A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arquitetura de Computadores Mário Luiz Rodrigues Oliveira DCC-UFLA JUNHO/2004.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arquitetura de Computadores Mário Luiz Rodrigues Oliveira DCC-UFLA JUNHO/2004."— Transcrição da apresentação:

1 Arquitetura de Computadores Mário Luiz Rodrigues Oliveira {mlro@comp.ufla.br} DCC-UFLA JUNHO/2004

2 Conceito Arquitetura X Organização Arquitetura de computador refere-se ao conjunto de atributos de um sistema (computacional) que são visíveis ao programador Organização de computador refere-se às unidades operacionais e suas interconexões que implementam as especificações de uma arquitetura

3 Estrutura de um Computador

4 Atribuições de um Arquiteto de Computadores Projetar o conjunto de instruções de uma arquitetura –Quais instruções? –Quantas instruções? –Qual o tamanho das instruções? –Quantos operandos por instrução? –Qual o tamanho de cada tipo de dado? –Qual(is) técnica(s) de endereçamento à memória serão utilizadas?

5 Atribuições de um Arquiteto de Computadores Decidir como os componentes do sistema computacional serão organizados para implementar a especificação de uma arquitetura –Qual a largura do barramento do sistema? –Qual a velocidade do barramento? –Qual a tecnologia de memória será usada? –Quantos níveis de memória cache? –Qual o tamanho da memória cache?

6 Atribuições de um Arquiteto de Computadores –Qual o velocidade do processador? –Quantos ciclos de clock serão necessários para executar cada instrução? –Como será implementado o Pipeline? –Quantos processadores terá o sistema? –Como será a comunicação memória/processador num sistema com vários processadores? –Qual o tamanho de uma página no espaço de endereçamento virtual (memória virtual)?

7 Áreas de Pesquisa –Pipeline –Projeto de Memória Cache –Arquiteturas Paralelas –Computação Quântica

8 Áreas Afins –Eletrônica –Sistemas Digitais –Compiladores

9 Onde Trabalhar? –Universidades –Empresas fabricantes de processadores, memórias e placas-mãe (Intel, AMD, ASUS, Cyrix, HP, IBM, Soyo, SiliconGraphics, Samsung)

10 Links e Livros Interessantes Links e Livros Interessantes –http://www.amd.com/us-en –http://www.intel.com –http://www.silicongraphics.com –http://www.ibm.com/us –http://www.clubedohardware.com.br –http://www.guiadohardware.net –http://www.asus.com –http://www.soyo.com

11 Links e Livros Interessantes –http://www.samsung.com/index_01.htm –http://www.cs.berkeley.edu/~pattrsn –http://www-flash.stanford.edu/~jlh –Computer Organization & Design: The Hardware/Software Interface –Computer Architecture: A Quantitative Approach


Carregar ppt "Arquitetura de Computadores Mário Luiz Rodrigues Oliveira DCC-UFLA JUNHO/2004."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google