A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Joana Bento – 8º ano. No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações: O movimento dos elevadores O movimento dos comboios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Joana Bento – 8º ano. No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações: O movimento dos elevadores O movimento dos comboios."— Transcrição da apresentação:

1 Joana Bento – 8º ano

2 No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações: O movimento dos elevadores O movimento dos comboios

3 As pessoas a deslocarem-se nas escadas rolantes Pavimentos No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações:

4 Padrões em azulejos Abrir e fechar uma gaveta No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações:

5 Em baixo, a figura B foi obtida da figura A deslocando todos os seus pontos segundo a mesma direcção, o mesmo sentido e percorrendo a mesma distância. A figura B diz-se que foi obtida por translação da figura A. A figura A é a figura original (o objecto) e a figura B é a sua imagem obtida através de uma translação.

6 Na figura que podes observar agora, o deslocamento dos pontos foi feito segundo a mesma direcção e o mesmo sentido, mas não foi mantida a distância em todos os deslocamentos. A figura D não foi obtida por translação da figura C. Não existe nenhuma translação que permita obter a figura D a partir da figura C.

7 Uma translação transforma uma figura numa outra figura geometricamente igual. uma direcção ; um sentido ; um comprimento. Todos os pontos da imagem resultam da figura original por um deslocamento dos seus pontos definido por:

8 segmento de recta orientado Um segmento de recta orientado define um vector. uma direcção ; um sentido ; um comprimento.

9 Todos os segmentos orientados que têm a mesma direcção, o mesmo sentido e o mesmo comprimento representam o mesmo vector. Na figura estão representados diversos segmentos de recta orientados que representam o mesmo vector.

10 a direcção Um vector fica então definido desde que se conheça: o sentido o comprimento

11 Consideremos o triângulo da figura seguinte. Utilizando o Geometer’s Sketchpad vamos construir a sua imagem através da translação associada ao vector representado.

12


Carregar ppt "Joana Bento – 8º ano. No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações: O movimento dos elevadores O movimento dos comboios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google