A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como contribuir para a melhoria da gestão das Instituições de Ensino Superior (IES) Abril/2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como contribuir para a melhoria da gestão das Instituições de Ensino Superior (IES) Abril/2008."— Transcrição da apresentação:

1 Como contribuir para a melhoria da gestão das Instituições de Ensino Superior (IES) Abril/2008

2 Grupo de Excelência – Gestão das IES Missão “Conhecer, consolidar e disseminar as melhores práticas de gestão aplicáveis às instituições de ensino superior, tendo como Referência Principal do Modelo de Excelência da Gestão norteador do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ)”.

3 Grupo de Excelência – Gestão das IES Objetivo “É objetivo do GE/GIES do CRA-SP ser reconhecido pelas IES, que buscam patamares elevados de desempenho, como um grupo que oferece conhecimentos úteis para a sua gestão em todas suas dimensões ou áreas”

4 Será que? As IES possuem práticas de governança que conduzam à: transparência/prestação de contas, equidade e comportamento ético?

5 Será que? As IES têm definidos valores e princípios organizacionais (missão, visão, etc) voltados para a promoção da excelência, à criação de valor para todas as partes interessadas e ao desenvolvimento sustentável?

6 Será que? As IES têm padrões de trabalho, para nortear suas práticas de gestão? Existem controles da aplicação dos padrões de trabalho estabelecidos? Existem práticas de aprendizado (avaliação e melhoria dos padrões de trabalho existentes)?

7 Será que? As IES sabem como definir indicadores para avaliação da implementação das estratégias, definir metas de curto e longo prazos e definir os respectivos planos de ação?

8 Será que? As IES sabem quem são seus clientes-alvo e suas respectivas necessidades e desejos?

9 Será que? As IES têm canais adequados para receber manifestações (reclamações, sugestões, solicitações) dos clientes? Será que existem práticas adequadas para tratamentos dessas manifestações?

10 Será que? As IES contam com práticas e sistemas destinados a fornecer informações necessárias, seguras e confiáveis para as pessoas poderem realizar suas operações diárias, tomar decisões e acompanhar os progressos dos planos de ação?

11 Será que? As IES buscam informações comparativas para: comparar desempenho(resultados) e melhorar produtos e processos?

12 Será que? As IES têm formas de organização do trabalho voltadas para o alto desempenho? As formas de remuneração e reconhecimento estão atreladas a desempenho?

13 Será que? As IES sabem identificar os processos de agregação de valor? Sabem, também, identificar os requisitos de tais processos? Sabem projetar os processos para atender os requisitos identificados? Têm práticas de controle para verificar o atendimento dos requisitos? Têm práticas para analisar e melhorar os processos?

14 Será que? As IES sabem determinar os requisitos de desempenho econômico financeiro da organização, tendo em vista a sustentabilidade econômica do negócio?

15 Será que? As IES medem e avaliam seus resultados: (a)econômico-financeiros; (b) relativos aos clientes e ao mercado; (c)relativos à sociedade; (d) relativos às pessoas; (e) dos processos principais do negócio e dos processos de apoio e (f) relativos aos fornecedores?

16 Atividade em grupos Escolher dentre as 23(doze) práticas de gestão elencadas aquelas 5(cinco) que representam lacunas mais proeminentes da gestão das IES e que mereçam, por isso, tratamento prioritário do GE/GIES Duração: 30 minutos

17 Participação/Propostas Participação no GE/GIES Propostas de palestras/seminários/estudos de casos Enviar CV ou propostas para:

18 Obrigado !!! GE_GIES/CRA-SP Abril/2008


Carregar ppt "Como contribuir para a melhoria da gestão das Instituições de Ensino Superior (IES) Abril/2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google