A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL EAD 2011 – PROFESSORA CARMO CISNE Rio de Janeiro, 01 de Maio de 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL EAD 2011 – PROFESSORA CARMO CISNE Rio de Janeiro, 01 de Maio de 2011."— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL EAD 2011 – PROFESSORA CARMO CISNE Rio de Janeiro, 01 de Maio de 2011

2  “Organizações são entidades abstratas; no entanto elas são reais e podem, de fato, ser consideradas ‘vivas’”. (Muchinsky, 2004, p.239)  “Uma organização somente existe quando: (1)Há pessoas capazes de se comunicarem e que (2) estão dispostas a contribuir com ação conjunta (3) a fim de alcançarem um objetivo comum”. (Chiavenato, 2000, p. 25) ORGANIZAÇÕES AULA 2

3 INÍCIO DA PSICOLOGIA APLICADA AO MUNDO DAS ORGANIZAÇÕES Principais fundadores do campo: Hugo Münsterberg e Walter Dill Scott.  Influência da Primeira Guerra Mundial ( ) e da Segunda Guerra Mundial ( )  Construção de testes psicológicos  Seleção e colocação de pessoal AULA 2

4 PRECURSORES DA PSICOLOGIA APLICADA AO MUNDO DAS ORGANIZAÇÕES  Walter Dill Scott - A publicidade e a Sugestionabilidade humana - Seleção de pessoal  Hugo Münsterberg - Seleção de pessoal - Eficiência no trabalho AULA 2

5 RELAÇÕES HUMANAS( A PARTIR DA DÉCADA DE 30 ): Essa abordagem enfocava o crescimento, o desenvolvimento e a satisfação dos empregados Os estudos de Hawthorne( ) e contribuições à Psicologia das Organizações Concluíram que as condições sociais e psicológicas do ambiente de trabalho tinham mais importância do que as condições físicas em que as funções eram realizadas AULA 2

6 ORGANIZAÇÕES Por que existem? As organizações existem para que possamos satisfazer necessidades que dificilmente resolveríamos sozinhos, tais como: emocionais, econômicas, intelectuais, sociais, entre outras. AULA 2

7 O processo de socialização nas organizações tem como objetivo: inserir, adaptar e manter o colaborador nos padrões da cultura da organização. AS ORGANIZAÇÕES AULA 2

8  É o estudo científico do comportamento humano em situações de trabalho.  A Psicologia Organizacional contemporânea enfatiza a interação das características do trabalhador, na natureza do trabalho, a estrutura organizacional e o ambiente externo. DEFINIÇÕES DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL AULA 2

9  Estudar o comportamento humano em situações de trabalho e realizar intervenções sempre que necessário  Investiga-se possíveis efeitos de diferentes estruturas da organização na eficiência humana.  Os psicólogos organizacionais não lidam diretamente com os problemas emocionais ou pessoais do funcionário. OBJETIVOS PRINCIPAIS: AULA 2

10 Convergência entre PSIcologia e ADMinistração Promover ganhos de produtividade junto a melhoria de qualidade de vida, ao bem estar do trabalhador. Ela se preocupa em compreender o comportamento individual e aumentar o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho. CONVERGÊNCIA ENTRE PSI E ADM AULA 2

11 A QUALIDADE DE VIDA NAS ORGANIZAÇÕES ESTÁ RELACIONADA COM ALGUNS FATORES, DENTRE ELES: Remunera ç ão Justa e adequadaEquidade Salarial. Seguran ç a e SalubridadeOs trabalhadores não devem ser expostos a condições ambientais, jornada de trabalho nem a riscos que possam ameaçar a saúde. Integra ç ão socialUm ambiente favor á vel nas rela ç ões pessoais é atingido com ausência de preconceitos, companheirismo, união e comunica ç ão aberta. Trabalho e vida privadaO trabalho não deve interferir no descanso nem na vida familiar do empregado. Participa ç ãoParticipa ç ão com id é ias Oportunidade de progressoIncentivo à Capacita ç ão; Uso de Metodologias; Inova ç ões Significado social da atividade do empregado A atua ç ão social da organiza ç ão tem significado importante para os empregados tanto em sua percep ç ão da empresa quanto em sua auto-estima. AULA 2

12 “A pessoa traz à organização sua bagagem psicológica, conhecimentos, características, preconceitos e experiências anteriores.” (Fiorelli, 2003, p.112) O indivíduo carrega para a organização a sua visão de mundo. O INDIVÍDUO E OS PAPÉIS SOCIAIS AULA 2

13 Um conjunto de expectativas sobre o comportamento adequado em uma função. Papéis sociais: posições que ocupamos na sociedade. Cargos: são os papéis sociais que as pessoas ocupam na organização. Hierarquia: posicionamento dos cargos (papéis sociais) na organização. Define as subordinações. PAPEL AULA 2

14 Um conjunto de expectativas compartilhadas por um grupo sobre o comportamento adequado. NORMAS AULA 2

15 Os papéis têm a finalidade de promover a interação. Entretanto podem ocorrer conflitos, tais como: a) Expectativas contraditórias em relação à outra pessoa (conflito intra-emissor); b) Algumas pessoas têm um conjunto de expectativas de alguém e outros têm um conjunto contraditório (conflito interemissor); c) Uma pessoa desempenha papéis conflitantes entre si (conflito interpapéis); d) O autor não se ajusta ao papel (conflito pessoa-papel). CONFLITOS RESULTANTES DOS PAPÉIS SOCIAIS AULA 2

16 “É o comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento." (Dubrin, 2003, p. 02) COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL AULA 2

17 Existem duas teorias acerca da questão do comportamento organizacional: 1.Teoria de Campo (Lewin); Defende a idéia de que há influência do ambiente sobre o comportamento. 2.Teoria da Dissonância Cognitiva (Festinger): Defende a tese do conflito de idéias acerca da certeza da decisão tomada entre as alternativas apresentadas. AULA 2

18 Conjunto de crenças, expectativas e valores, um fator de interação e relacionamentos típicos de cada organização. CULTURA ORGANIZACIONAL AULA 2

19 É a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos colaboradores da organização participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. É aquela "atmosfera psicológica" que todos nós percebemos quando entramos num determinado ambiente e que nos faz sentir mais ou menos à vontade para ali permanecer, interagir e realizar. CLIMA ORGANIZACIONAL AULA 2

20 São postuladas como uma necessidade contínua para as organizações, podendo ser de ordem: Organizacionais, Tecnológicas e Humanas MUDANÇAS AULA 2

21 MUDANÇA: ASPECTOS QUE A INFLUENCIAM AULA 2

22 Passa a fazer parte do contexto organizacional temáticas como: estresse, diversidade, qualidade de vida, identidade profissional, trabalho em equipe, ética, responsabilidade social e ambiental... Para atender a este contexto mudanças comportamentais. FINAL DO SÉCULO XX AULA 2

23 Envolve toda e qualquer pessoa que dirige outras pessoas; Utiliza técnicas e práticas da psicologia organizacional; Capacita o gerente a lidar com pessoas e atingir aos objetivos organizacionais. GERENCIAMENTO DE PESSOAS AULA 2

24 Guarapari – Espírito Santo Pelourinho - Bahia Barra da Tijuca – Rio de Janeiro Aracaju – Sergipe AULA 2

25 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL CARMO CISNE AULA 2


Carregar ppt "PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL EAD 2011 – PROFESSORA CARMO CISNE Rio de Janeiro, 01 de Maio de 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google