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Administração esportiva A administrar é gerir organizações (e em última instância, um mercado e seus clientes) em busca de resultados (superando os obstáculos.

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2 Administração esportiva A administrar é gerir organizações (e em última instância, um mercado e seus clientes) em busca de resultados (superando os obstáculos inerentes). Administração esportiva é o processo de gestão de estruturas, que objetiva as conquistas no âmbito desportivo (competições) e, de forma correlata, ao sucesso comercial do empreendimento junto ao mercado A característica mais fundamental na administração de uma organização ligada ao esporte é a necessidade (quase imperativa) de resultados a curto prazo Vitória 1

3 Planejamento de marketing no esporte Muitos operadores do esporte entram no mercado sem planos formais de ação Razões para não planejar: Ausência de tempo - administradores muito ocupados para planejar Pensar pequeno - só as grandes corporações necessitam de planejamento Auto-suficiência - as coisas sempre deram certo sem planejamento Benefícios do Planejamento: Estimulo a pensar adiante de forma sistemática Força o refinamento de objetivos e políticas Leva a uma melhor coordenação de esforços Fornece padrões mais claros de desempenho Ajuda a prever mudanças ambientais Possibilita uma reação rápida às mudanças 1

4 Uma ação de sucesso - COI No início da década de 70, a decadência do Movimento Olímpico Internacional era evidente: ao atentado terrorista de Munique (72), seguiram-se insolvência financeira em Montreal (76), o boicote em Moscou (80), o doping que rondava as competições mundiais... A revitalização do COI obedeceu a um eficiente planejamento de marketing, pautado em três pontos principais: Independência financeira Afirmação de uma agenda Unidade conceitual e prática 1

5 Tipos de planejamento de marketing Os operadores de mercado (empresas) geralmente desenvolvem três tipos de planos -cada um deles atendendo a uma finalidade específica: Plano Anual : descreve a situação corrente do mercado, os objetivos da empresa, a estratégia de marketing para um período anual, nem como seus programas de ação, orçamentos e controles Plano de Longo Prazo : descreve os principais fatores e forças que poderão afetar a organização nos anos seguintes. Estabelece os objetivos de longo prazo, as principais estratégias de marketing a serem usadas para atingi-los e os recursos necessários Plano Estratégico : adapta a empresa a fim de que ela explore as oportunidades do ambiente em mudança constante, em contraste com os planos anuais e de longo prazo, que tratam apenas dos negócios atuais e de sua manutenção 1

6 Porque planejar a estratégia ? Para definir um plano de ação geral de um empreendimento, que o leve a sobrevivência e ao crescimento contínuo, oferecendo uma visão de futuro, que indique a correta direção a ser seguida no presente Estratégia Ciência e arte do emprego de forças numa guerra Conjunto de regras de tomada de decisão para orientação do comportamento de uma organização 1

7 Planejamento estratégico 1 “... é um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas” (Peter Drucker) Etapas necessárias: 1) Definição do negócio, missão e visão 2) Análise de ambiente interno e externo 3) Formulação de estratégias 4) Implementação de projetos e controles

8 Uma visão global do processo A partir da visão e missão do negócio pode-se estabelecer ações que serão implementadas, analisadas e acompanhadas visando atingir os objetivos e metas estipulados. Para isso, elabora-se uma estratégia. O plano de negócios do empreendimento deve contemplar de forma objetiva essa formulação estratégica prévia 1

9 Definição do negócio, missão e visão 1 Na definição do que é o negócio, muitas empresas têm a tendência de encontrar a resposta no produto ou no serviço da organização –o que pode levar a uma missão míope do que realmente é o negócio O mais correto seria analisar os benefícios resultantes da presença do produto ou do serviço no mercado em que atua a empresa A declaração de missão deve refletir a razão de ser da empresa, geralmente é uma declaração curta, que destaca as atividades da empresa, já a visão da empresa é a definição de onde a empresa quer estar em um determinado período de tempo. Estas três etapas são fundamentais para o processo de definição do planejamento estratégico

10 Definindo a missão É o sonho de longo prazo ; uma ambição que nem sempre será atingida. Pode parecer fora de propósito, mas o objetivo é justamente que a missão esteja sempre um pouco fora de alcance. A perseguição desse sonho é o que deve manter a empresa viva e, por isso, deve estar bem definida no processo de planejamento do negócio A declaração da missão é mais do que a direção em que a empresa pretende seguir; encerra, em verdade, um quadro do que a empresa deseja ser no futuro 1

11 Definindo a missão 1 “Mudar o mundo através da tecnologia” “Desenvolver o esporte, sensibilizar o mundo, construir um futuro melhor”

12 Definindo a visão A visão deve refletir a razão de ser da empresa, seu propósito e sua vocação. Deve trazer, ainda, embutida uma carga de crenças, valores, ambições, ideais e motivações. A visão é aquilo que se quer que a empresa seja. Deve ser desafiadora, mas atingível. Uma declaração de visão bem feita deve deixar claro qual é o negócio em que atua e que existe uma estratégia definida para atingir os objetivos propostos 1

13 Definindo a visão 1 Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável The adidas vision is to be the best sports brand in the world. We strive to be the global leader in the sporting goods industry with sports brands built on a passion for competition and a sporting lifestyle. Our strategy is simple: continuously strengthen our brands and products to improve our competitive position and financial performance. More Sports, More Athletes

14 Não confunda a missão com a visão Missão e visão não são declarações sem importância. Devem estar sintonizadas com o planejamento e são verdadeiros guias para o negócio. São ingredientes de paixão combinado com razão. Logo, não devem ser pensadas superficialmente, ou só por que é algo que "todo mundo faz" e que "os investidores gostariam de ver”. A missão é o que se sonha, enquanto a visão identifica o negócio; A missão diz para onde vamos; a visão diz onde estamos; A missão é o "passaporte" para o futuro; a visão é a "carteira de identidade" do negócio A missão energiza o empreendimento; a visão dá rumo ao mesmo; A missão é inspiradora; a visão motivadora. 1

15 Como definir a missão ? Uma organização existe para realizar alguma coisa. Para poder fazer isso, deve ter seus ideais definidos claramente (ainda que de forma subjetiva): Qual é o nosso negócio ? Quem é o nosso cliente ? O que os nossos clientes valorizam ? Qual será o nosso negócio no futuro ? Como deveria ser o nosso negócio ? As missões são sempre melhores quando orientadas por uma visão, um “sonho quase impossível”, devendo indicar a direção da empresa para décadas adiante 1

16 Aspectos importantes na definição da visão Devem ser idealistas, sem abandonar a realidade (nem muito amplas, nem muito restritas) Devem ser específicas, mas não redutoras (evitando generalizações e contradições) Devem ser flexíveis o suficiente para adaptar-se ao ambiente do mercado Devem estar aptas a se atualizar conforme a necessidade Devem estar centradas na sua competência característica –evitando, assim, fugir do seu foco de interesse (expertise) principal Devem ser motivadoras -de forma a transmitir para funcionários e clientes que seu trabalho é significativo e contribui para a vida das pessoas 1

17 No mundo das idéias... 1


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