A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Produto Esquadrias de Alumínio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Produto Esquadrias de Alumínio"— Transcrição da apresentação:

1 Produto Esquadrias de Alumínio
Métodos e Processos Produto Esquadrias de Alumínio Ao adquirir uma esquadria de alumínio, não podemos esquecer que estamos adquirindo um produto que deve apresentar as condições mínimas de desempenho a que se propõe. Ao comprarmos qualquer tipo de produto, temos a obrigação de conhecer as suas características como eficiência, produtividade, desempenho e qualidade. Projetos/desenvolvimento Instalação/acabamentos Fabricação/Produção

2 Métodos e Processos – Projetos e Desenvolvimento
Projeto e Conhecimento da arquitetura Primeiramente estudar o projeto civil, localização da obra, identificar a arquitetura e analisar as interferências da obra com relação ao sistema a ser projetado. È importante salientar que além de todos os estudos de projeto quanto à Design de sistema, logística de movimentação e transporte das esquadrias(seja fachada ou entre vãos), custo, praticidade na instalação é verificar sem dúvida alguma o comportamento e desempenho estrutural do sistema á ser escolhido conforme as condições da obra.

3 Projeto e Conhecimento da arquitetura
Métodos e Processos – Projetos e Desenvolvimento Projeto e Conhecimento da arquitetura O fato é que este “produto” faz parte do contexto “construção civil” como: alvenaria, hidráulica, elétrica, revestimentos, estrutura, entre outros materiais, portanto devemos dar a devida importância como se é dado aos outros materiais da obra/construção. É importante salientar que a esquadria faz interface com a alvenaria, portanto precisamos saber qual o tipo de material que faz acabamento com a esquadria, o papel estrutural dependendo da localização, dimensões, faces e acabamentos onde esta esquadria vai ser fixada(tipos de contramarcos ou não, a serem utilizados para cada situação).

4 Projeto e Comportamento estrutural
Métodos e Processos – Projetos e Desenvolvimento Projeto e Comportamento estrutural Existem algumas questões importantes a serem consideradas na hora da especificação de uma esquadria como: Qual região do país e quantos pavimentos a esquadria foi desenvolvida e projetada para suportar as cargas de pressões d’água, vento e deflexões. Com estas características temos condições de avaliar a melhor esquadria para o melhor local a ser instalada, levando também em consideração as suas dimensões para que os perfis sejam adequados para seu melhor desempenho estrutural. As Classificações devem ser especificadas de acordo com ensaios feitos através das tabelas de classificação das Normas NBR

5 A Importância dos ensaios
Métodos e Processos A Importância dos ensaios PRINCÍPIO BÁSICO: ATENDER A NORMA DE ESQUADRIAS EXTERNAS PARA EDIFICAÇÕES NBR 10821:2011 Para o fabricante de esquadrias, submeter seu produto aos ensaios representa oferecer ao cliente garantia de que aquela é uma esquadria de qualidade, que segue as normas nos seus mais exigentes critérios. Outro importante papel que os ensaios cumprem é servir de aprendizado para o fabricante. Ele vai poder constatar os erros e acertos daquele protótipo, tanto na fase de projeto quanto na fase de fabricação. No entanto, não existe cálculo matemático para a entrada da água e do ar. A câmara é que indicará a necessidade de uma guarnição com maior ou menor dureza, ou o design de uma borracha mais ou menos robusta. Não é possível se obter na prancheta essas previsões exatas. O teste será, portanto, a consagração ou a decepção total quanto ao produto desenvolvido.

6 A Escolha da melhor tipologia
Métodos e Processos – Projetos e Desenvolvimento A Escolha da melhor tipologia A escolha da melhor tipologia vai depender em vários aspectos como: estético, estrutural e de acordo com as condições mínimas de desempenho quando falamos também em luminosidade, ventilação, conforto térmico e acústico. As características das esquadrias podem ser definidas sim através de suas funções, como material e tipos de abertura. As funções estão diretamente ligadas ao tipo de características de abertura e fechamento das esquadrias o que também acaba classificando as tipologias das mesmas. Com as tipologias definidas de acordo com as funções a que serão submetidas, determinamos o seu melhor desempenho como no tipo de material em questão no aspecto estrutural, estético para gerar melhor conforto e habitabilidade.

7 Métodos e Processos – Projetos e Desenvolvimento
A Importância do componente correto A qualidade dos materiais utilizados deve ser compatível com a durabilidade da matéria-prima da própria esquadria. Por isso, muitos fabricantes estão atentos à utilização de materiais de boa qualidade, de modo que os componentes assegurem o melhor desempenho às esquadrias de alumínio. Em vista da grande variedade de esquadrias que são produzidas pelas empresas de esquadrias, o mercado já oferece várias alternativas de peças adaptáveis aos mais variados tipos de perfis. O consumidor final deve assegurar-se da qualidade dos componentes usados nos acessórios, para que não venham a ser causas de defeitos, devido a inadequações ou incompatibilidades entre os componentes e a montagem final das esquadrias. Os componentes de uma esquadria devem contribuir para o bom desempenho do conjunto, notadamente no que se refere à estanqueidade ar/água, isolamento termoacústico, ventilação e estabilidade estrutural. O dimensionamento dos componentes deverá obedecer às necessidades da esquadria.

8 Tratamento de superfície –pintura e anodização
Métodos e Processos – Projetos e Desenvolvimento Tratamento de superfície –pintura e anodização Pintura A espessura da camada de tinta pode variar de 40 a 120 micra. Nos caixilhos, a pintura tem, em média, 60 micra de espessura, criando excelente resistência à corrosão atmosférica. É importante observar que, em zonas mistas ou marítima com umidade relativa acima de 95%, pode ocorrer a chamada ‘corrosão filiforme’. Esta normalmente se inicia em locais desprotegidos da esquadria, principalmente em pontos de cortes ou usinagens. Para evitar o problema, se recomenda usar silicone neutro para proteção nos fechamentos das esquadrias - ângulos 90°e 45°. Nas indústrias especializadas em pintura eletrostática a pó, o alumínio é preparado convenientemente para agregar as propriedades físico-químicas fundamentais de resistência à corrosão e resistência ao intemperismo.

9 Tratamento de superfície –pintura e anodização
Métodos e Processos – Projetos e Desenvolvimento Tratamento de superfície –pintura e anodização Anodização A anodização é um processo eletroquímico de tratamento de superfície que permite preservar todas as qualidades do alumínio, protegendo-o contra agressividade do meio ambiente, a partir da criação de uma película de óxido de alumínio sobre sua superfície. Os perfis são imersos em uma solução ácida, sob condições controladas, por onde passa uma corrente elétrica produzindo a película, extremamente dura, estável e resistente à corrosão. A anodização começa por uma série de etapas que antecedem o processo propriamente dito, cuja função é preparar a superfície do alumínio, criando condições para o efeito desejado, como: Processo mecânico – escovamento, jateamento, polimento mecânico, entre outros. Processo químico – polimento químico e/ou eletropolimento para acabamento brilhante, fosco acetinado.

10 Métodos e Processos – Projetos e Desenvolvimento
Tratamento de superfície –pintura e anodização Anodização A norma ABNT NBR estabelece as seguintes classes de anodização: Pintura Conforme a norma ABNT NBR 14125, a camada de tinta aplicada ao perfil deverá ser de 60 a 110 micrômetros, tanto nas zonas rural e urbana, como nas zonas marítima e industrial, variando apenas na frequência de limpeza.

11 Métodos e Processos – Projetos e Desenvolvimento
A escolha do tipo de vidro Devemos observar quando da escolha da esquadria, o tipo de vidro a ser utilizado tanto no aspecto arquitetônico, design e desempenhos térmicos, acústicos e estruturais. Temos que estabelecer princípios de projeto de esquadrias que atendam, de um lado, as exigências cada vez maiores dos consumidores em termos de desempenho estrutural, vedação à água e ao ar, funcionamento, aparência, vida útil, e muitos outros aspectos. E, por outro lado, propiciem a acomodação do vidro especificado. A primeira e mais importante escolha a fazer é o tipo de esquadria. Mantidas as demais condições, diferentes tipos de esquadria apresentam diferentes níveis de desempenho em termos de isolamento acústico. Os vidros de segurança temperados ou laminados admitem ainda aplicações especiais, como em fachadas cortinas com o sistema silicone glazing, instalações horizontais e duplos envidraçamentos. De qualquer modo, todas as aplicações precisam contar com projetos adequados, que devem trazer as especificações e as orientações para instalação dos respectivos fabricantes. Cada vez mais os dois materiais( alumínio e vidro) são utilizados de forma a acrescentar projetos e ideias arquitetônicas únicas, ousadas e inteligentes, criando aspectos inovadores, e formas sustentáveis de construção.

12 Métodos e Processos – Projetos e Desenvolvimento
AS CARACTERÍSTICAS DO PROJETO E PLANEJAMENTO Uma boa esquadria de alumínio depende de um bom projeto. O projeto deve ser elaborado por empresa especializada na fabricação de esquadria de alumínio, que possua corpo técnico gabaritado, ou por projetista profissional competente, especializado em projetos de esquadria de alumínio. Todo projeto deve ser acompanhado por um memorial descritivo, constando detalhadamente os materiais e componentes utilizados nas esquadrias de alumínio projetadas, como perfis, acessórios, sistemas de vedação, anodização ou pintura, sistemas de ancoragem e de fixação. Diversos aspectos são relevantes na etapa de especificação, mas três deles destacam-se: a experiência dos profissionais envolvidos; o conhecimento das normas técnicas brasileiras pertinentes; e a assistência de um fabricante de esquadrias bem informado sobre as soluções disponíveis no mercado.

13 Métodos e Processos – Projetos e Desenvolvimento
PRODUÇÃO DAS ESQUADRIAS E QUALIDADE DA MATÉRIA PRIMA ALUMÍNIO A indústria de alumínio busca cada vez mais melhoria contínua em seus processos. A meta é atingir a melhoria no tempo de execução das atividades e ambiente de trabalho; redução das despesas operacionais; melhoria dos fluxos de equipamentos e de materiais com fornecedores; tendo ainda como pilares principais os resultados segurança e qualidade. Processos de otimização na movimentação de materiais são usados por empresas que se desenvolveram para as necessidades dos clientes, por exemplo, o sistema de paletização modular. Este sistema é um serviço que proporciona ganho de tempo no carregamento, comodidade no armazenamento e mais segurança no manuseio das peças. Estes processos visam a obter o máximo de produtividade e otimização do tempo, da mão de obra e do material empregado no processo de fabricação. Estampos pneumáticos garantem usinagens precisas e a exatidão de cortes e rasgos para acomodação de componentes, melhorando o produto final e ampliando a produtividade na fábrica. Movimentos simples e suaves reduzem o desperdício e minimizam os riscos de falha por fadiga dos operadores. Perfis que podem ser usados em diversas tipologias e com usinagens semelhantes para aplicações simétricas, otimizam o tempo de fabricação e a mão de obra dos operadores.

14 Métodos e Processos – Projetos e Desenvolvimento
PRODUÇÃO DAS ESQUADRIAS E QUALIDADE DA MATÉRIA PRIMA ALUMÍNIO O principio básico de uma liga de alumínio se traduz na equação ‘alumínio puro + quantidade pequena de outros elementos = ligas de alumínio’. Em geral, referindo-se á construção civil, as ligas mais usadas são as da família 6000, cuja composição é alumínio-magnésio-silício. A capacidade de extrusão dessa família é muito boa, as propriedades mecânicas são médias e o acabamento superficial, quando anodizado, é excelente. As esquadrias utilizam os perfis com a liga Já as ancoragens e outros componentes estruturais usam a liga 6061, que agrega um pouco mais de magnésio e silício, assegurando propriedades mecânicas um pouco mais elevadas. Para que todos os elementos que compõem a liga estejam uniformemente distribuídos, o tarugo que dará origem à extrusão passa por um processo de aquecimento, resultando na homogeneização dos compostos intermetálicos (elementos componentes da liga). Esse processo é fundamental para garantir que as propriedades mecânicas de um perfil não fiquem comprometidas, que o acabamento superficial do produto seja adequado e que a performance do processo de extrusão seja boa. Após ser extrudado, o material é temperado. As esquadrias utilizam, em geral, perfis com têmpera T5, que significa que o material após extrudado passa por um tratamento de solubilização e envelhecimento artificial. Na liga 6061, a nomenclatura da têmpera utilizada é T6, que passa pelos mesmos processos.

15 Métodos e Processos – Projetos e Desenvolvimento
PRODUÇÃO DAS ESQUADRIAS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO CUIDADOS Durante a fabricação, proteja as superfícies das bancadas e equipamentos auxiliares com isolante, como manta de borracha, para evitar riscos no alumínio. Os mordentes das morsas e ferramentas de aperto devem receber proteção de seleron, nylon ou de produto similar, para evitar contato direto do alumínio com o aço. Atenção na aplicação das guarnições e do silicone, pois são materiais distintos. As guarnições são perfis extrudados, com desenhos diferentes para atender aos vários tipos de vedação. As guarnições podem ser de EPDM, Neoprene, PVC ou de Silicone. Cada perfil exige uma guarnição própria para sua função e bitola. Já o silicone de vedação é produto moldável, empregado com a finalidade de calafetação de frestas entre os elementos de alumínio.

16 Métodos e Processos – Projetos e Desenvolvimento
PRODUÇÃO DAS ESQUADRIAS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO CUIDADOS O alumínio com acabamento anodizado ou pintado deve ser limpo somente com pano ou esponja macios e solução de água com detergente neutro. Não empregue produtos corrosivos, ácidos, solventes ou material abrasivo. Para limpeza e proteção do alumínio, não é recomendado o uso de vaselina, principalmente na fase de instalação. Esse produto deteriora as guarnições. N a obra, evite o contato do alumínio com cimento e tintas. Responsáveis pelos movimentos da esquadria, os componentes devem receber os mesmos cuidados de limpeza, evitando o acúmulo de poeira entre as partes móveis. Todos os elementos deslizantes de braços e fechos, roldanas e buchas de dobradiças são fabricadas em náilon, dispensando qualquer tipo de lubrificação. Nunca utilize óleos ou graxas nesses componentes. A conservação dos equipamentos para a produção/ fabricação das esquadrias, também tem seus cuidados para que os perfis sejam cortados, usinados e montados com máxima precisão e qualidade. Para tanto esses equipamentos possuem sistemas pneumáticos, tais como pantógrafos, entestadeiras , máquinas de corte, aparafusadeiras entre outros.

17 Métodos e Processos – Projetos e Desenvolvimento
PRODUÇÃO DAS ESQUADRIAS -PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Layout Quando distribuídos de forma adequada, as operações e os procedimentos de produção resultam em organização das tarefas, melhoria do fluxo de materiais e aumento da produtividade. O layout é a disposição física de todos os equipamentos, considerando os espaços para movimentação e armazenamento de material e o fluxo de pessoas na rotina de produção. Portanto, alguns itens são necessários: Localização de áreas de estoque, almoxarifado e expedição. Necessidade da criação de corredor central ou lateral para fluxo de materiais. Criação de áreas de apoio para estoque de perfis cortados, usinados e pré montados. O importante é considerar se a disposição dos diversos setores de produção poderá atender as exigências básicas de movimentação de materiais por distâncias mínimas, utilização otimizada dos espaços da fábrica, fluidez dos trabalhos, segurança dos empregados e facilidade para possíveis reajustes. Implantar um layout não significa criar algo definitivo. Como a produção é dinâmica e os equipamentos estão em constante evolução tecnológica, o layout deve ter flexibilidade para passar por mudanças. Segue a discriminação de alguns setores de fábrica:

18 Métodos e Processos – Projetos e Desenvolvimento
PRODUÇÃO DAS ESQUADRIAS -PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Layout Setor de estoque Em geral, é o setor que recebe e repõe o material de produção. Os perfis podem ser armazenados, tanto na vertical como na horizontal. É recomendado o estoque na horizontal, pois facilita o manuseio e não exige um pé direito de 6m. Setor de corte É o coração de toda produção. Não deve faltar máquinas nesse setor. Por isso, é aconselhável trabalhar sempre com pelo menos duas máquinas de corte, mesmo que só uma dê conta da produção. São recomendadas máquinas que tenham um disco de, pelo menos, 350 mm de diâmetro, com disco de vídia. É interessante considerar uma boa bancada de carga e descarga, inclusive com marcação milimétrica. Se a linha escolhida tem predominância de cortes 45°, as máquinas de corte duplo são sugeridas, pois este sistema, automatizado, garante a medida da peça. Se a predominância for de cortes 90°, pode-se utilizar máquina de um só corpo.

19 Métodos e Processos – Projetos e Desenvolvimento
PRODUÇÃO DAS ESQUADRIAS -PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Layout  Setor de usinagem Essa área deve conter um pantógrafo, para usinar centro de barras, tais como fechadura e concha, entre outras. Entestadeira é também requisitada para usinagem em ponta de barras, como a travessa, onde a operação não pode ser feita em estampo. Falando em estampos, estes são fundamentais nesse setor, como também os centros de usinagem que estão sendo adquiridos por parte das empresas de esquadrias. Setor de colocação de acessório-componentes Passam por esta área todos os perfis usinados que recebem acessórios, tais como roldanas, conchas, fechos, guarnições etc. Equipamento básico neste setor é uma parafusadeira que trabalhe na vertical.

20 Métodos e Processos – Projetos e Desenvolvimento
PRODUÇÃO DAS ESQUADRIAS -PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Layout Setor de montagem Praticamente por esse setor passam todas as peças que compõem a esquadria. Se a linha escolhida tem predominância de 90°parafusadeiras horizontais são fundamentais. Para ter o correto dimensionamento desta área, é necessário definir a atuação da empresa e verificar, por exemplo, se o trabalho a ser realizado inclui a instalação de vidro e colagem de silicone. Para operar esses quatro setores é necessária a instalação de equipamento de ar comprimido. É aconselhável que sua instalação seja aérea, pois facilitará mudanças, em caso de alteração do layout. Áreas de apoio As áreas de apoio à produção devem ser concebidas de forma a permitir um estacionamento rápido dos estágios da produção. Pode ser no próprio carrinho que transporta o material. Área de circulação Sempre que possível, o layout deverá propor uma via central ou lateral ao longo da fábrica, que possibilitará a circulação entre um setor e outro. Essa circulação, em geral, deve ser feita por veículos de transporte de materiais .  Revisado / OK

21 Métodos e Processos – Projetos e Desenvolvimento
A instalação dos caixilhos de alumínio deve ser feita por pessoal especializado, que pode ser equipe própria do fabricante. É importante que o instalador tome alguns cuidados nesta fase da obra, para assegurar o perfeito funcionamento das janelas e portas de alumínio. Normalmente, as etapas que antecedem a instalação dos caixilhos são o revestimento interno e externo. Seguem algumas recomendações básicas: os caixilhos devem vir embalados em plástico e identificados (tipo, andar, etc.), preferencialmente em época próxima de sua instalação, para evitar que fique por muito tempo exposto às condições da obra; a armazenagem na obra deve ser feita em local seguro, afastado da circulação de pessoas e equipamentos, seco, coberto, livre de poeiras. As peças devem ser colocadas sobre calços, na vertical, encostadas umas nas outras e separadas por cunhas de madeira, papelão ou pedaços de carpetes; INSTALAÇÃO DAS ESQUADRIAS – INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

22 Métodos e Processos – Projetos e Desenvolvimento
Após a colocação das esquadrias de alumínio e se ainda existir algum serviço a ser executado, é recomendável proteger os caixilhos com vaselina ou plásticos adesivos; A limpeza pode ser feita com água e detergente neutro com até 10% de álcool (jamais utilizar esponjas de aço ou de outra fibra que possa riscar a superfície de alumínio); As superfícies de alumínio não podem ser expostas ao contato com cimento, argamassas ou mesmo resíduo aquoso desses materiais ou com ácido clorídrico (muriático), pois haverá uma reação química na superfície com a formação de manchas definitivas. Depois de terminada a instalação, deverá ser feita a revisão das esquadrias como: As aplicações das borrachas e fitas vedadoras; aplicação dos silicones nas interfaces com paredes ou outros elementos construtivos; As aberturas e fechamentos devem trabalhar de forma suave, sem solavancos, atritos ou ruídos. Fechos e contrafechos devem ser regulados quando do fechamento das portas, além da verificação da instalação dos batedores. INSTALAÇÃO DAS ESQUADRIAS – INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

23 Métodos e Processos – Projetos e Desenvolvimento
INSTALAÇÃO DAS ESQUADRIAS – INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO PREVER LOCAIS ADEQUADOS PARA ARMAZENAR OS MATERIAIS Armazenamento inadequado

24 Métodos e Processos – Projetos e Desenvolvimento
INSTALAÇÃO DAS ESQUADRIAS – INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO MANUTENÇÃO DAS ESQUADRIAS A limpeza das esquadrias deve ser feita com uma solução de água e detergente neutro, a 5%, com auxílio de esponja ou pano macios, nos seguintes intervalos: No mínimo, a cada 12 meses em zona urbana ou rural; No mínimo, a cada 3 meses em zona marítima ou industrial Os trilhos de janelas e portas de correr devem ser constantemente limpos, para se evitar o acúmulo de poeira, que podem se transformar em crostas de difícil remoção comprometendo as roldanas. Não deve ser realizada lubrificação nos componentes das esquadrias.

25 Métodos e Processos – Projetos e Desenvolvimento
INSTALAÇÃO DAS ESQUADRIAS – INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO Problemas de instalação e manutenção

26 PASSOS IMPORTANTES PARA A QUALIDADE DAS ESQUADRIAS
Aquisição de produto qualificado/ certificado (pois o mesmo foi previamente ensaiado); Inspeção de recebimento, com base no projeto e análise visual de defeitos; Cuidados no armazenamento e na instalação; Plano de manutenção adequada (recomendado pelo fabricante).

27 PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE PSQ: ATENDIMENTO À ABNT NBR 10821-2
Fabricante que possui linha própria = fabricante padronizado Fabricante que utiliza sistemas homologados = fabricante especial

28 O conteúdo deste treinamento será disponibilizado no site da AFEAL juntamente com as respostas das questões formuladas pelos internautas. Para os participantes que desejam aprofundar nos conteúdos apresentados, a AFEAL oferece o curso de Métodos e Processos.

29 QUALQUER DÚVIDA ESTAMOS
OBRIGADO PELA ATENÇÃO !!! QUALQUER DÚVIDA ESTAMOS A DISPOSIÇÃO !!! CONTATO:


Carregar ppt "Produto Esquadrias de Alumínio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google