A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM DIREITO EMPRESARIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM DIREITO EMPRESARIAL"— Transcrição da apresentação:

1 PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM DIREITO EMPRESARIAL
CONTABILIDADE CAPÍTULO 3 – BALANÇO PATRIMONIAL: Grupo de Contas

2 3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
3.1 – Justificativas; 3.2 – Uma introdução didática; 3.3 – Grupo de contas do ativo; Ativo circulante. Realizável a longo prazo. Permanente. 3.4 – Grupo de contas do passivo. Passivo circulante. Exigível a longo prazo. Patrimônio líquido

3 Longo Prazo Curto Prazo 3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
CONCEITO DE CURTO E LONGO PRAZOS Curto Prazo  até um ano (conceito geral) Longo Prazo  Período acima de um ano Longo Prazo Curto Prazo X1 X2 31.12.X1 31.12.X0 Grau de Liquidez – Decrescente: os itens de maior liquidez são classificados em primeiro plano e os de menor liquidez aparecem em último lugar

4 3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
ATIVO PASSIVO Itens que já são dinheiro ou que serão transformados em dinheiro rapidamente (curto prazo) Todas as contas que serão pagas rapidamente, no curto prazo,m ou até em 1 ano. Como essas contas recebidas e pagas rapidamente se renovam constantemente (estão sempre girando), foi dado o nome de Circulante (corrente), tanto para o Ativo como para Passivo.

5 3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
O Balanço Patrimonial divide-se em grupos de contas, de características semelhantes, facilitando, dessa forma, a sua leitura, interpretação e análise. Circulante Compreende contas que estão constantemente em giro - em movimento, sua conversão em dinheiro ocorrerá, no máximo, até o próximo exercício social. Realizável a Longo Prazo Incluem-se nessa conta bens e direitos que se transformarão em dinheiro após o exercício seguinte. Permanente São bens e direitos que não se destinam a venda e têm vida útil longa, no caso de bens. Compreende obrigações exigíveis que serão liquidadas no próximo exercício social: nos próximos 365 dias após o levantamento do balanço. Exigível a Longo Prazo Relacionam-se nessa conta obrigações exigíveis que serão liquidadas com prazo superior a um ano - dívidas a longo prazo. Patrimônio Líquido São recursos dos proprietários aplicados na empresa. Os recursos significam o capital mais o seu rendimento - lucros e reservas. Se houver prejuízo, o total dos investimentos proprietários será reduzido. ATIVO PASSIVO

6 ATIVO 3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas ATIVO CIRCULANTE
Grupo que gera dinheiro para a empresa pagar suas contas a curto prazo. Disponível (Caixa e Bancos) Contas a receber: são valores ainda não recebidos decorrentes de vendas de mercadorias ou prestação de serviços a prazo. Estoques: são mercadorias a serem vendidas. No caso de indústria, são os produtos acabados, bem como a matéria-prima e outros materiais secundários que compõem o produto de fabricação. Investimento temporário: são aplicações realizadas normalmente no mercado financeiro com excedente de caixa. Deduções do circulante: a parcela estimada pela empresa que não será recebida em decorrência de maus pagadores (PDD).

7 ATIVO 3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO Compreende itens que serão realizados em dinheiro a longo prazo (período superior a um ano), ou de acordo com o ciclo operacional da atividade predominante. Os empréstimos que a empresa faz a diretores e a coligadas também são classificados neste grupo. Adiantamentos concedidos às sociedades coligadas ou controladas. Adiantamentos concedidos a diretores. Adiantamentos concedidos acionistas.

8 ATIVO 3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas ATIVO PERMANENTE
- Itens que dificilmente se transformarão em dinheiro Investimentos: não ligados à atividade-fim da empresa. Ex: Ações Outras Cias., Terrenos Imobilizado: totalmente correlacionado com a atividade-fim. Ex: Prédios, Veículos, Máquinas. Diferido: Gastos pré-operacionais. Ex. Abertura da Firma, reestruturação da empresa etc.

9 3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas PASSIVO Conjunto de obrigações exigíveis da empresa. Dívidas que serão reclamadas a partir da data do seu vencimento  PASSIVO EXIGÍVEL (CAPITAL DE TERCEIROS) Fornecedores (de mercadorias); Funcionários (salários); Governo (impostos); Bancos (empréstimos) etc. Evidencia o endividamento da empresa.

10 PASSIVO 3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas PASSIVO CIRCULANTE
Obrigações com terceiros a serem pagas no Curto Prazo EXIGÍVEL A LONGO PRAZO Obrigações com terceiros a serem pagas no Longo Prazo PATRIMÔNIO LÍQUIDO Total de recursos investido pelos proprietários. Normal- mente compostos de capital e lucros retidos (parte do lucro não distribuído aos donos mas reinvestido na empresa.

11 Visão sintética do balanço Passivo e Patrimônio Líquido
3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas Visão sintética do balanço ATIVO Ativo Passivo e Patrimônio Líquido PASSIVO Circulante Compreende contas que estão constantemente em giro - em movimento, sua conversão em dinheiro ocorrerá, no máximo, até o próximo exercício social. Realizável a Longo Prazo Incluem-se nessa conta bens e direitos que se transformarão em dinheiro após o exercício seguinte. Permanente São bens e direitos que não se destinam a venda e têm vida útil longa, no caso de bens. Circulante Compreende obrigações exigíveis que serão liquidadas no próximo exercício social: nos próximos 365 dias após o levantamento do balanço. Exigível a Longo Prazo Relacionam-se nessa conta obrigações exigíveis que serão liquidadas com prazo superior a um ano - dívidas a longo prazo. Patrimônio Líquido São recursos dos proprietários aplicados na empresa. Os recursos significam o capital mais o seu rendimento - lucros e reservas. Se houver prejuízo, o total dos investimentos proprietários será reduzido. Observação: há outras contas pertencentes ao balanço patrimonial que serão tratadas em momento oportuno. Investimento São as aplicações de caráter permanente que geram rendimentos não necessários à manutenção da atividade principal da empresa. Imobilizado Abarca itens de natureza permanente que serão utilizados para a manutenção da atividade básica da empresa. Diferido São aplicações que beneficiarão resultados de exercícios futuros.

12 CICLO OPERACIONAL E PRAZOS EM CONTABILIDADE
3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas CICLO OPERACIONAL E PRAZOS EM CONTABILIDADE Entende-se como Ciclo Operacional o período de tempo de um indústria, leva para produzir seu estoque, vendê-lo e receber as duplicatas geradas na venda, entrando em caixa. Ciclo Operacional: Supermercado – em média 30 dias. Metalúrgica – acima de 90 dias. Indústria naval – pode passar um ano.


Carregar ppt "PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM DIREITO EMPRESARIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google