A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Hugo Alexandre

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Hugo Alexandre"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Hugo Alexandre

2  Oficialmente na Grécia antiga, por volta do século VI a.C  Tales de Mileto é apontado como primeiro filosofo.

3 PENSAMENTOESTILO DE VIDASABEDORIA

4 O que é o é? SER

5

6 MITO NATUREZANARRAÇÃO MISTÉRIO, MÁGIA INQUESTIONÁVEL (FÉ)

7  Explicar o mundo, dando ao homem um pouco mais de poder e controle sobre as coisas à sua volta.  Dar sentido ao mundo e à existência humana.  Compreender os mistérios que cercavam os seres humanos  Uma forma simbólica de explicação dos fenômenos à sua volta.

8 O que é o é? SER

9 Pitágoras Composição numérica Unidade (número 1) Relação par/impar Relação superfície/volume

10 FILOSOFIA A-NATUREZA RAZÃO QUESTIONÁVEL SISTEMÁTICO

11

12 Pré-socrático ou cosmológico Socrático ou antropológico Sistemática Helenística ou greco-romana Séc. VII a.C Séc. V a.C Séc. IV a.C Séc. III a.C Séc. IV d.C

13 ● Cosmo (a ordem geral do Universo) ● Phýsis (a natureza, a substância física do mundo) ● Arché (princípio material único, formador de todas as coisas)

14 FilósofoCidadePeríodoArché TalesMileto624 a.C – 546 a.CÁgua AnaximandroMileto611 a.C – 546 a.CApeíron (ilimitado) AnaxímenesMileto586 a.C – 525 a.CAr PitágorasSamos580 a.C – 500 a.CNúmeros HeráclitoÉfeso535 a.C – 470 a.CFogo, opostos e movimentos EmpédoclesAgrigento492 a.C a.CÁgua, terra, fogo e ar AnaxágorasClazômenas499 a.C – 428 a.CHomeomerias (opostos infinitivamente pequenos) DemócritoAbdera460 a.C – 370 a.CÁtomo

15 Como pode ser e não-ser ao mesmo tempo? SER mudança permanência DIALÉTICA

16

17  Urbanização  Polis - grega  Democracia

18 ● Mestre da retórica (arte do bem falar) ● Despreocupação com a Verdade e os princípios unitários

19  Crítica aos sofistas (falsa filosofia)  O que é?Conceito Filosofia Reflexiva

20  Ironia socrática (crítica ao sistema político)  Ética (capacidades humanas essenciais)  Virtudes

21  Coisas em si versus Enganos Imagens (sentidos) Ideias (inteligível)

22  Como construir um conhecimento verdadeiro (universal)? Lógica Princípio da não- contradição e da identidade

23  Ética (campo individual)  Política (campo coletivo)

24

25 01. (UEL-2003)“Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os homens, o que acontece com eles? Quem são eles?” (VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. Trad. de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, p. 56.) O texto acima é parte de uma narrativa mítica. Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta. a) A verdade do mito obedece a critérios empíricos e científicos de comprovação. b) O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimento lógico-analítico para estabelecer suas verdades. c) As explicações míticas constroem-se de maneira argumentativa e autocrítica. d) O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas. e) A verdade do mito obedece a regras universais do pensamento racional, tais como a lei de não-contradição.

26 02. Os mitos correspondem a determinadas interpretações sobre as relações humanas. Em relação a essa afirmação, analise as preposições a seguir: I - O mito é semelhante ao senso comum, pois não se preocupa em estabelecer métodos científicos na sua elaboração. II - Podemos afirmar com veemência que não existem mitos nas sociedades contemporâneas. III - Os mitos gregos influenciaram a história da civilização ocidental. De acordo com a análise das afirmações, assinale a alternativa correta: a) Somente a frase I é verdadeira. b) Somente a II e III são verdadeiras. c) Somente I e III são verdadeiras. d) Todas são verdadeiras

27 03. (UEL_2003) - “Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água. Essa proposta é importantíssima... podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar civilização ocidental.”(REALE, Giovanni. História da filosofia: Antigüidade e Idade Média. São Paulo: Paulus, p. 29.) A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que expressa o principal problema por eles investigado. a) A ética, enquanto investigação racional do agir humano. b) A estética, enquanto estudo sobre o belo na arte. c) A epistemologia, como avaliação dos procedimentos científicos. d) A cosmologia, como investigação acerca da origem e da ordem do mundo. e) A filosofia política, enquanto análise do Estado e sua legislação.

28 04. “Você está acompanhando, Sofia? E agora vem Platão. Ele se interessava tanto pelo que é eterno e imutável na natureza quanto pelo que é eterno e imutável na moral e na sociedade. Sim... para Platão tratava-se, em ambos os casos, de uma mesma coisa. Ele tentava entender uma ‘realidade’ que fosse eterna e imutável. E, para ser franco, é para isto que os filósofos existem. Eles não estão preocupados em eleger a mulher mais bonita do ano, ou os tomates mais baratos da feira. (E exatamente por isso nem sempre são vistos com bons olhos). Os filósofos não se interessam muito por essas coisas efêmeras e cotidianas. Eles tentam mostrar o que é ‘eternamente verdadeiro’, ‘eternamente belo’ e ’eternamente bom’.” (GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia. Trad. de João Azenha Jr. São Paulo: Companhia das Letras, p. 98.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria das idéias de Platão, assinale a alternativa correta.

29 a) Para Platão, o mundo das idéias é o mundo do “eternamente verdadeiro”, “eternamente belo” e “eternamente bom” e é distinto do mundo sensível no qual vivemos. b) Platão considerava que tudo aquilo que pode ser percebido diretamente pelos sentidos constitui a própria realidade das coisas. c) Platão considerava impossível que o homem pudesse ter idéias verdadeiras sobre qualquer coisa, seja sobre a natureza, a moral ou a sociedade, porque tudo é sonho e ilusão. d) Para Platão, as idéias sobre a natureza, a moral e a sociedade podem ser explicadas a partir das diferentes opiniões das pessoas. e) De acordo com Platão, o filósofo deve preocupar-se com as coisas efêmeras e cotidianas do mundo, tidas por ele como as mais importantes.

30 05. (UPE) Os mitos gregos são narrativas sobre a origem de alguma coisa (da terra, das plantas, do bem e do mal, da doença, da morte, da chuva,...). Sobre mito, analise as afirmativas abaixo. I. É um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra. II. É uma narrativa feita em público, baseada na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. III. É uma narrativa inventada pelos gregos, baseada na razão sistemática. IV. É uma narrativa, que encontra a origem de tudo o que existe a partir de relações sexuais entre forças divinas e pessoais. V. É uma narrativa, que toma como base situações de rivalidade ou de aliança entre deuses para explicar a origem de alguma coisa no mundo. Somente está CORRETO o que se afirma em A)I, II, III e IV. B)B) II, IV e V. C)I e IV. D) I, II, IV e V. E) IV e V.

31 6. (UPE) O mito nasce do desejo da humanidade de entender o mundo, para afugentar o medo e a insegurança. Está ligado à magia, ao desejo, ao querer que as coisas aconteçam de um determinado modo. Sobre as funções do mito, analise os itens abaixo. I. Questionar os principais problemas da humanidade em cada tempo histórico. II. Acomodar e tranquilizar o ser humano diante de um mundo assustador, dando-lhe a confiança de que, através de suas ações mágicas, o que acontece no mundo natural depende, em parte, dos seus atos. III. Fixar modelos exemplares de funções e atividades humanas. IV. Acomodar o ser humano ao mundo. V. Explicar a realidade do mundo ao ser humano. Qual alternativa abaixo contém os itens INCORRETOS? A)I, II, III e IV. B)B) II, IV e V. C)C) I e V. D)D) I, III e IV. E)E) IV e V.

32 Professor Hugo Alexandre


Carregar ppt "Professor Hugo Alexandre"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google