A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Copyright © 2004 South-Western 1 Dez Princípios de Economia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Copyright © 2004 South-Western 1 Dez Princípios de Economia."— Transcrição da apresentação:

1 Copyright © 2004 South-Western 1 Dez Princípios de Economia

2 Copyright © 2004 South-Western A economia é o estudo de como a sociedade administras seus recursos escassos. Na maioria das sociedades, os recursos são alocados não por meio de um planejador central, mas pelos atos combinados de milhões de famílias e empresas. Assim sendo, os economistas estudam como as pessoas tomam decisões, como as pessoas interagem e como esses dois campos permitem compreender como a economia funciona.

3 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western COMO AS PESSOAS TOMAM DECISÕES Princípio 1: As pessoas enfrentam tradeoffs 1.“Não existe um almoço grátis.” Tomando decisões exige-se uma escolha em detrimento da outra. 2.Exemplos incluem como um estudante gasta seu tempo; como uma família decide gastar sua renda; como o governo dos Estados Unidos gasta dólares de impostos; como os regulamentos podem proteger o meio ambiente. 3.Um exemplo clássico de tradeoff é resultante da relação entre produção de armas e manteiga. Outro tradeoff pode ser definido entre eficiência e eqüidade. 4.Reconhecer que os tradeoffs existem não indica quais as decisões que serão tomadas pelas famílias e pelas firmas.

4 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western Princípio 1: As pessoas enfrentam tradeoffs 3.Um exemplo clássico de tradeoff é resultante da relação entre produção de armas e manteiga. Outro tradeoff pode ser definido entre eficiência e eqüidade. 4.Reconhecer que os tradeoffs existem não indica quais as decisões que serão tomadas pelas famílias e pelas firmas.

5 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western Princípio 2: O Custo de algo é o que você desiste para obtê-lo 1.Tomar decisões exige que os indivíduos considerem os benefícios e custos de alguma ação. 2.Quais os custos de ir para faculdade? A.Nós não podemos considerar moradia e alimentação (pelo menos todo o custo) porque a pessoa teria que pagar por comida e abrigo ainda que ele não estivesse na faculdade.

6 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western Princípio 2: O Custo de algo é o que você desiste para obtê-lo B.Nós quereríamos contar o valor do tempo do estudante desde que ele podia estar trabalhando em vez de assistir aulas e estudar. 3.Definição de custo de oportunidade: qualquer coisa de que se tenha que abrir mão para obter algum item.

7 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western Princípio 3: As pessoas racionais pensam na margem 1.Muitas decisões na vida envolvem decisões com incrementos: Eu devia permanecer na escola este semestre? Eu devia cursar outro curso este semestre? Eu devia estudar uma hora adicional para o exame de amanhã? 2.Definição de mudanças marginais: ajustes com incrementos pequenos para um plano de ação.

8 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western Princípio 3: As pessoas racionais pensam na margem 3.Exemplo: Suponha que um avião de 200 assentos apresente custos de $100,000, o que significa que o custo médio de cada assento é $500. Suponha que minutos antes da partida um passageiro está disposto a pagar $300 para um assento. A linha aérea devia vender o assento por $300?

9 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western Princípio 4: As pessoas reagem a incentivos 1.Porque as pessoas tomam decisões pesando em custos e benefícios, suas decisões podem mudar em função das mudanças em custos e benefícios. A.Quando o preço de um bem sobe, consumidores comprarão menos dele porque seu custo subiu.

10 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western Princípio 4: As pessoas reagem a incentivos B.Quando o preço de um bem sobe, produtores alocarão mais recursos para a produção do bem porque o benefício de produzir o bem subiu. 2.Às vezes formuladores de políticas falham em entender como as políticas podem alterar incentivos e comportamento.

11 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western Princípio 4: As pessoas reagem a incentivos 3.Leis quanto a segurança no trânsito. O uso do cinto de segurança é um incentivo para que os indivíduos dirijam com mais velocidade. Isto lidera um aumento no número de acidentes de carro e também um aumento do risco para pedestres. Estudo realizado por Sam Peltzaman, em 1975.

12 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western COMO AS PESSOAS INTERAGEM Princípio 5: O comércio pode ser bom para todos 1.Comércio não é como uma competição de esporte onde um ganha e o outro lado perde. 2.Certamente a família exerce o comércio com outras famílias diariamente. A maioria das famílias não constrói sua própria casa, não faz sua própria roupa ou sua própria comida.

13 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western COMO AS PESSOAS INTERAGEM Princípio 5: O comércio pode ser bom para todos 3.Assim como as famílias os países se beneficiam do comércio. 4.Isto acontece porque ele permite especialização em áreas que países (ou famílias) podem fazer melhor.

14 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western Princípio 6: Os mercados são normalmente um bom caminho para organizar a atividade econômica 1.Muitos países que uma vez planejaram centralmente economias abandonaram este sistema e estão tentando desenvolver economias de mercado.

15 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western Princípio 6: Os mercados são normalmente um bom caminho para organizar a atividade econômica 2. Economia de mercado: uma economia que aloca recursos através das decisões descentralizadas de muitas firmas e famílias que interagem em mercados para bens e serviços. 3.Os preços de mercado refletem o valor de um produto para os consumidores e o custo dos recursos usados para produzir isto.

16 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western Princípio 6: Os mercados são normalmente um bom caminho para organizar a atividade econômica 4.Quando um governo interfere em um mercado ajustando seu preço restringe as decisões das famílias e das firmas não se baseando em informações. Deste modo, estas decisões podem ser ineficientes.

17 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western Princípio 7: Às vezes os governos podem melhorar os resultados de mercado 1.Existem duas razões para o governo interferir com a economia: a promoção de eficiência e da eqüidade. 2. Política do governo pode ser mais útil quando existem falhas de mercado.

18 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western Princípio 7: Às vezes os governos podem melhorar os resultados de mercado A.falhas de mercado: situações em que um mercado falhou em alocar eficazmente os recursos. 3.Exemplos de falhas de mercado: externalidade e poder de mercado. A.Definição de externalidade: o impacto de uma ação no bem-estar de outra.

19 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western Princípio 7: Às vezes os governos podem melhorar os resultados de mercado B.Definição de poder de mercado: a capacidade de uma pessoa influenciar o preço no mercado.

20 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western Princípio 7: Às vezes os governos podem melhorar os resultados de mercado C.As pessoas são recompensas pela economia de mercado por sua habilidade de produzir coisas já que existem pessoas dispostas a realizar pagamentos. Desta forma, existirá uma distribuição desigual da prosperidade econômica.

21 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western COMO A ECONOMIA FUNCIONA Princípio 8: O padrão de vida de um país depende de sua capacidade de produzir bens e serviços 1.Diferenças em padrões de vida entre países são grandes. 2.Mudanças em padrões de vidas com o passar do tempo são também grandes.

22 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western COMO A ECONOMIA FUNCIONA Princípio 8: O padrão de vida de um país depende de sua capacidade de produzir bens e serviços 3.A explicação para diferenças em padrões de vida são atribuídas a diferenças em produtividade. 4.produtividade: a quantidade de bens e serviços produzidos que um trabalhador pode realizar por hora de trabalho.

23 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western COMO A ECONOMIA FUNCIONA Princípio 8: O padrão de vida de um país depende de sua capacidade de produzir bens e serviços 5.A produtividade elevada implica num padrão alto de viva.

24 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western Princípio 9: Os preços sobem quando o governo emite moeda demais 1.Definição de inflação: um aumento no nível global de preços na economia. 2.Quando o governo emite uma quantia grande de moeda, o valor do dinheiro cai. 3.Exemplos: Alemanha depois de Primeira Guerra Mundial (no início de 1920), os Estados Unidos nos 1970.

25 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western Princípio 10: A sociedade enfrenta um tradeoff de curto prazo entre inflação e desemprego 1.Curva de Phillips: uma curva que mostra o tradeoff entre inflação e desemprego. 2.Este tradeoff é só temporário mas ele pode durar por alguns anos. 4.A curva de Phillips é importante por entender o ciclo de negócio.

26 Tabela 1 Dez Princípios de Economia Copyright © 2004 South-Western Princípio 10: A sociedade enfrenta um tradeoff de curto prazo entre inflação e desemprego 5.ciclo de negócio: flutuações em atividade econômica, como emprego e produção. 6.Os formuladores políticos podem explorar este tradeoff usando vários instrumentos de política, mas a extensão e desejo destas intervenções é de debate contínuo.


Carregar ppt "Copyright © 2004 South-Western 1 Dez Princípios de Economia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google