A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Punção Vesical. 2 É um método invasivo dos mais valiosos em termos diagnósticos e terapêutico. As indicações são semelhantes as da sondagem vesical, sendo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Punção Vesical. 2 É um método invasivo dos mais valiosos em termos diagnósticos e terapêutico. As indicações são semelhantes as da sondagem vesical, sendo."— Transcrição da apresentação:

1 Punção Vesical

2 2 É um método invasivo dos mais valiosos em termos diagnósticos e terapêutico. As indicações são semelhantes as da sondagem vesical, sendo que esta encontra-se obrigada a ser realizada quando da existência de balanopostite.

3 3 Punção Vesical Material Necessário Seringas de vários tamanhos; agulhas de 27 x 4 para crianças pequenas até 60 x 8 para crianças maiores; bandeja de anestesia; solução anti-séptica; luvas estéreis.

4 4 Punção Vesical Técnica Controlar as diureses para ver o momento exato da realização. Esperar pelo menos uma hora após a última eliminação. A palpação e a percussão de região hipogástrica podem ajudar na caracterização da presença da bexiga cheia. Colocar em posição adequada : deitado, com membros fletidos em abdução.

5 5 Punção Vesical Técnica Assepsia do andar inferior do abdômen. Antes da realização e em crianças pequenas retirar o excesso. Cuidado deve ser tomado ser for lactente, em função de ser considerada uma região de fralda. Anestesiar o local. O local a ser puncionado situa-se a 2, 0 – 2,5 cm acima da sínfise pubiana, na linha média que une a sínfise à cicatriz umbilical.

6 6 Punção Vesical Relação Bexiga Pubis

7 7 Punção Vesical Técnica A forma de introdução é perpendicular a parede abdominal, com um movimento rápido de penetração. Após a introdução, dirigir a agulha para o fundo da bexiga, adotando uma angulação de 30 graus em relação ao plano do corpo.

8 8 Punção Vesical 2,0 cm Penetrar perdicularmente acima da sínfise pubiana 30 o Adotar angulação de 30 o após penetração perpendicular

9 9 Punção Vesical Técnica Observações : Em punção evacuadora a agulha não precisa ser retirada. Trocar quantas vezes forem necessárias. Caso a criança inicie a diurese imediatamente antes da punção, um auxiliar poderá estabelecer uma pressão uretral afim de que o ato se efetive. O procedimento deverá ser efetuado mais rápido.

10 10 Punção Vesical Complicações hematúria macro ou microscópica (cuidado na análise do EAS); perfuração de alças intestinais (procurar descomprimir abdômen antes da realização da punção); lesão vasculares ou outros orgãos.


Carregar ppt "Punção Vesical. 2 É um método invasivo dos mais valiosos em termos diagnósticos e terapêutico. As indicações são semelhantes as da sondagem vesical, sendo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google