A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes UD09 Assessor Pessoal de Formação 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes UD09 Assessor Pessoal de Formação 1."— Transcrição da apresentação:

1

2 Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes UD09 Assessor Pessoal de Formação 1

3 Curso Preliminar atualização: ago./ papel do APF: É contribuir de forma significativa para a formação de adultos que atuem como dirigente e/ou escotista. O APF ter como meta que o seu assessorado complete o nível de formação adequado ao pleno desempenho da função que exerce ou do cargo que ocupa.

4 UD09 Assessor Pessoal de Formação Curso Preliminar atualização: ago./ papel do APF: b. Supervisionar a participação do assessorado no processo de formação. c. Orientar sua participação em atividades que complementem a capacitação, adequando ao perfil previsto. a. Avaliar a experiência e capacitação que assessorado já possui, que contribua para a função a ser exercida. O trabalho de acompanhamento realizado pelo Assessor Pessoal de Formação consiste em:

5 UD09 Assessor Pessoal de Formação Curso Preliminar atualização: ago./ papel do APF: f. Homologar a emissão de certificado de nível Básico e Avançado, quando alcançado pelo assessorado. g. Incentivar o assessorado a prosseguir em sua formação. e. Realizar ações para que seu assessorado adquira a formação para o pleno cumprimento das tarefas inerentes ao seu cargo ou função. d. Realizar ações de supervisão e acompanhamento durante o desempenho do adulto no exercício normal de suas atribuições.

6 UD09 Assessor Pessoal de Formação Curso Preliminar atualização: ago./ Definição do APF: O APF é o adulto designado pela diretoria que fez a captação, para acompanhar, orientar e apoiar o processo de formação de um escotista ou dirigente. A relação do APF com o adulto voluntário tem o objetivo de estimular a prática de atividades específicas, para desenvolver habilidades e competências, para um contínuo aperfeiçoamento e aumento da autoconfiança, de maneira a contribuir com a proposta do Movimento Escoteiro É fundamental que a escolha do APF seja em comum acordo entre o escotista/dirigente e o diretor do órgão que irá atuar

7 UD09 Assessor Pessoal de Formação Curso Preliminar atualização: ago./ O perfil do APF: b. Confiança: alguém com quem o assessorado possa absolutamente contar. O assessor pratica o que diz e o assessorado pode confiar nele para falar a verdade. c. Congruência: o assessor ideal vive verdadeiramente seus valores. Suas ações estão alinhadas com aquilo que diz ser importante para ele. a. Comprometimento: uma pessoa interessada em fazer seu assessorado absorver a mesma paixão que norteia sua própria atuação como voluntário em prol da proposta do Movimento Escoteiro. O perfil do APF é essencial para uma atuação bem sucedida. No desempenho de sua função, é preciso haver:

8 UD09 Assessor Pessoal de Formação Curso Preliminar atualização: ago./ papel do APF: f. Entusiasmo: o APF deve entusiasmar e motivar o assessorado no alcance dos seus objetivos. e. Generosidade: a generosidade aplicada pelo APF, tanto para aos outros quanto a ele mesmo, é fundamental na relação assessor e assessorado d. o assessor deve estar aberto a novas ideias e ao feedback do seu assessorado, pois as condições alteram-se constantemente, e ele mesmo pode criar suas melhores maneiras. O APF deve saber escutar e garantir a melhor maneira para atingir os resultados desejados.

9 UD09 Assessor Pessoal de Formação Curso Preliminar atualização: ago./ requisitos do APF: b. Ter maior conhecimento e vivência do Movimento Escoteiro, na mesma linha em que o adulto captado irá atuar. c. Possuir nível cultural compatível com o do adulto a quem assessora a. Atuar na mesma estrutura em que o adulto captado irá atuar, ou tão próximo quanto possível a ela; idealmente deve ser o adulto a quem o captado irá se reportar. Além de possuir o perfil desejado, o APF deve atender idealmente aos seguintes requisitos:

10 UD09 Assessor Pessoal de Formação Curso Preliminar atualização: ago./ requisitos do APF: f. Buscar a atualização permanente da sua própria formação. e. Possuir Nível Básico de Formação na mesma linha que o assessorado. d. Ter maior experiência de vida e maturidade. Um APF precisa acreditar no Sistema de Formação e ter a habilidade de orientar e apoiar outros adultos. Precisa também ser um bom ouvinte, ser bem organizado e capaz de dar um retorno construtivo. Os assessorados precisam sentir-se confortáveis e ser capazes de aprender com o APF.

11 UD09 Assessor Pessoal de Formação Curso Preliminar atualização: ago./ avaliação:

12 UD09 Assessor Pessoal de Formação Curso Preliminar atualização: ago./ descubra mais: 11 Ambos disponíveis no site da UEB


Carregar ppt "Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes UD09 Assessor Pessoal de Formação 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google