A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1ª Reunião de Pais e Mestres 2014 Ensino Fundamental 1 e 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1ª Reunião de Pais e Mestres 2014 Ensino Fundamental 1 e 2."— Transcrição da apresentação:

1 1ª Reunião de Pais e Mestres 2014 Ensino Fundamental 1 e 2

2 Prezado Responsável, Todo início de ano letivo vem acompanhado de muitas expectativas e a confiança de resultados positivos. O ano escolar tem uma dinâmica única, que traz mudanças constantes entre acertos e erros que serão necessários para o crescimento do Estudante, da Família e da Escola. Destacamos que a proposta educacional do CSFA, alicerça-se na parceria com a Família que exerce papel fundamental no desenvolvimento dos PRINCIPIOS, dos VALORES e dos LIMITES. Através do fortalecimento desta parceria, a nossa MISSÃO na perspectiva da ÉTICA, da JUSTICA SOCIAL, e dos IDEAIS DA PAZ acontecerá efetivamente no cotidiano escolar.

3 Projeto 2014 – Tema central: Preparando o Amanhã! Preparando o Amanhã! “Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais. Teus passos ficaram. Olhes para trás... mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.” Charles Chaplin Durante o ano letivo de 2014 faremos o planejamento de nossas atividades envolvendo o tema: Preparando o amanhã! Nosso objetivo será desenvolver em nossos estudantes a consciência de preparação para o futuro. O que desejamos que nossos estudantes preparem para o amanhã? O que podemos realizar hoje para preparar o amanhã? Nossa sociedade tem consciência da importância da sustentabilidade? E quanto isso modificará o futuro?

4 Iniciar, retomar/aprofundar ações educativas que levem à formação ética e moral de todos os membros que atuam e participam da Instituição Escolar. Desenvolver ações com a comunidade e a sociedade escolar, fundamentadas nos eixos temáticos: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social. Fortalecer o protagonismo de estudantes na construção de valores, de conhecimentos pessoais, sociais e políticos, visando a cidadania. Construindo valores na escola

5 Horário TurnoHora EntradaHora SaídaAno de EscolaridadeObservações 1º07h30min.11h 45min.1º e 5º ano*********** 1º07h10min.12h 25min6º ao 9º*********** 2º13h17h15min1º ao 5º ano*********** Horário das Aulas 1ª aula07h10 às 08h 2ª aula08h às 08h50 3ª aula08h50 às 09h40 Recreio09h40 às 09h55 4ª aula09h55 às 10h45 5ª aula10h45 às 11h35 6ª aula11h35 às 12h25 Se o estudante (6º ao 9º ano) chegar ao Colégio, após o 2º horário (08h. no turno da manhã), não poderá assistir às aulas do dia, a não ser em caráter excepcional, devidamente comunicado e justificado pelo responsável previamente. Os estudantes não poderão deixar o Colégio durante as atividades escolares, a não ser em situações especiais. Nesses casos, a saída só será permitida mediante solicitação por escrito dos pais e dirigida à Orientação Pedagógica. Por motivo de segurança, não serão liberados os estudantes cuja saída for solicitada por telefone. Pedimos aos pais que estejam atentos à pontualidade no horário de entrada, pois o não cumprimento acarretará uma série de transtornos, que vão desde a perda do conteúdo trabalhado até a interrupção da aula já iniciada. O atraso para a 1ª aula acarretará a perda da mesma (a partir do 5º ano do Ensino Fundamental). Serão tolerados 3 (três) atrasos no mês. No 3º atraso, os pais/responsáveis serão avisados que se houver o 4º atraso o estudante voltará para casa.

6 Uniforme De uso diário e nas dependências da Unidade Escolar. Blusa oficial/ calça oficial ou calça jeans azul escuro/ short ou bermuda oficial / tênis e meia Obs.: Não será permitida a entrada de estudantes vestindo calça de outras cores, bem como calças rasgadas, capri e outras. O uso do casaco de frio não desobriga o uso do uniforme escolar. Educação Física Camiseta de Educação Física oficial / short ou bermuda oficial /tênis e meia Não será permitido o uso de sapatos de salto alto, de sandálias, de chinelos ou de qualquer peça que descaracterize o uniforme. Também não se permitirá o uso de bonés, bandanas, lenços e nem adereços extravagantes. Os estudantes deverão trajar uniforme completo sempre que se dirigirem ao Colégio, fora do horário em que estudam, para atividades como excursões, trabalhos, simulados, avaliações de 2ª chamada, projeção de filmes, etc.

7 Dispensa de Estudantes das Aulas de Educação Física O estudante só será dispensado da prática de Educação Física se apresentar atestado médico comprovando necessidade de se ausentar da mesma. Os atestados deverão ser entregues à Orientação Pedagógica e os mesmos serão anexados ao Diário de Classe, tornando as Faltas Justificadas.

8 Material Escolar O material escolar é fundamental para o acompanhamento e a assimilação do conteúdo. O estudante deverá sempre consultar seu horário e conferir se todos os materiais necessários às aulas do dia estão em sua pasta. Se o estudante esquecer o material didático ou algum trabalho, não poderá telefonar para casa pedindo o material esquecido, uma vez que um dos aspectos por nós trabalhado é a responsabilidade. É proibido o uso de estilete. Os estudantes deverão trazer sempre seu material escolar identificado. Não trazer objetos de valor. O Colégio não se responsabilizará por objetos extraviados ou danificados.

9 Tarefa de Casa Os deveres são constantes e devem ser feitos diariamente, pois possibilitam fixar os conteúdos ou eliminar dúvidas. É necessário que, desde o início, o estudante se conscientize de que o envolvimento no processo educativo é imprescindível para seu sucesso. Os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental recebem semanalmente um bloco de exercícios contendo 5 questões de 2 disciplinas.

10 Doenças e Medicação Em caso do estudante passar mal no horário escolar a família será imediatamente contatada. O Colégio não usará medicamentos para dor ou febre. Informamos que em caso de medicação de xaropes, antibióticos e outros com horário, não nos responsabilizaremos pelas doses dentro do horário de aula. Em caso de doenças infecto contagiosa, o estudante somente retomará suas atividades com atestado médico de alta.

11 Sistema de Avaliação Os estudantes serão avaliados por meio de instrumentos diferenciados, tais como: Atividades avaliativas (provas) sendo, no mínimo, em cada disciplina, duas por período. Trabalhos individuais ou em grupo: pesquisas; resenhas; relatórios de filmes, de excursões, de palestras; memoriais; teatros; etc. Para a pontuação de Hábitos e Atitudes (peso 2,0), serão observados os seguintes critérios: - participação (interesse, apontamentos e exercícios em classe); - participação nos projetos pedagógicos; - responsabilidade (pontualidade, material didático, tarefas extra classe); - comportamento (conversa, brincadeira e respeito). O processo de avaliação servirá ao professor e ao estudante como autoavaliação e deverá ser entendido como elemento propiciador de uma retomada de conteúdos e de atividades.

12 2ª CHAMADA Terá direito à 2ª chamada o estudante que faltar à avaliação por motivo justo (doença/apresentando atestado médico ou com justificativa, por escrito, da família, luto e/ou outros casos a serem analisados pela Orientação Pedagógica). Nesses casos, o responsável ou o próprio estudante deverá procurar a Secretaria do Colégio no prazo máximo de 48 horas, a partir da data da avaliação, e preencher o requerimento de 2ª chamada. O dia e o horário da nova avaliação serão comunicados ao estudante, e esta será realizada em turno diferente daquele no qual o estudante está cursando. O estudante que não comparecer à 2ª chamada ficará, em definitivo, sem direito a outra avaliação. Para as 2ª chamadas sem justificativa plausível, o estudante que requerer deverá pagar uma taxa de R$. 15,00 (quinze reais) por disciplina. Não haverá 2ª chamada para simulados.

13 Critérios para Aprovação O estudante só será aprovado se alcançar ao final do ano letivo: 75 % de frequência no conjunto das disciplinas. Média mínima anual 6,0 em cada disciplina.

14 Recuperação Os estudantes que não obtiverem a média mínima 6,0 terão oportunidade de fazer a recuperação paralelamente ao final de cada trimestre. No final do ano letivo, os estudantes que não obtiverem a média anual mínima (6,0) terão direito a uma Avaliação Especial com peso 10,0 devendo obter, no mínimo, 6,0 para lograra aprovação.

15 Instrumentos de Avaliação PesoObservação AV1 - 1ª Avaliação Trimestral8,0Somente serão dispensados da AV1 os estudantes do 1º ano. HAT - Hábitos e Atitudes2,0 SET - Trabalhos em grupo ou individual e Pesquisas, Bloco de Exercícios 2,0 SIM - Simulado8,0Direcionado aos estudantes do 6º ao 9º ano. AV2 - 2ª Avaliação Trimestral10,0 AV3 - 3ª REAvaliação10,0Substitui a menor nota obtida no período. Ou seja, Av1+HAT ou SET+SIM ou Av2 (AV1 + HAT) + (SET + SIM) + AV2 = x : 3 = REF (Resultado Final)

16 Boletim Escolar Ao final de cada período, em dia previamente marcado, o estudante receberá o boletim escolar contendo seu aproveitamento e frequência. O canhoto deverá ser assinado pelos pais e devolvido à Orientação Pedagógica, no dia seguinte. O boletim estará disponível no site do CSFA. (www.colegiosaofranciscodeassis.com.br)www.colegiosaofranciscodeassis.com.br

17 Comunicação Colégio/Família Durante o ano letivo, comunicamo-nos com as famílias por meio de circulares, convocações, boletins e avisos entregues aos estudantes, através da agenda escolar. Solicitamos aos estudantes que, respeitosamente, entreguem aos pais essas correspondências e que pais e filhos, em conjunto, leiam-nas com bastante atenção. Todo comunicado que os pais receberem deverá ter o respectivo canhoto devolvido no dia seguinte ao recebimento, devidamente datado e assinado. Após o 3º canhoto sem a assinatura dos pais, estes serão convidados para uma reunião com a equipe pedagógica. Não será permitido o uso do celular nas dependências do Colégio, exceto no horário do almoço (11h50min às 14h). Caso o estudante esteja usando o celular, este será retido e, posteriormente, devolvido somente aos pais. Se, em caso de urgência, o aluno precisar se comunicar com a família, deverá solicitar à Equipe Pedagógica que faça o contato.

18 Reunião de Pais Os pais contribuem efetivamente para o desenvolvimento psíquico, afetivo e intelectual de seus filhos; por essa razão, é fundamental que os pais compareçam às reuniões agendadas pelo Colégio. No início do período letivo, os pais serão convocados, através de circular, para reunião em que se fará a apresentação da Proposta Pedagógica do Colégio, bem como da Equipe de Educadores. Quando for o caso de um estudante apresentar dificuldade específica, os pais serão convocados, em data e horário especiais, para tratar da questão. Caso os pais precisem conversar com os professores individualmente, com a Orientação Pedagógica, ou ainda com a Direção do Colégio, deverão agendar um horário, através dos telefones: ou A 2ª, 3ª e 4ª Reunião de Pais e Mestres ocorrerá em sistema de plantão, no dia informado pela coordenação. Todas as reuniões de pais e mestres serão comunicadas via agenda previamente.

19 Secretaria O horário de funcionamento da Secretaria, para os pais, é de segunda a sexta, das 7h15min às 17h e, para os estudantes, antes do início das aulas, durante o recreio e após o término das aulas. Qualquer solicitação de documento à Secretaria – para ser providenciado ou apenas para preenchimento – deverá ser feita pelo responsável do aluno, obedecendo ao prazo mínimo de 48 horas. De acordo com a lei, o prazo para liberação do Histórico Escolar é de 20 (vinte) dias úteis, após a solicitação por escrito. Será cobrada uma taxa para pedido de segunda via de qualquer documento. Todo atestado médico deverá ser entregue diretamente na Secretaria. O aluno poderá ser dispensado das aulas de Educação Física quando: - apresentar atestado médico, especificando o período da dispensa.

20 Reclamações/Sugestões No CSFA, os pais/responsáveis serão sempre bem-vindos para participar. Em contato com a escola, participando das atividades, compreendendo o alcance das práticas educacionais desenvolvidas, a avaliação feita pelos pais em muito pode ajudar nosso crescimento. Por isso, senhores pais, sintam-se à vontade para comparecer ao Colégio, trazendo sugestões, as quais deverão ser encaminhadas à Orientação Pedagógica.

21 Vídeo – De que lado você está?


Carregar ppt "1ª Reunião de Pais e Mestres 2014 Ensino Fundamental 1 e 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google