A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Carol/Geografia.  É dividir um espaço – um município ou um estado, um país, um continente ou todo o mundo – em regiões.  Regiões – são parte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Carol/Geografia.  É dividir um espaço – um município ou um estado, um país, um continente ou todo o mundo – em regiões.  Regiões – são parte."— Transcrição da apresentação:

1 Professora Carol/Geografia

2  É dividir um espaço – um município ou um estado, um país, um continente ou todo o mundo – em regiões.  Regiões – são parte de um todo, que possuem traços comuns.

3  Imensas massas sólidas na superfície terrestre.  Se originaram da evolução natural ou geológica do nosso planeta.

4  O início da formação dos continentes remonta há 150 ou 200 milhões de anos.  Existem forças vindas do interior do planeta que exercem influências na superfície terrestre.  Essa superfície é composta de várias placas, que são dotadas de movimentos.  Teoria da deriva dos continentes

5  Por convenção, os pesquisadores estabeleceram a diferença entre ilhas e continentes, sendo a Austrália o menor continente e a Groenlândia a maior ilha.  Assim, todas as porções territoriais maiores que a Austrália são continentes e as porções menores que a Groenlândia são ilhas.

6

7  A Antártida não recebeu nomes como Novo ou Novíssimo Mundo por não ser habitada por nenhuma sociedade.  Trata-se de um continente muito frio, com um solo de grossa camada de gelo, impossibilitando a agricultura.

8  Porém, oferece inúmeros recursos, como minérios petróleo e carvão.  De acordo com o tratado da Antártida, assinado em 1961, nenhum país pode explorar seus recursos; somente bases de pesquisas científicas é permitida.

9  O Brasil, em 1984, também instalou sua estação científica, chamada Comandante Ferraz.

10

11  Conjunto formado pelos elementos mais importantes da natureza e para a vida humana, como o clima, o relevo, a vegetação original, o solo e a hidrografia (as águas)  Todos esses elementos estão interligados. Quando um deles se altera, todos os demais também se alteram

12  Localizam-se em latitudes médias, isto é, entre os trópicos e os círculos polares;  Apresentam as quatro estações bem definidas;  As condições climáticas são muito variáveis;  São regiões intensamente povoadas e as mais modificadas pela ação humana

13  Localizam-se em latitudes baixas, ou seja, próximas ao equador;  Caracterizam-se por climas quentes, geralmente úmidos, com apenas duas estações bem definidas: o verão e o inverno;  Possuem fauna e flora muito mais variadas que as demais regiões e a maior quantidade de espécies vegetais do planeta

14

15  Constitui uma identidade cultural que vai além das diversidades entre localidades, etnias, nações ou países. É a mais ampla identificação cultural de uma pessoa ou de um povo

16  A área dominada pela civilização sínica ou chinesa abrange, além da China, alguns países vizinhos no continente asiático: Mongólia, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong, e parte do sudeste asiático.

17  Três principais correntes de pensamento: confusionismo, taoísmo e budismo.  Três religiões (ou filosofias) que formam uma única família – o Sankiao.

18  Deriva dos ensinamentos de Confúcio ( Século V a.C).  Série de regras éticas ou virtudes.  Grande respeito às tradições e aos idosos, à família e à pátria.  Valoriza o ensino e apregoa que os sábios ou letrados ocupem o primeiro lugar na sociedade

19  Fundado por Lao-Tse (século V a.C).  O mundo é visto como um processo dinâmico e cíclico, com frequentes oposições de lados contrários que se completam: o yin e o yang  A vida é a harmonia combinada do yin e o yang, a busca do equilíbrio.

20  O fundamental no budismo é a ideia de “despertar” ou nirvana um estágio de meditação profunda que conduz ao conhecimento último das coisas e à ausência de todo o sofrimento.

21  Não devemos nos apegar as coisas transitórias, a fatos e pessoas, nem ao próprio “eu”, pois seriam formas de ilusão.

22  Baseado no desenvolvimento econômico e social dos países.

23

24  Essa divisão está baseada em critérios socioeconômicos, e não correspondem aos dois hemisférios, ou seja, o Norte e o Sul delimitados pela linha do Equador.

25  Além disso, essa divisão separa grupos de países que têm gigantescos recursos financeiros dos que dispõem de grandes reservas naturais.  Porém existem diferenças econômicas e sociais entre os países do próprio grupo.


Carregar ppt "Professora Carol/Geografia.  É dividir um espaço – um município ou um estado, um país, um continente ou todo o mundo – em regiões.  Regiões – são parte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google