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SGBD Sistemas de Gestão de Bases de Dados Pedro Amaro –

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Apresentação em tema: "SGBD Sistemas de Gestão de Bases de Dados Pedro Amaro –"— Transcrição da apresentação:

1 SGBD Sistemas de Gestão de Bases de Dados Pedro Amaro –

2 Dados e Informação Dados = Factos Dados + Tratamento = Informação Tratamento = Processar, Estruturar, Organizar ou Apresentar

3 Bases de Dados O que é uma base de dados? –Conjunto de dados organizados e estruturados, relacionados entre si de forma lógica Exemplos de bases de dados?

4 Vantagens das bases de dados Quais as vantagens de usar bases de dados? Facilitar o acesso e actualização da informação Facilitar a pesquisa Facilitar o tratamentos de dados Evitar a redundância de informação Diminuir os riscos de inconsistências na informação

5 Utilização O utilizador não acede directamente à base de dados As operações a realizar são efectuadas através de um Sistema de Gestão de Bases de Dados (SGBD) – geralmente conhecido como Database Management System (DBMS) O SGBD é um interface entre o utilizador e os dados, fornecendo operações que podem ser realizadas sobre os dados Vantagens: –Permite que as bases de dados sejam manipuladas por utilizadores com formação reduzida –A independência entre SGBD e BD permite que o SGBD seja actualizado/alterado sem ter impacto na BD –Diminui as hipóteses de operações que coloquem em risco a integridade da base de dados

6 Motores de bases de dados Existem vários motores de bases de dados (database engines), com características diferentes A escolha do database engine a utilizar depende da finalidade Exemplos: –Access –MySQL –SQLServer –Oracle

7 Termos de bases de dados Existem vários motores de bases de dados (database engines), com características diferentes A escolha do database engine a utilizar depende da finalidade Exemplos: –Access –MySQL –SQLServer –Oracle

8 Como criar uma base de dados A abordagem Entidade/Relacionamento tem como objectivo desenhar a estrutura da base de dados a partir de uma situação real O primeiro passo é identificar os seguintes elementos: –Entidades: objectos envolvidos na situação que pretendemos modelar –Relacionamentos: interacções directas entre as entidades

9 Como criar uma base de dados Existem três tipos de relacionamentos: –1 para 1: a cada objecto da entidade A corresponde apenas um objecto da entidade B (cada pessoa tem um cartão de cidadão e cada cartão de cidadão pertence a uma pessoa) –1 para N: a cada objecto da entidade A correspondem vários objectos da entidade B e a cada objecto de B corresponde um objecto de A (exemplo: um golo é marcado por um jogador, mas um jogador pode marcar vários golos) –N para N: a cada objecto de A correspondem vários objectos de B e vice- versa (exemplo: um aluno pode frequentar várias disciplinas e uma disciplina pode ter vários alunos)

10 Como criar uma base de dados As entidades são definidas por um conjunto de atributos, que definem as suas características Exemplos: –Jogador: nome, posição, clube –Pessoa: nome, número de cartão de cidadão, data de nascimento, peso, altura As entidades correspondem a tabelas na base de dados Cada tabela deve ter uma chave primária, que é um atributo único daquele registo (por exemplo, número de cartão de cidadão na tabela Pessoa) e que não pode ter um valor nulo

11 Modelo ER O Modelo ER define as entidades e relacionamentos que existem numa base de dados Deve conter os seguintes elementos: –Entidades (tabelas) –Atributos das entidades (campos) –Relacionamentos entre entidades

12 Exemplo Definir um modelo ER para a seguinte situação: –Requisições na biblioteca Um leitor pode fazer requisições Uma requisição pode conter vários livros Os leitores são identificados por nome e número de cartão da biblioteca (único) Os livros são identificados por título, autor e ISBN (único) As requisições são identificadas por um código de requisição e uma data

13 Exercício Definir um modelo ER para a seguinte situação: –Conta de jogador num MMORPG (semelhante a World of Warcraft, por exemplo) Cada jogador tem uma conta, que possui um login, password, primeiro nome, último nome, , estado e data de criação da conta Cada conta pode ter 4 personagens. Cada personagem tem um nome, pontos de energia (HP), pontos de magia (MP), raça, ouro e experiência. Tem também um inventário, que pode conter vários itens. Cada item é definido pelo nome e tipo (ofensivo, defensivo, utilidade) Existem 3 raças no jogo (humanos, orcs e elfos), que são identificadas pelo nome e região. Cada personagem pertence apenas a uma raça.


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