A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A geometria na natureza Os sólidos platónicos e os elementos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A geometria na natureza Os sólidos platónicos e os elementos."— Transcrição da apresentação:

1 A geometria na natureza Os sólidos platónicos e os elementos

2 Platão (Sec. II a.C.), o grande filósofo grego aluno de Sócrates, foi o primeiro matemático a demonstrar que existem apenas cinco poliedros regulares: Octaedro

3 Para Platão o universo era formado por um corpo e uma alma ou inteligência. Na matéria havia partes limitadas por triângulos, por quadrados, por…é melhor veres o vídeo que se segue…

4 Vejamos então os nossos sólidos platónicos… Platão associou ainda cada sólido platónico aos elementos conhecidos: o ar, o fogo, a água e a terra…falava ainda num que era o cosmos…hummm!!! Consegues descobrir quais os sólidos que representam cada elemento? Explica lá as tuas opções…

5 De volta a Platão então…na matéria havia partes limitadas por triângulos, formando um tetraedro, e teremos o fogo, cuja natureza penetrante está simbolizada na agudeza dos seus vértices.

6 Se forem quadrados temos o cubo - o elemento da terra. e a água de icosaedros. O ar é formado por octaedros Vejamos mais um vídeo…

7 Platão admitia ainda que por intervenção inteligente, uns se transformavam nos outros à excepção da terra, que se transforma em si própria. O dodecaedro cheio de harmonia simbolizava o próprio universo.


Carregar ppt "A geometria na natureza Os sólidos platónicos e os elementos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google