A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma visão sócio-espacial para o planejamento das redes de distribuição de energia elétrica I Encontro Nacional sobre Geoprocessamento no Setor Elétrico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma visão sócio-espacial para o planejamento das redes de distribuição de energia elétrica I Encontro Nacional sobre Geoprocessamento no Setor Elétrico."— Transcrição da apresentação:

1 Uma visão sócio-espacial para o planejamento das redes de distribuição de energia elétrica I Encontro Nacional sobre Geoprocessamento no Setor Elétrico. M.Sc. Adriana Lannes Souza Brasília-DF: Dezembro / 2006

2 Uma visão sócio-espacial para o planejamento das redes de distribuição de energia elétrica ► Trabalho apresentado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília – UNB, dezembro de ► Objetivo: A partir da análise integrada de variáveis sócio-espaciais, por meio de um SIG, indicar municípios prioritários para a expansão das redes de distribuição de energia elétrica, privilegiando-se o ponto de vista social. Tomando como referencial empírico a atuação da CEMIG em Minas Gerais. ► Programa de Universalização. ► Apresentação da Metodologia utilizada para a análise das variáveis.

3 DEFINIÇÃO DAS VARIÁVEIS ► Seleção e espacialização de 14 variáveis sócio-espaciais para compor o trabalho a partir de informações do CENSO 2000, PNUD 2002, IBGE (mapas vetoriais 1: ), CEMIG 2004 (redes). 1. Densidade demográfica 2. Número de Domicílios sem energia elétrica 3. Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDHM 4. Índice de Atendimento(Ia): 5. Densidade de Rodovias 6. Densidade de Redes de Distribuição 7. Renda per Capita 8. População Rural e Urbana 9. Número Total de Domicílios por município 10. População Total 11. Declividade em Graus 12. MNT – Modelo Numérico de Terreno 13. NDVI – Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (CBERS, 2004)

4 Avaliação/Integração das Variáveis ► Por meio de aplicação de técnicas de geoprocessamento, foram avaliadas 13 variáveis sócio- espaciais ► Componentes Principais – grau de correlação (ENVI Eliminou da análise 2 variáveis (população urbana e total de domicílios). ► Classificador Isodata (algoritmo de classificação digital não supervisionada - ENVI) Não gerou resultados positivos. Não gerou resultados positivos. ► - Matriz de decisão (IDRISI) - Técnica AHP (Processo de Análise Hierárquica) diante de variadas alternativas, adotar o critério da racionalidade baseada no conhecimento consistente, onde são preconizadas as seguintes etapas: 1. Definição do problema; 2. Busca de alternativas e determinação de critérios de avaliação (diferentes variáveis); 3. Avaliação das alternativas; e 4. Seleção da(s) alternativa (s) mais desejável (is) ► Foram selecionadas as 5 variáveis sócio-espaciais mais importantes na composição do modelo para indicar áreas prioritárias a expansão das redes de distribuição de energia elétrica. ► Densidade de Rede, Domicílios sem energia elétrica, Índice de Atendimento, IDH-M e População Rural

5 VARIÁVEIS SELECIONADAS

6

7 ANÁLISE E RESULTADOS ► Definidas as 5 variáveis importantes para gerar o modelo, essas foram reclassificadas e integradas por meio da expressão matemática: [ (grid da variável a) X (peso da variável a) + (grid da variável b) X (peso da variável b)....] [ (grid da variável a) X (peso da variável a) + (grid da variável b) X (peso da variável b)....] ► Modelo resultante com os municípios prioritários para a expansão das redes de distribuição de energia elétrica sob uma ótica social.

8 ANÁLISE E RESULTADOS (cont.)

9

10 PRINCIPAIS RESULTADOS ► De acordo com o novo modelo indicativo de municípios prioritários para a expansão das rede de distribuição de energia elétrica, um total de 101 foram identificados por suas características sócio- espaciais. ► Por meio e um SIG é possível realizar uma análise sócio-espacial e elaborar uma metodologia para o planejamento das rede de distribuição. ► Ferramenta que pode ser utilizada no apoio à políticas de planejamento do Setor Elétrico

11 FIM Obrigada. Fonte: Nacional Aeronautics and Space Administration (EUA) – NASA 2003.


Carregar ppt "Uma visão sócio-espacial para o planejamento das redes de distribuição de energia elétrica I Encontro Nacional sobre Geoprocessamento no Setor Elétrico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google