A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Punção Subdural. 2 Introdução zManobra invasiva realizada com intuito de se retirar liquor ou intervir diante de complicações das doenças infecciosas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Punção Subdural. 2 Introdução zManobra invasiva realizada com intuito de se retirar liquor ou intervir diante de complicações das doenças infecciosas."— Transcrição da apresentação:

1 Punção Subdural

2 2 Introdução zManobra invasiva realizada com intuito de se retirar liquor ou intervir diante de complicações das doenças infecciosas do SNC (coleções subdurais). zÉ necessário que a fontanela esteja aberta para realização desse procedimento. zNão é um local tradicional de coleta de liquor e, atualmente, não é aplicada antes que seja feita uma ultra-sonografia.

3 3 Punção Subdural zagulha20;11/2 polegada zlidocaína 1% zsolução de povidine 10% z seringa de 3 ml e agulhas para anestesia z luvas estéreis z campos cirúrgicos z tubos para coleta de exames Materia l

4 4 Punção Subdural Técnica zPosição supina com a cabeça imobilizada. zObrigatoriamente realizar a assepsia do couro cabeludo.

5 5 Punção Subdural z O ponto escolhido é o ângulo lateral da fontanela anterior, a 1 – 2 cm na linha mediana. Técnica

6 6 Punção Subdural z A agulha é inserida perpendicularmente e avançada cuidadosamente com pequenas progressões (1 – 2 mm). Técnica

7 7 Punção Subdural z O operador deve manter controle sobre a agulha permanentemente, utilizando as duas mãos : o polegar e o indicador estabilizam a agulha no couro cabeludo, enquanto a outra mão progride com a manobra. Técnica

8 8 Punção Subdural Técnica zA ultrapassagem pela duramater gera uma sensação de um click (ao redor de 0,5 a 1 cm), após o qual o mandril deve ser retirado e verificada a saída de líquor. zA drenagem deve ser expontânea e não devemos aspirar o conteúdo subdural. zSe mais de 3 ml forem retirados, estaremos diante de uma coleção subdural. zEm condições normais, nada se obtém, ou se escoam apenas algumas gotas.

9 9 Punção Subdural Técnica zEm situações que a inserção da agulha gera um sangramento traumático, o melhor procedimento é a retirada da agulha e aplicar uma firme pressão no sítio da punção durante 5 minutos. zApós a realização, o mandril é reintroduzido na agulha e o conjunto removido em um único movimento. Uma pressão no local da punção deve ser efetuada durante 3 a 5 minutos.

10 10 Punção Subdural Complicações zSangramento subdural. zPenetração acidental no seio sagital. zRemoção de grande quantidade de liquor ( remoção de volumes superiores a 20 – 30 ml de uma só vez causa uma mudança significativa dos fluidos no intravascular ou sangramentos no espaço subdural). zInjúrias cerebrais. zFormações fistulosas com drenagem persistente após repetidas punções no mesmo local de escolha.


Carregar ppt "Punção Subdural. 2 Introdução zManobra invasiva realizada com intuito de se retirar liquor ou intervir diante de complicações das doenças infecciosas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google