A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oswald de Andrade – 1890 / 1954 Pau-Brasil Memórias Sentimentais de João Miramar e Serafim Ponte Grande (Romances- Invenção) O Rei da Vela (teatro)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oswald de Andrade – 1890 / 1954 Pau-Brasil Memórias Sentimentais de João Miramar e Serafim Ponte Grande (Romances- Invenção) O Rei da Vela (teatro)"— Transcrição da apresentação:

1 Oswald de Andrade – 1890 / 1954 Pau-Brasil Memórias Sentimentais de João Miramar e Serafim Ponte Grande (Romances- Invenção) O Rei da Vela (teatro)

2 Manifestos: Da Poesia Pau-Brasil (1924) Antropófago (1928)

3 Oswald de Andrade

4

5 Canibalismo ou Antropofagia?

6

7 Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. Oswald de Andrade, 1928.

8 Transformações sociais: Pós-guerra Vanguardas européias Industrialização Brasil e sua industrialização (incipiente)

9 Influências de suas viagens e do contato com artistas e manifestos, na Europa O Cosmopolitismo oswaldiano:

10 Antropofagia: O combate ao parnasianismo (na estética) e o combate às instituições (na política e na cultura). Uso do humor: A alegria é a prova dos nove.

11 Antropofagia: Criação de uma poética de transformação: a) teoria da cultura brasileira b) teoria estética

12 Novo modo de percepção de nossa realidade Reelaboração dos materiais encontrados na cultura Desapego às formas tradicionais de arte Postura crítica diante de fórmulas (o que não impediria seu aproveitamento por meio da sátira)

13 Antropofagia Oposição entre o arcabouço intelectual de origem européia e o amálgama de culturas primitivas, como a do índio e a do escravo negro.

14 Antropofagia: Junção do primitivo / tecnizado Metáfora da devoração Exercício de tolerância Exercício crítico e auto-analítico

15

16

17 Antropofagia: Crença numa espécie de mobilidade permanente, que aqueceria a cultura. Crítica das instituições.

18

19 O pater familias e a criação da Moral da Cegonha: Ignorância real das coisas + fala de imaginação + sentimento de autoridade ante a prole curiosa.

20 Estética da paródia / colagem Descontextualização criativa. Tupi or not tupi, that is the question.

21 Escapulário No Pão de Açúcar De cada dia Dai-nos Senhor A poesia De cada dia

22 As meninas da gare Eram três ou quatro moças bem moças e bem gentis Com cabelos mui pretos pelas espáduas E suas vergonhas tão altas e tão saradinhas Que de nós as muito bem olharmos Não tínhamos nenhuma vergonha

23 O capoeira - Qué apanhá sordado? - O Quê? - Qué apanhá? Pernas e cabeças na calçada

24 Aceitação crítica de nossos mitos: O instinto Caraíba.

25 Devoração crítica das instituições e da cultura alienígena : Estamos fatigados de todos os maridos católicos suspeitosos postos em drama. Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do Antropófago. Contra todos os importadores de consciência enlatada.

26 O corpo como um lugar redentor e de prazer O espírito recusa-se a conceber o espírito sem corpo. O antropomorfismo. Necessidade da vacina antropofágica. Para o equilíbrio contra as religiões do meridiano. E as inquisições exteriores.

27 Desmistificação de nossa realidade: Contra a realidade social, vestida e opressora, cadastrada por Freud – a realidade sem complexos, sem loucura, sem prostituições e sem penitenciárias no matriarcado de Pindorama. Antes dos portugueses descobrirem o Brasil, o Brasil tinha descoberto a felicidade.

28 A descoberta: Contra o índio de tocheiro. O índio filho de Maria, afilhado de Catarina de Médicis e genro de D. Antônio de Mariz. Contra Anchieta cantando as onze mil virgens do céu, na terra de Iracema.

29 Um diagnóstico: Foi porque nunca tivemos gramáticas, nem coleções de velhos vegetais. E nunca soubemos o que era urbano, suburbano, fronteiriço e continental. Preguiçosos no mapa-múndi do Brasil.

30 Aproveitamento crítico de nossa religiosidade / crítica da religiosidade imposta: Contra todas as catequeses. Nunca fomos catequizados. Fizemos foi carnaval.

31 A verdade: Contra a verdade dos povos missionários, definida pela sagacidade de um antropófago, o Visconde de Cairu: - É mentira muitas vezes repetida.

32 Aproximação entre elementos distantes / díspares: Contra as sublimações antagônicas. Trazidas nas caravelas.

33

34 Resultados posteriores: Poesia concreta Tropicalismo Cinema novo Poesia marginal dos anos 70 Gilberto Freire e Sérgio Buarque de Holanda

35 Gilberto Gil / Caetano Veloso: assimilação da antropofagia

36

37

38


Carregar ppt "Oswald de Andrade – 1890 / 1954 Pau-Brasil Memórias Sentimentais de João Miramar e Serafim Ponte Grande (Romances- Invenção) O Rei da Vela (teatro)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google