A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MINUTA DE REGULAMENTO REUNIÕES REGIONAIS DA ANPED - EM DISCUSSÃO Apresentação Forpred Reunião FORPRED, RJ, 03 dezembro de 2014 Comissão: Coordenadores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MINUTA DE REGULAMENTO REUNIÕES REGIONAIS DA ANPED - EM DISCUSSÃO Apresentação Forpred Reunião FORPRED, RJ, 03 dezembro de 2014 Comissão: Coordenadores."— Transcrição da apresentação:

1 MINUTA DE REGULAMENTO REUNIÕES REGIONAIS DA ANPED - EM DISCUSSÃO Apresentação Forpred Reunião FORPRED, RJ, 03 dezembro de Comissão: Coordenadores dos fóruns regionais presentes: Antonio Carlos Maciel (Norte), Isabel Maria Sabino de Farias e Nilma Margarida crusué (Nordeste), Valéria Silva Ferreira (Sul) Laerthe de Moraes Abreu Júnior (Sudeste) Grupos de trabalho: GT05 – Maria Dilnéia Espíndola Fernandes GT08 – Valeska Maria Fortes de Oliveira, GT15 - Rosângela Gavioli Prieto Alfredo Macedo Gomes (vice-presidente Nordeste) Elizeu Clementino (Diretor Financeiro)

2 CAPÍTULO I – Da caracterização
Art. 1º - As Reuniões Científicas Regionais da ANPEd têm por objetivo a socialização das pesquisas e estudos realizados na área de educação e afins, bem como propiciar intercâmbios e debates sobre temáticas de interesse da Associação. Art. 1º - As Reuniões Científicas Regionais da ANPEd têm por objetivo a socialização das pesquisas e estudos realizados em programas de pós- graduação filiados à ANPED. Art. 1º - As Reuniões Científicas Regionais da ANPEd têm por objetivo a socialização das pesquisas e estudos realizados na área de educação e afins, bem como propiciar intercâmbios e debates sobre temáticas de interesse da Associação e dos Programas de Pós-graduação em Educação da região.

3 Art. 2º - As Reuniões Científicas Regionais serão realizadas a cada 2 (dois) anos, intercaladas à Reunião Nacional, sob a coordenação da diretoria da ANPEd, em parceria com os Fóruns Regionais de Pós-Graduação. Art. 2º - As Reuniões Científicas Regionais serão realizadas a cada 2 (dois) anos, intercaladas à Reunião Nacional, sob a responsabilidade dos Fóruns Regionais de Pós- Graduação e da diretoria da ANPEd. Altera. Art. 2º - As Reuniões Científicas Regionais serão realizadas a cada 2 (dois) anos, intercaladas à Reunião Nacional, sob a responsabilidade dos Fóruns Regionais de Pós- Graduação e da diretoria da ANPEd. Altera. Art. 2º - As Reuniões Científicas Regionais serão realizadas a cada 2 (dois) anos, intercaladas à Reunião Nacional, sob a responsabilidade dos Fóruns Regionais de Pós- Graduação e da diretoria da ANPEd, através de seu Vice-presidente regional.

4 (Consenso) §1º O Fórum dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Forpred) é composto pelos sócios institucionais da ANPEd. §2º Cada Fórum Regional de Coordenadores de Programas de Pós- Graduação em Educação elegerá, entre os que se candidatarem, um Programa de Pós-Graduação em Educação para sediar e coordenar, local e regionalmente, a realização da Reunião Científica Regional.

5 (Consenso) Art. 3º - A partir de 2016, à denominação das reuniões regionais, deverá ser acrescentado o título “Reunião Científica Regional da ANPEd”.

6 (para formar consenso)
Art. 4º - O formato da Reunião Científica Regional será definido pela Comissão Organizadora de cada edição do evento, composta por representantes dos Programas de Pós-Graduação em Educação da região, sócios institucionais da Anped, e pela Diretoria da Anped. <------Alterado Art. 4º - O formato da Reunião Científica Regional será definido pela Comissão Organizadora de cada edição do evento. <----Muda a redação-- Art. 4o. A comissão organizadora regional responsável por cada edição do evento terá autonomia para definir o desenho, implementação e desenvolvimento da reunião cientifica regional Art. 4º - O formato da Reunião Científica Regional será definido pela Comissão Organizadora de cada edição do evento, formada pelos representantes dos Programas de Pós-Graduação de cada região e pelo Vice-presidente regional da ANPEd.

7 (para formar consenso)
Art. 5º - Poderão participar da Reunião Científica Regional, com apresentação de trabalhos, professores (as) pesquisadores (as) de Programas de Pós-Graduação em Educação – PPGEs, pesquisadores (as) em geral, docentes de Instituições de Ensino Superior – IES, estudantes e egressos de PPGEs da respectiva região. Art. 5º - Poderão participar da Reunião Científica Regional, com apresentação de trabalhos, professores (as) pesquisadores (as) de Programas de Pós-Graduação em Educação – PPGEs e áreas afins, pesquisadores (as) em geral docentes de Instituições de Ensino Superior – IES, estudantes e egressos de PPGEs da respectiva região. Art. 5º - Poderão participar da Reunião Científica Regional, com apresentação de trabalhos, professores (as) pesquisadores (as) de Programas de Pós-Graduação em Educação – PPGEs, estudantes e egressos de PPGEs da respectiva região. Art 5o- A inscrição dos participantes na Reunião Científica Regional da ANPEd é restrita aos professores(as), pesquisadores(as), alunos(as) e egressos(as) vinculados aos Programas de Pós-graduação da região quites com a anuidade da ANPEd.

8 (Consenso) §1º – Entende-se por egresso (a) os (as) mestres e doutores (as) que concluíram seus cursos nos últimos 36 meses, contados a partir da data da sua defesa.

9 (Para formar consenso)
Virará-- Art. ??? – Os (As) estudantes de Graduação e professores da educação básica, vinculados (as) a projeto de pesquisa poderão inscrever-se e participar das reuniões científicas regionais da ANPEd. §2º. Os (As) estudantes de Graduação e professores da educação básica, vinculados (as) a projeto de pesquisa poderão inscrever-se e participar das reuniões científicas regionais da ANPEd, com ou sem apresentação de trabalho. Art. sexto??? – Os (As) estudantes de Graduação e professores da educação básica, vinculados (as) a projeto de pesquisa em programas de Pós-Graduação filiados à Anped poderão inscrever-se e participar das reuniões científicas regionais da ANPEd. Há uma proposta para retirar... suprimir

10 (Para formar consenso) +++
Art. 6º - Para submeter trabalhos para a Reunião Científica Regional da ANPEd os (as) autores (as) e coautores (as) deverão ser sócios da ANPEd e quites com a anuidade. Art. 6º - Para submeter trabalhos para a Reunião Científica Regional da ANPEd os (as) autores (as) e coautores (as) deverão ser sócios da ANPEd e quites com a anuidade, PENSAR O ESCALONAMENTO Art. 6º - Para submeter trabalhos para a Reunião Científica Regional da ANPEd os (as) autores (as) e coautores (as) que forem sócios da ANPEd e quites com a anuidade terão desconto no valor das inscrições. Sugere suprimir Art. 6o. (Argumento: sugere a retirada deste item por considerar que a questão da exigência de quitação da anuidade para inscrição é especificamente atribuição nacional não devendo constar neste regulamento das regionais) Não obteve consenso e depende da mudança estatutária em relação ao escalonamento das anuidades. Propõe supressão do item que prevê exigência de associação dos alunos para apresentação de trabalho. Propõe mudança ou supressão do art. 6º, por serem de opinião contrários aos critérios que implicam em cobrança - entendida como ser sócio quite ou ter que se associar à Anped - para participar, com apresentação de trabalho, nas regionais. As sugestões passam por fazermos um esforço conjunto na divulgação da entidade e seu papel na educação nacional para, com isso, aumentar o quadro de associados, viabilizando a sua manutenção e fortalecimento. Parágrafo único – A taxa de inscrição dos trabalhos deve ser simbólica, sendo que os autores (as) e coautores (as) dos trabalhos aprovados pagarão uma taxa extra para poderem apresentá-los na Reunião Científica Regional.

11 Proposta inserção Novo---> Art. - A verba arrecadada com a inscrição no evento deve reverter para I - gastos com a realização da Reunião; os usos desta verba serão decididos em comum acordo entre a Comissão Organizadora Regional e a Comissão Organizadora Local (80%); II- a ANPEd, com vistas às despesas com a reunião: viagens de seu Vice- presidente regional e outros membros da Diretoria; diárias necessárias, etc. (20%)

12 CAPÍTULO II – Da Comissão Organizadora (para formar consenso)
Art. 7º - A Comissão organizadora das Reuniões Científicas Regionais terá a seguinte composição: I - Diretoria da ANPEd; (III - Vice-presidente regional da Anped. III – Vice-Presidente Regional da ANPEd e, na sua ausência, por membro da Diretoria designado pela Presidência da associação. I - Diretoria da ANPEd, através de seu Vice-presidente regional ) II - Coordenação do Fórum Regional de Pós-Graduação (ou fóruns regionais); III - Coordenador (a) local do evento; IV - Coordenadores (as) de Programas de Pós-Graduação em Educação – PPGEs filiados à ANPED; (ou IV - Coordenadores (as) de Programas de Pós-Graduação em Educação – PPGEs - da região); V - Representantes do Programa que sediará a realização da Reunião Científica Regional.

13 (Consenso) Parágrafo único – Os PPGEs recém-criados, ainda não filiados à ANPED, poderão participar da Comissão Organizadora na qualidade de convidados. Parágrafo único – Os PPGEs recém-criados, ainda não filiados à ANPED, poderão participar da Comissão Organizadora na qualidade de convidados com direito a voz e sem direito a voto. mesmo sentido de B, redação diferente--> Parágrafo único – Os PPGEs recém recomendados pela CAPES ainda não filiados à ANPED poderão participar da Comissão Organizadora na qualidade de convidados. (Há uma sugestão para suprimir)

14 Art. 8º - Compete à Comissão Organizadora: (Altera e tb
Art. 8º - Compete à Comissão Organizadora: (Altera e tb. I, II, IV, VI, VIII, IX ---> Art. 8º - Compete à Comissão Organizadora Regional): I - Planejar, executar e avaliar a Reunião Científica Regional, de forma articulada à diretoria da ANPEd; (I. de forma articulada à diretoria da ANPEd; ) II - Elaborar as orientações gerais e normas do evento, observando as disposições e demais resoluções da ANPEd; (II. Elaborar as orientações gerais e normas do evento, observando as disposições e demais resoluções da ANPEd); III - Definir o formato e a temática da Reunião Científica Regional; IV - Elaborar projetos para agências de fomento e buscar outras formas de financiamento e apoio para a realização do evento; (IV - Submeter às agencias de fomento projetos visando financiamento e outras formas de apoio para realização do evento.) V - Coordenar o processo de submissão e as regras de avaliação dos trabalhos a serem apresentados; VI - Definir a programação da reunião, garantindo-se a representação dos diferentes PPGEs da região; VII - Definir, a partir da indicação dos PPGEs da respectiva região, os membros do comitê científico e o banco de pareceristas; VIII - Garantir as publicações decorrentes da Reunião Científica; IX - Elaborar relatório final da Reunião Científica Regional.

15 CAPÍTULO III - Da estrutura das Reuniões Científicas Regionais da ANPEd Consenso
Art. 9º - A Reunião Científica Regional poderá abranger atividades acadêmicas e político-organizativas, tais como: conferências, mesas temáticas, trabalhos encomendados, apresentação de trabalhos e pôsteres, reuniões de entidades, reuniões político-organizativas e reuniões de fóruns, entre outras.

16 (Para forma consenso) Art. 10 – Os trabalhos e pôsteres serão submetidos para avaliação por meio do sistema de submissão de trabalhos da ANPEd. Art. 10 – Os trabalhos e pôsteres poderão ser submetidos para avaliação por meio do sistema eletrônico de submissão de trabalhos da ANPEd ou por outro, conforme deliberação de cada região. <--alterado--- Art. 10 – O processo de submissão e avaliação de trabalhos e pôsteres será definido pela Comissão Organizadora regional, responsável por cada edição do evento. altera e transforma em Art > – Os trabalhos e pôsteres serão submetidos para avaliação de acordo com o sistema organizado pela Comissão Organizadora Regional.

17 Proposta de inserção Novo--> Parágrafo Único: A Comissão Organizadora Regional definirá um Comitê Científico para a seleção dos trabalhos e pôsteres constituído por docentes dos Programas de Pós-graduação participantes.

18 Consenso Art. 11 – Para as Reuniões Científicas Regionais serão aceitos como trabalhos os ensaios (distintos de revisão de literatura) e os estudos com conclusões parciais ou finais, abordando temáticas novas ou já estabelecidas na área da Educação, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise. <-----mesmo sentido--- Art. 11 – Para as Reuniões Científicas Regionais serão aceitos como trabalhos os ensaios (distintos de revisão de literatura) e os estudos com conclusões parciais ou finais de pesquisa, abordando temáticas novas ou já estabelecidas na área da Educação, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise.

19 Consenso Art. 12 – Os trabalhos completos deverão ter a forma de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências. (§1º) – Os trabalhos completos deverão ter a forma de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências. Art. 12 – Os trabalhos completos deverão ter a sua a forma de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências

20 Art. 13 – O número de trabalhos por autor (a) poderá ser, no máximo 2 (dois), sendo apenas um na condição de 1º autor (a). Uma sugestão para suprimir (sugere a retirada deste item por considerar que deve ser definido pelas comissões organizadoras das regionais)

21 CAPÍTULO V – Disposições finais
Art. 14 – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora de cada edição da Reunião Científica Regional, orientando-se pelas normas gerais da ANPEd. <--alterado---Art. 14 – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora de cada edição da Reunião Científica Regional.

22 Propostas de inserção Novo--> Art. 9o – Na Instituição que sediar a Reunião Científica Regional, deverá ser formada uma Comissão Organizadora Local que será responsável pela operacionalização do evento. Art. 10 – Compete a Comissão Organizadora Local: I - Planejar, executar e avaliar em seus aspectos operacionais, a Reunião Científica Regional, desenvolvendo o que for decidido nas reuniões da Comissão Organizadora Regional; II - Elaborar as orientações locais e normas operacionais, em acordo com a Comissão Organizadora Regional; III - Definir e indicar os locais de realização das atividades, em acordo com as autoridades da Instituição; IV – Colaborar com a elaboração do relatório final no que tange às questões operacionais da Reunião.

23 Propostas inserção Novo---> Parágrafo Único - É facultado que os trabalhos apresentados tenham co-autoria de pesquisadores ligados aos grupos de pesquisa que não tenham vínculo formal com os Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEs). Propostas inserção §2º – Pesquisadores de outras regiões, que desenvolvem pesquisa em parceria com pesquisadores da região da Reunião Científica Regional, poderão participar como co-autores na apresentação de trabalhos relativos às parcerias. §3º – Os trabalhos de áreas afins devem abordar temáticas relativas à área de Educação.

24 cronograma 1.       Sistematizar em um quadro as contribuições para termos uma visão comparativa do conjunto da obra (22/10) 2.      Discutir via (podemos agendar reuniões via skype) as propostas, a partir da minuta inicial, e aí vamos fechar os pontos que são pacíficos 23/10 a 31/10/14 (Receber as contribuições dos Fóruns Regionais (após finalizadas reuniões regionais) e inclui-las no quadro comparativo) 03 a 07/11/14 (esperado) 3.      Aprofundar o debate sobre os pontos que não foram inicialmente pacíficos. As contribuições dos Fórunsregionais serão importantes nesse sentido, porque nos ajudarão nessas questões aparentemente mais polêmicas 10/11 a 24/11/14 4.      Concluir, a primeira rodada, formulando uma minuta de resolução que deve ser divulgada juntos aos colegas via Forpred e Fóruns Regionais até 15/12/14 5.   Divulgar a proposta formulada de resolução – versão em construção 16/12/14 6.  Receber novas contribuições até 30/01/2015 7.      Concluir a proposta de resolução e encaminhar relatório à Anped sobre os trabalhos da Comissão 31/03/2015

25 Anped – Proposta de categorias de associados(as) individuais:
Aspirante - A categoria de associado/a aspirante é reservada aos/às estudantes de graduação, com participação comprovada em projeto de pesquisa em educação e desde que seja indicado pelo/a orientador/a. Pós-graduando - A categoria de associado/a pós-graduando/a é destinada aos/às alunos/as dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Educação sócio da Anped. Efetivo - A categoria de associado/a efetivo/a é reservada aos/às professores/as e pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Educação e aos/às portadores/as de título de pós-graduação stricto sensu em Educação. Correspondente - A categoria de associado/a correspondente é reservada a profissional do exterior indicado/a por dois associados da categoria associado efetivo, sendo seu ingresso aprovado pela Diretoria por maioria simples dos votos. Honorário - A categoria de associado/a honorário/a é reservada àqueles/as que, na avaliação da Diretoria da Anped, tenham feito contribuições significativas para a consolidação da Área de Educação.


Carregar ppt "MINUTA DE REGULAMENTO REUNIÕES REGIONAIS DA ANPED - EM DISCUSSÃO Apresentação Forpred Reunião FORPRED, RJ, 03 dezembro de 2014 Comissão: Coordenadores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google