A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sondagem Vesical.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sondagem Vesical."— Transcrição da apresentação:

1 Sondagem Vesical

2 Sondagem Vesical Indicações
Terapêutica : estabelecer um débito urinário em pacientes graves; diante da retenção urinária (bexiga neurogênica em neuropatas), nos casos de insuficiência renal, cetoacidose diabética, entre outras. Diagnóstica : caracterizar com precisão a existência de infecção urinária.

3 Sondagem Vesical Material Necessário
Sondas vesicais de vários tamanhos; campos fenestrados; luvas; compressas de gaze; tubos para coleta de exames; xilocaína viscosa para lubrificação; solução anti-séptica.

4 Sondagem Vesical Técnica
A posição é em decúbito dorsal, imobilizada, com membros inferiores fletidos em abdução forçada. A assepsia de genitália com sabão e água, sendo que na menina deve ser realizada de frente para trás. Após a lavagem devemos utilizar solução anti-séptica.

5 Sondagem Vesical Uretra Vagina Anus Direção correta da limpeza

6 Sondagem Vesical Menina
Relativamente simples desde que a uretra seja visualizada. No período neonatal muitas vezes devemos utilizar a noção anatômica para que a sondagem ocorra. Afastar os grandes lábios com o indicador e o polegar; Praticar anti-sepsia do meato uretral e da parte exposta do vestíbulo vaginal; Após lubrificação do cateter ou sonda de demora, deixá-lo preso entre o polegar e o indicador da outra mão e introduzi-lo delicadamente pela uretra até alcançar a bexiga.

7 Sondagem Vesical Uretra Feminina

8 Sondagem Vesical Uretra Feminina

9 Sondagem Vesical Menino
A técnica é semelhante, sendo que um maior cuidado deve ser tomado em função da possibilidade de falso pertuito. No início, manter o pênis perpendicular à parede abdominal. Na medida que existe a progressão e o cateter alcance a uretra perineal, o pênis deve ser colocado progressivamente em posição anatômica, com a face dorsal apoiada no abdômen. Essa posição adotada ajuda na migração do cateter entre a uretra perineal e a prostática. A fixação deve ser feita ou na coxa ou no abdômen, sem que haja manipulação da mucosa peniana, juntamente ao cateter.

10 Sondagem Vesical Uretra Masculina

11 Fixação Cateter Vesical
Sondagem Vesical Fixação Cateter Vesical


Carregar ppt "Sondagem Vesical."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google