMAS Apresenta Invernos muito longos e rigorosos, com uma duração do dia muito curta, não excedendo a temperatura os - 6ºC (temperatura média entre os -28ºC e os -34ºC). Durante as longas horas de escuridão a neve que vai caindo acumula-se, devido aos fortes ventos, nas regiões mais baixas, obrigando os animais a permanecerem junto ao solo e apenas a procurar comida para se manterem quentes. As quantidades de precipitação são muito pequenas, entre 15 e 25 cm, incluindo a neve derretida. Apesar da precipitação ser pequena, a Tundra apresenta um aspecto úmido e encharcado, em virtude da evaporação ser muito lenta e da fraca drenagem do solo causada pelo permafrost.

12 Ecologia: conceitos e temas
BIOMAS

13 Ecologia: conceitos e temas
BIOMAS DESERTOS Porções continentais onde as chuvas são escassas e as temperaturas são extremas (o conceito é extensivo as regiões frias), propiciando formações vegetais restritas e adaptadas, apresentando também ocorrência de processos erosivos intensos, geralmente intensificados pela ação dos ventos.

14 Ecologia: conceitos e temas
BIOMAS DESERTOS Os Desertos podem constar de partes distintas, predominando áreas cobertas de areia (“erg”) ou áreas rochosas, às vezes sob fina espessura de sedimentos (“hammada”). Os desertos podem apresentar Oásis.

15 Ecologia: conceitos e temas
Deserto de Pedra (Hammada)

16 Ecologia: conceitos e temas
Deserto de Areia (erg)

17 Ecologia: conceitos e temas
O Oásis de Siuá localiza-se no Egito, no deserto da Líbia, a 560 quilômetros a oeste do Cairo e a 300 quilômetros a sul do porto de Marsa Matruh. Possui uma extensão de 80 quilômetros de comprimento (de oeste a leste) e entre a 10 e 30 quilômetros de largura (de norte a sul).

18 Baixa umidade relativa do ar Densidade Demográfica reduzida
Ecologia: conceitos e temas BIOMAS DESERTOS Baixa Pluviosidade Baixa umidade relativa do ar Densidade Demográfica reduzida Amplitude Térmica diária elevada Área Anecúmena Baixa diversidade biológica

19 Ecologia: conceitos e temas

20 Vegetação rasteira, arbustos e árvores espaçadas
Ecologia: conceitos e temas BIOMAS SAVANA Vegetação rasteira, arbustos e árvores espaçadas Estação chuvosa e seca bem definida Árvores com raízes longas e tuberosas Vegetação Paleoclimática Solo Ácido (Brasil) necessidade de trabalho edáfico Vegetação Caducifólia Geófita

21 Ecologia: conceitos e temas
Savana


Carregar ppt "Turismo & Meio Ambiente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google